Confira nossas 10 dicas de gestão de negócio para distribuidoras

Gestão de negócios para distribuidoras
6 minutos para ler

A boa administração de uma distribuidora dita o sucesso que o empreendimento terá no mercado. Como os negócios estão cada vez mais competitivos, ter conhecimento e controle sobre todas as áreas de uma empresa — assim como sobre o que acontece fora dela — é fundamental para seu sucesso. Por isso, seguir dicas de gestão é tão importante para minimizar os erros e potencializar os acertos.

Para agir conforme as boas práticas vivenciadas por outros empresários e gestores, é preciso investigar ações que trouxeram resultados em outros negócios para replicá-los em sua empresa.

Neste post, listamos dez dicas que ajudarão você a cuidar com eficiência de uma distribuidora e a trazer os resultados esperados. Confira!

1. Crie uma cultura de inovação

Atualmente, fala-se muito em inovar. Mas o que efetivamente a sua distribuidora faz em relação a esse conceito? Para ser competitiva, uma empresa precisa encontrar mecanismos para melhorar produtos, serviços e processos de forma a encantar o cliente, reduzir custos e mostrar para o mercado diferenciais que tornarão o empreendimento diferenciado entre os concorrentes.

Ao desenvolver uma cultura de inovação contínua na empresa, todos os profissionais e demais públicos estarão engajados e atentos às novas formas de trabalhar e à realização de melhorias que contribuirão para a introdução de novidades na organização.

2. Peça feedback

Quando um administrador está envolvido em suas funções, dificilmente consegue criticar com sensatez os processos nos quais se envolve. Aliás, qualquer profissional tem essa dificuldade em relação ao trabalho que realiza.

Sendo assim, pedir feedbacks aos colaboradores, fornecedores e clientes é uma ótima dica de gestão que deve ser colocada em prática em qualquer negócio.

3. Calcule o ROI

Desenvolver uma ação de gestão ou de marketing e não calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento) é uma falha que impede a obtenção de bons resultados. E como ninguém quer despender dinheiro para algo que não cumpre com o objetivo, é importante separar um tempo e analisar os números.

Tal rotina impedirá que os custos de uma atividade não sejam condizentes com a performance esperada. Não se esqueça de que a automação de processos facilita as análises de maneira ágil e efetiva. Cálculos feitos em planilhas nem sempre são precisos e, constantemente, estão suscetíveis a erros.

4. Gerencie o estoque com eficiência

Estoque parado ou mal gerenciado traz desdobramentos para uma distribuidora que significam, invariavelmente, perda de dinheiro. Sendo assim, ter “mãos firmes” no controle dos itens e processos é necessário para que os produtos circulem adequadamente, assim como os processos.

Entender a dinâmica da atividade no local e analisá-la sob a ótica das demandas comerciais ajuda a compreender os gastos que podem ser cortados e os investimentos que devem ser feitos.

5. Capacite os profissionais

Quando os profissionais que trabalham em uma distribuidora não são capacitados para atuar com os processos, tecnologias e clientes de maneira adequada, todas as outras ações colocadas em prática podem vir a ser prejudicadas.

Para que isso não aconteça, é preciso estimular os colaboradores a se capacitarem. Políticas de incentivo aos estudos, cursos e treinamentos na empresa, entre outras ações, podem evitar problemas e reforçar a importância do engajamento de todos.

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6. Invista em comunicação

Tanto o público interno quanto o público externo precisa ser bem informado sobre o trabalho desenvolvido pela distribuidora. Assim, investir em estratégias de comunicação ajuda a manter as vendas em alta, os profissionais engajados e a ter um maior alcance da marca — o que pode vir a ser desdobrado em vendas e boa reputação.

Estratégias de comunicação online e offline devem ser planejadas, aplicadas e mensuradas para melhorar os resultados da distribuidora. Para isso, é necessário contar com o apoio de profissionais qualificados.

7. Tenha bons fornecedores

Um ponto bastante estratégico na administração de um empreendimento está relacionado aos fornecedores. Tanto os de produtos quanto os de serviços são capazes de ajudar a alavancar um negócio ou podem, simplesmente, arruiná-lo.

Por isso, quanto melhor for o relacionamento da distribuidora com seus fornecedores, maior será a eficiência na realização dos serviços prestados aos seus clientes.

8. Organize as finanças

Para realizar uma boa gestão, é preciso estar com o fluxo de caixa organizado. Saber quanto entra e quanto sai, quais contas devem ser pagas, quanto há para receber, dentre outras questões, é necessário para reduzir custos e ter ciência sobre a lucratividade do empreendimento.

Além disso, manter as contas pessoais separadas das organizações é imprescindível para que os administradores consigam entender se o negócio é lucrativo ou oferece prejuízo.

9. Faça um planejamento estratégico

Anualmente, reúna sua equipe de gestores para pensar antecipadamente as ações estratégicas que deverão ser tomadas para que a distribuidora consiga alcançar os resultados desejados. No material, é preciso constar objetivos, ações, responsáveis, prazo, investimento, metas etc.

Depois de produzido, é necessário compartilhá-lo com os demais responsáveis para que todos estejam por dentro das ações que deverão ser postas em prática. Fazer com que a informação circule ajuda com que todos os colaboradores se sintam responsáveis pelo sucesso do planejamento estratégico e estejam à disposição para fazer com que os números esperados sejam alcançados.

Alguns gestores, na tentativa de manter o sigilo quanto ao que será colocado em prática, deixam de engajar os colaboradores, o que torna baixo o envolvido das equipes. Não cometa esse erro!

10. Use as tecnologias para fazer a gestão

No mercado, existem diversos softwares de gestão, que atendem às mais diversas necessidades das empresas de pequeno, médio e grande porte. Tais tecnologias oferecem diversas funcionalidades que permitem a otimização das rotinas e o consequente aumento da produtividade.

Para escolher um fornecedor de um sistema de gestão, observe aquele que tem recursos que podem tornar os trabalhos mais estratégicos. Funções que possibilitam gerar relatórios, gerir documentos, controlar estoques, fazer orçamentos, controlar o fluxo de caixa, entre outras funções, são sempre os mais dinâmicos e funcionais.

Não se esqueça de que, para ter sucesso com nossas dicas de gestão, não basta apenas conhecê-las: é preciso colocá-las em prática e mensurar, constantemente, os resultados para ajustar as ações de forma a fazer com o ROI seja cada vez maior.

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