Entenda como montar uma distribuidora de bebidas

Distribuidora de bebidas
4 minutos para ler

O mercado de bebidas no Brasil representa um ótimo ambiente para empreender. A venda de produtos como cervejas e refrigerantes demonstra excelente potencial de investimento, visto que são itens normalmente presentes na pauta de consumo de boa parte dos brasileiros.

De maneira geral, esse mercado é bem favorável. Entretanto, no caso de uma distribuidora de bebidas, diversos empreendedores não conhecem a importância das ações corretivas ao ingressar no ramo.

Pensando nisso, trazemos neste post quatro dicas de como montar uma distribuidora tendo uma visão mais profunda a respeito da situação atual e das necessidades do negócio. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Apresentação do mercado

Antes de mais nada, é importante saber a realidade do mercado de bebidas, principalmente dentro da localidade de atuação da empresa. Um dos principais aspectos a serem levados em conta é a tendência de consumo dos produtos trabalhados na distribuidora.

Quanto a isso, cervejas e demais artigos alcoólicos carregam grande importância no mercado brasileiro, pois detêm um expressivo faturamento no cenário nacional. Entretanto, nos últimos anos há um claro crescimento do consumo de bebidas sem álcool, como sucos, isotônicos, chás e energéticos.

Fatores ligados a conscientização dos brasileiros sobre hábitos mais saudáveis e ações políticas como a criação da Lei Seca contribuem para que esses itens acumulem valor no mercado, mesmo que aos poucos.

Outro fator importante diz respeito ao custo de logística. Devido à extensão territorial do país e às demandas de fornecimento e distribuição de mercadorias, é preciso analisar as melhores formas de otimizar a entrega física de produtos. Logo, essas informações têm grande valor no que se refere à minimização de falhas no negócio.

como escolher um ERPPowered by Rock Convert

Documentação necessária

A documentação necessária para abrir uma distribuidora de bebidas varia de acordo com o lugar. Todavia, sob um ponto de vista mais amplo, as exigências nos processos burocráticos são:

  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • alvará de funcionamento;
  • IPTU do imóvel;
  • registro no Sindicato Patronal;
  • registro no Conselho Regional de Administração (CRA);
  • folha espelho do IRPF;
  • registro na Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

Embora possam ser exigidos outros trâmites legais para finalizar o processo de legalização do seu empreendimento, esses são os principais documentos necessários para montar uma distribuidora de bebidas.

Métodos de atração de clientes

É sempre importante inovar os serviços e buscar formas de promover o marketing da sua empresa, visando o constante crescimento das vendas e do lucro do negócio. Nesse sentido, uma boa plataforma de atração de novos clientes é a internet, ambiente que oferece várias ferramentas para otimizar a divulgação da marca.

Nas redes sociais, por exemplo, mantém-se uma maior proximidade com os clientes, além de se divulgar as novidades do empreendimento. Ademais, uma boa forma de conseguir nova clientela é criando benefícios que valorizem a fidelidade do consumidor, como cartões especiais, clube de vantagens, descontos extras etc.

Possíveis concorrentes

Outro passo fundamental é analisar os concorrentes regionais, estudando as maneiras mais eficientes de adaptação do empreendimento à realidade do mercado.

Fatores como serviços oferecidos, condições de preço ou falhas da concorrência devem ser avaliadas a fim de possibilitar um melhor planejamento do negócio. Isso ajuda na tomada de decisões e na eliminação de erros.

Essas foram as melhores dicas sobre como montar uma boa distribuidora de bebidas! Com as informações listadas, você está apto a dar o pontapé inicial ao projeto com muito mais segurança, elevando as chances de sucesso na empreitada.

Ficou com alguma dúvida ou deseja acrescentar informações a respeito do tema? Deixe seu comentário no post!

Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-