Já ouviu falar nas vantagens do ERP customizável? Venha descobrir!

6 minutos para ler

Soluções totalmente adequadas às necessidades das empresas são cada vez mais solicitadas no mercado. Essa maior proximidade representa produtividade e resultados satisfatórios quanto à estratégia adotada. Para isso, o ERP customizável é indispensável nos dias de hoje, já que ele representa um sistema sob medida.

Cada negócio faz parte de um segmento e eles apresentam características muito específicas. Isso pode ser ainda mais profundo na variação de uma empresa para a outra, ou seja, os serviços utilizados devem ser totalmente adaptados. Não se trata de preferência pessoal, mas sim de desempenho otimizado.

Neste post você entenderá mais a fundo o que é a customização e como ela se difere de personalização. Entenda as vantagens de contar com um ERP dessa natureza.

As diferenças entre customização e personalização de ERP

A possibilidade de adequar sistemas às preferências do cliente é um avanço da tecnologia e também uma melhoria nos serviços de fornecedores. O ERP é um software fundamental nos dias atuais, mas ele pode ser ainda mais competente se for adaptado às necessidades da companhia.

Muito se ouve falar sobre personalização, o que não é exatamente o caso quando falamos de ERP. Personalizar é adaptar a partir de subjetividades do cliente, ou seja, gosto pessoal. Estrategicamente, essas mudanças não têm valor para o desempenho, por serem mais superficiais.

A situação muda e se torna relevante quando falamos de customização. Nesse caso, customizar um ERP é adaptá-lo às reais necessidades que a empresa tem. Seja pelas suas atividades, seja pelo modo de gerenciar sua operação, há uma necessidade estrutural de entregar uma solução pronta para a realidade do cliente.

O ERP customizável como melhor escolha

Nesse caso, o ERP customizável sempre será a escolha mais acertada, justamente porque é necessário pensar em desempenho e produtividade. Uma empresa que não valoriza as necessidades estratégicas do negócio acaba por abrir mão de adequações pontuais.

Um sistema genérico e engessado não possibilita o alcance de um desempenho otimizado no cotidiano da companhia. Quando customizado, esse ambiente ganha alterações que facilitam o trabalho e o tornam mais eficaz, sejam essas mudanças relacionadas a comandos, sejam elas voltadas à interface e experiência de uso (UX).

As vantagens do ERP customizável

Um ERP customizável não se tornou uma tendência de mercado à toa. São muitas vantagens interessantes que podem ser aproveitadas ao ter um ambiente dedicado ao que a empresa precisa. A seguir, veja quais são os principais benefícios de ter uma plataforma de gestão customizada!

Sistema de acordo com as necessidades da empresa

Se sua empresa é uma distribuidora de combustíveis, por exemplo, certamente você terá demandas específicas desse segmento. Autorizações, documentações e registros de matéria-prima são algumas das possibilidades. Se o seu sistema tem módulos que ajudem a gerenciar essas questões, tudo fica mais fácil.

O ERP customizável é adaptado para que possa atender às principais necessidades gerenciais e operacionais da companhia. A proposta é que ele seja 100% útil no cotidiano.

Flexibilidade para se adaptar às demandas

A flexibilidade precisa ser realmente ampla e, para isso, ela deve funcionar de duas perspectivas: com a possibilidade de incluir funções e fluxos, mas também permitindo que módulos e recursos sejam removidos. Isso ajuda a deixar o ERP exatamente como aquela empresa necessita.

Quanto mais flexível for o ERP em questão, maiores as chances de ele ser pontualmente uma solução pronta para o que a companhia precisa. Isso faz muita diferença ao contratar um fornecedor de tecnologia.

como escolher um ERPPowered by Rock Convert

Integração entre departamentos

Sistemas integrados não são uma novidade no mercado e, uma vez que eles foram apresentados, é cada vez mais difícil trabalhar sem eles. Um bom ERP precisa aproximar departamentos dentro das empresas, permitindo a troca e a visualização de dados com maior agilidade. Isso traz ganhos profundos em produtividade!

Em um ERP integrado, trabalhos como o envio de documentos e arquivos é simplesmente extinto: basta que o colaborador acesse o que deseja dentro do ambiente do sistema. Além disso, informações são atualizadas em tempo real e todos os setores conseguem visualizar.

Eficiência e produtividade

Não ter um ERP totalmente customizável é difícil para uma empresa que atua em um mercado competitivo e com alto nível de exigência. Diante do investimento feito nesses sistemas, além do avanço da tecnologia, o mínimo que se espera é que eles seja possível simplesmente executar todas as tarefas da empresa.

Isso representa a eficiência no nível que é necessário para uma companhia que está em busca de resultados. Além disso, um ERP completo dá suporte para que o colaborador lide com suas demandas de maneira mais dinâmica. Mais trabalho em menos tempo representa produtividade no cotidiano da empresa.

Retorno sobre o investimento

É sempre importante avaliar o Retorno Sobre Investimento feito (ROI), ou seja, em dados, o que foi obtido de positivo naquela aplicação. O ERP customizável se encaixa perfeitamente em um exemplo de sistema que traz resultados. Da gerência à execução de tarefas, tudo se torna mais fácil e objetivo com essa solução.

Quanto mais adaptado à realidade da empresa o ERP for, menor serão o número de ferramentas paralelas usadas para complementar o trabalho. Sendo assim, é possível detectar uma ótima relação de custo-benefício, com índices interessantes de retorno.

Telas alinhadas

A interface faz toda diferença para que o trabalho do colaborador seja dinâmico e eficaz na sua rotina. Por isso, o ERP customizável é a melhor alternativa quando se pensa em telas alinhadas ao que é necessário executar diante das demandas.

Quando isso não acontece, o sistema tem poucas funcionalidades que realmente se aplicam à rotina da empresa e às tarefas dos trabalhadores. Um ERP adaptado exclui a necessidade de trabalhar com planilhas, anotações à parte e qualquer outro recurso de complementação do trabalho.

Resultados competitivos no mercado, atualmente, só se faz com soluções de ponta, como as que a Rhede Sistemas oferece! Escolher um fornecedor capacitado, que pode customizar sistemas e com experiência de mercado faz toda diferença no resultado recebido.

O ERP customizável é a melhor forma de ter uma gestão estratégica que alcance objetivos conforme foi planejado. Hoje, esses sistemas são realmente indispensáveis!

Em busca da solução perfeita para a sua empresa? Visite o site da Rhede Sistemas e saiba mais sobre os nossos serviços!

 

 

Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-