Conheça os 4 erros mais comuns na gestão contábil e saiba como resolvê-los

Gestão contábil
4 minutos para ler

Na administração de um empreendimento, é comum lidar com atividades complexas ou que exigem eficiência na tomada de decisão. Nesse sentido, é importante gerir a empresa tendo como base todos os dados e relatórios dos processos produtivos. Em se tratando de uma distribuidora, uma das ações que contribuem para a organização do negócio e direcionamento de escolhas é a contabilização de todas as tarefas realizadas dentro da empresa.

Essa contabilização determina o controle e crescimento dos serviços da instituição. No entanto, mesmo que a gestão contábil seja de grande importância para a corporação, muitos empresários não têm completo conhecimento sobre esse tema.

Para ajudar nessa questão, separamos 4 principais desafios da gestão contábil. Acompanhe o artigo é saiba como melhorar essa função!

O que é uma gestão contábil?

O principal papel da contabilidade é organizar dados patrimoniais e financeiros que auxiliam na gestão da empresa por meio do direcionamento de atitudes e ações positivas para a companhia.

Desse modo, a gestão contábil possibilita reunir todas as informações fornecidas pelo empresário com os relatórios emitidos pelo contador, sendo traduzidas em conteúdos úteis para as atividades administrativas.

Assim, com o aperfeiçoamento dos trabalhos de gestão contábil, é possível garantir todos os serviços fornecidos por essa área, como cálculo de guias de tributos, assuntos trabalhistas, monitoramento de obrigações acessórias e emissão de relatórios.

Tudo isso possibilita uma visão mais ampla dos processos da empresa, contribuindo para tomada de decisões acertadas e efetividade da gestão.

Quais os 4 principais erros da gestão contábil?

Muitos empreendedores enfrentam problemas ligados à má gestão dos processos contábeis da sua empresa. Veja quais são os 4 erros mais comuns nessa área de gestão e como solucioná-los!

1. Falta de conhecimento sobre gestão

A falta de conhecimento sobre gestão é um dos grandes desafios dentro dos processos contábeis.

como escolher um ERPPowered by Rock Convert

O trabalho do contador inclui a análise e leitura dos resultados do negócio, além de monitorar dados de diversas áreas da empresa e capacidade de liderar sua equipe. Todas essas atribuições podem ser uma barreira para um gestor que não se encontra preparado.

Para solucionar esse problema, deve-se aprimorar os conhecimentos em assuntos relacionados à gestão empresarial e empreendedorismo, sempre buscando desenvolver as habilidades de gestão contábil.

2. Precificação errada

Outro erro bastante comum é a definição incorreta dos preços de serviços mensais de contabilidade. Muitos gestores não acertam na definição correta dos valores da prestação de serviços.

Para eliminar esse entrave, é essencial estar por dentro dos gastos fixos e variáveis do empreendimento. Ademais, antes de retirar a sua parte no lucro da empresa, é preciso ter todas as contas quitadas e, só então, definir o preço dos honorários, de modo a gerar lucros para a empresa.

3. Definição de metas inadequadas

Vários gestores contábeis não dispõem de objetivos claros para o crescimento do negócio. Outros encontram-se limitados à busca de novos clientes e elevação do seu faturamento. Essa postura, somada à falta de planejamento e metas de desenvolvimento da empresa, provocam uma má gestão contábil.

Para resolver essa questão, é necessário organizar as necessidades reais do empreendimento, utilizando o auxílio de ferramentas que contribuem para o delineamento e execução de metas. A 5W2H, que ajuda a monitorar uma sequência de ações planejadas, é um bom exemplo.

4. Falta de planejamento tributário

Uma das principais causas de problemas fiscais é a falta de planejamento tributário, pois esse sistema impacta diretamente no modo como os impostos são apurados e pagos.

Nesse sentido, deve-se investir na organização tributária, pois ela garante que o gestor saiba, a fundo, as questões fiscais e mantenha a regularidade dos impostos exigidos, proporcionando um maior controle da gestão contábil.

Portanto, esses são alguns dos principais desafios da gestão contábil em um empreendimento. Essas questões devem ser solucionadas, pois, com isso, é possível alcançar bons resultados nos serviços de sua empresa.

Gostou do artigo e deseja saber mais informações sobre temas como esse? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.

Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-