Tomada de decisão: por que análise de dados tem peso para empresa?

7 minutos para ler

 

Papel importante da rotina de gestores e de donos de PMEs, a tomada de decisão é um momento crucial para o futuro das empresas. Determinar a direção dos próximos passos é algo que depende de bases sólidas, ou seja, de informações concretas.

Atualmente, a análise de dados é uma atividade importante de suporte para diversas companhias. Muitas até mesmo têm nela a base de sua gestão, já que o trabalho com informações permite ter maior controle sobre o próprio negócio.

Neste post você entenderá melhor como a análise de dados se tornou fundamental para o suporte à tomada de decisão nas empresas. Confira!

A importância de fazer escolhas com bases sólidas

Uma das principais características da era digital é o grande volume de dados que são gerados e armazenados para cada atividade realizada. Essas informações ficam retidas em planilhas, sistemas, redes sociais, arquivos e em muitos outros locais.

Se eles são gerados a partir de atividades da empresa, naturalmente traduzem situações relevantes do negócio que precisam ser analisadas. Todo esse conteúdo precisa ser devidamente captado e gerenciado, para, então, gerar informação clara e objetiva. É a partir daí que os próximos passos podem ser executados.

Gestores precisam ter acesso a esses dados, já que eles são uma tradução informativa da situação da empresa em diversos setores. Se é possível saber, por exemplo, como está o status financeiro, fica mais fácil tomar uma decisão sobre orçamento.

Hoje, a gestão estratégica é o que as empresas buscam. Conduzir o negócio por meio de objetivos e, conforme são alcançados, desenvolver o negócio. Para isso é preciso fazer as escolhas certas, e elas precisam ser feitas com bases sólidas e confiáveis. Somente dados concretos permitem isso!

As razões para aplicar a análise de dados na tomada de decisão

A análise de dados permite que os profissionais consigam ter uma visão mais estratégica sobre a empresa de modo geral. Essas informações dão uma perspectiva mais concreta sobre o que a empresa vive e sobre o que pode acontecer futuramente.

Somente partir daí é possível realizar uma tomada de decisão precisa, que realmente seja voltada à estratégia da empresa no mercado. A seguir, entenda melhor em alguns tópicos a importância de usar a análise de dados para definir o futuro de um negócio!

Maior comunicação entre os setores

O trabalho com dados também é fundamental para estreitar a comunicação entre os setores da empresa, e isso gera um ganho importante. Relatórios sólidos são construídos sempre de maneira colaborativa.

Diferentes departamentos, quando se juntam, são capazes de construir uma análise mais completa, com resultados cruzados.

Um bom exemplo até mesmo para o cotidiano é sobre a integração entre marketing e vendas. O trabalho de um impacta no outro e vice-versa.

Assim, esses esforços diários para trabalhar com os dados estreita a relação e favorece uma comunicação mais direta, gerando melhores relatórios que fortalecem a tomada de decisão.

Gestão fiscal de maneira ágil e confiável

Outro ponto de extrema importância para as empresas é manter uma gestão fiscal correta, mas não só isso, também eficaz e transparente.

Trabalhar com esses dados também exige dinamismo, uma vez que demonstrativos e pagamentos precisam ser emitidos a tempo, o que evita que a empresa tenha problemas de ordem legal.

Ao confeccionar esses documentos e criar seus demonstrativos, o setor de contabilidade precisa ter amplo acesso aos dados financeiros da empresa.

como escolher um ERPPowered by Rock Convert

Se essa já é uma prática aplicada no negócio, com o uso de sistemas de Business Intelligence (BI) que facilitem esse trabalho, certamente o resultado será satisfatório.

Processos de gestão enxutos

A tomada de decisão nem sempre é aquela mais decisiva e que vai mudar os rumos da empresa. Ela está presente mais vezes em demandas comuns do cotidiano, mas que exigem que escolhas sejam feitas.

Para isso, o gestor deve ser facilitado, ou seja, ter acesso mais dinâmico e simples às informações estratégicas de que precisa.

Esse trabalho começa na facilidade apresentada ao colaborador. Para isso, sistemas de suporte à análise de dados são fundamentais.

Eles entregam informações sobre desempenho, graças a módulos como o Analytics e o controle de indicadores do negócio. Tudo isso controlado por meio de um dashboard personalizável.

Estimativas precisas de investimentos e custos

Informações financeiras também devem estar sempre sob controle, e a análise de dados facilita muito isso.

Os custos da empresa precisam ser acompanhados de perto, para garantir que mensalmente não há mais saídas financeiras do que realmente deveria. Manter esse equilíbrio é fundamental para o desenvolvimento.

Se o negócio consegue apresentar um controle eficaz com as despesas e os custos de funcionamento, isso representa também capital para investimentos.

Tudo isso, portanto, é feito por meio de estimativas positivas, algo que depende da análise de dados. Por isso, um sistema que dê suporte faz toda a diferença para a empresa.

Controle de produção e de estoque

Companhias que trabalham com produção para a venda também precisam ter um controle amplo de todos os seus produtos.

Em fase de confecção ou de estoque, saber exatamente em que etapa cada volume está é indispensável. Mais do que isso, o controle também permite tornar esses processos mais dinâmicos.

A proposta é que toda essa atividade da linha de produção e das práticas de logística sejam acompanhadas de perto.

O tempo executado em cada tarefa está sob a análise, já que isso impacta diretamente a eficiência do negócio. Com a ajuda de um sistema é possível propor melhorias para reduzir o tempo dos processos.

Crescimento significativo no faturamento

O faturamento sempre será um ponto de grande importância para gestores. Na maioria das vezes, a tomada de decisão será feita com a expectativa de conseguir melhores resultados financeiros. No entanto, isso depende mais uma vez de uma análise de dados contínua e eficaz.

Quando isso acontece, resultados de vendas estão sob constante análise. A partir daí é possível ter maior convicção com estratégias já aplicadas, ou até mesmo mudar o direcionamento em prol de melhorias.

O faturamento, no entanto, também depende de boa gestão financeira com custos e despesas. Como você já viu neste conteúdo, isso também é possível com o suporte de uma boa solução de BI.

A tomada de decisão precisa ser feita a partir de bases sólidas oferecidas por meio da análise de dados. Hoje, essa é a melhor forma de realizar escolhas seguras para uma empresa.

Na realidade atual, o suporte de um sistema de BI faz toda diferença. Ele permite captar, gerenciar a analisar dados, gerando indicadores, relatórios e controlando informações. O i9, solução da Rhede Sistemas pode ser uma ótima opção para seu negócio! Entre em contato conosco e saiba mais.

Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-