O que eu preciso saber para montar uma distribuidora de alimentos?

4 minutos para ler

Há muita gente por aí que sonha em ter o próprio negócio de sucesso, com retorno significativo e rápido. Um dos empreendimentos capazes de proporcionar isso é uma distribuidora de alimentos, que traz um lucro surpreendente, com riscos baixos e exigindo apenas noções de negociações e gestão.

Uma empresa desse ramo é responsável por fazer a ponte entre fabricantes e comerciantes, que não compram direto das fábricas devido às diferentes demandas. Além dessa negociação, são feitos transportes e armazenagens, por exemplo.

Para conhecer o passo a passo de como montar uma distribuidora, incluindo as questões legais, continue conosco por aqui. Boa leitura!

Saiba os passos para montar uma distribuidora de alimentos

Antes de investir em uma distribuidora do segmento de alimentação, você deve elaborar um planejamento. Existem algumas etapas que podem ser seguidas para dar o pontapé inicial no seu futuro negócio. Confira as dicas a seguir.

Selecione o produto para venda

Primeiramente é fundamental pensar no que você pretende trabalhar, para só depois fazer a escolha e abrir a empresa.

Nessa etapa, decida pelos produtos sobre os quais você tenha conhecimentos aprofundados, com o intuito de facilitar a compra considerando qualidade, preço e lucro.

Analise o mercado

Com a mercadoria delimitada, estude a viabilidade, pois nem todo mercado está sempre favorável. É normal passar por dificuldades e problemas que podem ser evitados, para que o negócio não quebre na primeira ameaça.

Essa análise consiste em procurar informações a respeito de determinados fatores. Distingue-se, então, as oportunidades a serem aproveitadas e o que deve ser observado de perto para não atrapalhar suas ações.

Escolha uma boa localização

Uma distribuidora não precisa estar localizada no ponto mais movimentado de um lugar. Entretanto, uma região com demanda alta para o produto escolhido é essencial.

Por isso, verifique se a cidade realmente necessita de uma empresa desse ramo e, sem menos relevância, veja a acessibilidade para os caminhões.

como escolher um ERPPowered by Rock Convert

Pense na estrutura da distribuidora

Não basta pensar em entrada e saída dos transportes: é necessário montar uma estrutura com depósito grande. Caso a distribuidora faça sucesso, haverá a comercialização de outros produtos, exigindo mais espaço.

Cuide da logística

Um dos pontos mais importantes é o deslocamento dos produtos, tanto na hora de buscar no fabricante como nas entregas feitas aos comerciantes.

Comece com um caminhão pequeno e contrate motoristas para fazer entregas. Para recolher mercadorias podem ser contratados motoristas na modalidade “frete” com a intenção de reduzir custos, já que os veículos comportam cargas elevadas.

Controle e analise as operações

É por meio de um frequente controle que a distribuidora otimiza processos e usa o máximo de sua capacidade. Vale a pena contar com um sistema integrado ERP, que cuida disso de forma automatizada.

Entenda a especificidade por categoria de produto

Há diversas categorias dentro do ramo de alimentos a serem trabalhadas. A escolha delas influencia onde seu negócio se estabelecerá, as parcerias fechadas e outros aspectos.

Dentro dos produtos naturais, por exemplo, encontramos os que são consumidos imediatamente e os que têm prazo maior, como o café. Quem opta por esse mercado toma uma decisão correta tanto para o momento atual quanto para o futuro.

Conheça as questões legais

A formalização se dá de maneira igual aos demais negócios. Além do Código de Defesa do Consumidor, requer registro na junta comercial, alvará do Corpo de Bombeiros, licença da Prefeitura, obtenção do CNPJ e autorização de funcionamento da Vigilância Sanitária.

Relacionado às normas da ANVISA, é necessária uma declaração para atestar a regularidade do produto e do fabricante, que recebe o nome de Certidão de Venda Livre para Exportação. Ademais, é obrigatório seguir as medidas das Boas Práticas de Fabricação para garantir a qualidade sanitária e a conformidade aos regulamentos.

Montar uma distribuidora de alimentos não é tão difícil e pode trazer muito lucro, principalmente escolhendo os produtos certos e planejando todo o funcionamento da empresa, desde o local até o controle dos dados.

Além do que foi tratado no artigo, existem outros pontos complementares. Se você quer saber mais sobre temas relacionados, aproveite e assine nossa newsletter!

Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-