Software integrado ERP: conheça 6 vantagens de usar na sua empresa

6 minutos para ler

Toda empresa que quer crescer de forma sustentável e contínua precisa de um software integrado, com o intuito de unir todos os setores de uma maneira que se comuniquem entre si e facilitem a gestão empresarial.

Uma venda gera uma ordem, desde a fabricação, passando pela atualização de estoque e muitos outros fatores até chegar nas mãos de um determinado cliente. Para facilitar todo esse processo é utilizado o ERP para trafegar as informações de uma área para outra sem interrupção.

Fica fácil entender a importância da implementação de um sistema que integre todas as etapas de uma empresa, mesmo que, às vezes, se torne difícil visualizar os benefícios. Por isso, confira neste artigo as principais vantagens que um ERP pode trazer para as organizações.

Saiba o que é um software integrado

Os negócios precisam organizar as contas a pagar e receber, vendas, pedidos, estoque, funcionários e muitas outras coisas, as quais precisam ser gerenciadas em tempo real para não haver conflitos entre os departamentos.

Desse modo, é o planejamento de recursos da empresa, ou Enterprise Resource Planning (ERP), que auxilia nisso. Esse recurso pode ser definido como uma série de atividades que são gerenciadas por um software ou, até mesmo, por pessoas. Por isso, representa uma mão na roda para a gestão organizacional, uma vez que se torna uma forma eficaz de atingir metas por meio da coleta e organização imediata de todos os desempenhos.

Um software integrado funciona basicamente para unificar em um mesmo sistema tudo o que está acontecendo na empresa. Isto é, os funcionários que controlam o estoque podem informar que determinado produto está em falta ou tem poucos lotes disponíveis. Então, o pessoal responsável pela venda vai gerenciar o que oferecer aos clientes, por exemplo.

Conheça os benefícios em implementar um ERP

Certamente, você nunca parou para pensar em todo o tempo gasto para realizar as atividades empresariais do dia a dia, que demandam também muita energia e cuidado. Entretanto, esse esforço poderia ser muito bem substituído por um programa, que traz inúmeras vantagens.

Para provar isso a você citaremos a seguir os seis principais benefícios que sua empresa terá ao implementar um sistema integrado automatizado. Acompanhe!

1. Diminuição do retrabalho

Processos manuais são demorados e podem ocasionar algumas falhas. Já imaginou enviar um e-mail por vez para os funcionários incumbidos de cada área? Ou repassar dados um por um para planilhas?

Cansativo, né? Por isso, um sistema de gestão ERP elimina todo esse retrabalho, que precisaria ser refeito diversas vezes por diferentes repartições de um negócio. Com um software, por exemplo, as informações geradas pelos vendedores sobre uma compra já são enviadas diretamente para o departamento de pagamento e, posteriormente, para a expedição do produto. Com isso, o tempo de espera do cliente também diminui.

2. Redução de estoque

É muito comum até hoje algumas empresas comprarem insumos em grandes quantidades para garantir um estoque cheio alinhado com a compra por preços baixos. Entretanto, com os suportes automatizados isso não se faz mais necessário.

como escolher um ERPPowered by Rock Convert

Um sistema integrado controlará todos os produtos que você tem guardado, podendo reduzir em até 32% do percentual total e, assim, diminuir os gastos com produtos investidos e com o local de armazenamento — e o melhor, isso tudo sem perder a aquisição de matérias-primas com preços menores.

3. Padronização dos sistemas de informação

O problema de muitas organizações é o de não utilizar nenhum método de atuação que integre toda a gestão, desde as contas bancárias até a gestão de pessoas. Isso prejudica não só as formas de organizar, como também a tomada de decisões, visto que se o responsável pelo estoque não souber qual é a previsão de vendas, ele poderá comprar mais ou menos do que deveria.

Usando um planejamento de recursos da empresa, todas as áreas terão suas informações padronizadas, possibilitando a todos uma visão de 360º das demandas internas e externas.

4. Auxílio na otimização de práticas

Há diversos canais em uma organização, como os pontos de vendas, vendedores externos e se estendendo até as lojas virtuais. Controlar todo esse mix para fechar negócios pode ser desafiador para o gestor, já que uma venda de determinado produto em falta no estoque, com certeza, causará conflitos com os clientes em questão.

Para contornar toda essa situação, um software seria ideal para otimizar todas as práticas, atualizando todos os colaboradores imediatamente por meio de alertas que previnem erros e salvam a imagem e o faturamento da marca.

5. Redução de custos e aumento dos lucros

Pois bem, se você pensa em diminuir gastos e obter mais lucros, certamente o uso de um programa da integração ajudará a atingir esses e outros resultados.

Ao fazer com que a produtividade dos seus colaboradores aumente por meio de informações transmitidas de forma clara, sua empresa evitará os custos excessivos com retrabalhos e aumentará as margens de faturamento com vendas mais assertivas.

6. Maior confiabilidade de informações

Devido ao fato de os dados serem atualizados em tempo real, eles são considerados mais confiáveis. Levando em conta que, se o responsável por determinada área informasse algum quesito mais tarde ou, até mesmo, ao fim do dia, poderia haver enganos e, consequentemente, erros que prejudicariam a empresa.

Por isso, é essencial registrar os dados no momento em que as ações estão sendo executadas, o que é possível ao implementar um Enterprise Resource Planning.

Conte com um sistema ERP de qualidade

Mais importante do que adquirir um software integrado, é ter acesso a um ERP de qualidade e que atenda todas as suas necessidades. Isso porque existem diferentes sistemas que em vez de potencializar o crescimento da sua empresa podem prejudicar o bom desenvolvimento dela, devido aos seus processos engessados e antiquados.

Nesse sentido, você pode contar com a Rhede Sistemas, que tem mais de 24 anos de experiência no mercado e desenvolve programas gerenciais para qualquer negócio de forma personalizada, com intuito de fortalecê-lo e fazê-lo crescer.

Agora que você já conhece os benefícios que um ERP pode trazer para sua gestão e a importância de ter um software integrado correto para que tudo saia como o esperado, já pode entrar em contato com a gente e saber mais sobre nossas opções de serviços.

como escolher um ERPPowered by Rock Convert
Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-