Conheça 3 indicadores comerciais essenciais para o seu negócio.

Indicadores comerciais
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Conhecer todos os indicadores comerciais para medir, definir e validar o desempenho da sua estratégia de vendas é de suma importância para traçar caminhos rumo ao sucesso do seu negócio.

Ao trabalhar com tantos números, é possível ter um diagnóstico empresarial atual e detalhado sobre o planejamento e execução de todos os processos internos ou externos. Assim, consegue-se promover uma oportunidade para aprimorar toda a gestão, seja referente às equipes, relacionamento com clientes ou as vendas em si.

Se você quer saber mais sobre como potencializar a gestão do seu negócio, diminuindo custos e controlando as rotas dos vendedores, assim como a quantidade de vendas, continue lendo este artigo e descubra os 3 indicadores comerciais mais importantes!

O que são indicadores de venda?

Basicamente, esses indicadores comerciais são avaliações do desempenho dos vendedores e de cada venda realizada em um negócio. Isso significa que o gerente terá um controle mais preciso sobre sua equipe externa e a quantidade de transações feitas em tempo real.

A partir disso, a empresa consegue oferecer um atendimento mais personalizado e assertivo para seus futuros consumidores. Isso acontece devido à análise de quais vendedores vendem em maior quantidade e quais obtêm volume menores, mas que satisfazem os clientes ao ponto de converter vendas.

Quais indicadores devem ser acompanhados?

Existem inúmeras formas de se fazer mensurações. Então, é comum se perguntar quais são as melhores para avaliar o desempenho organizacional, já que há diferentes contextos que exigem métricas específicas.

Considerando isso, separamos os três indicadores mais generalistas, que podem ser utilizados em quase todos os tipos de transações. Confira a seguir.

1. Taxa de conversão

Quer saber a eficiência da sua equipe de vendedores? Basta aplicar este indicador para ter em mãos os dados de quantas vendas foram fechadas.

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Para tanto, considere o número de oportunidades e divida pela quantidade de negócios concluídos. O cálculo terá como resultado uma determinada porcentagem que, quanto mais próxima de 100%, mais seu time de vendas pode ser nomeado como eficiente.

2. Ticket Médio

Você já deve ter ouvido falar sobre essa métrica por aí. Além de ser muito simples de calculá-la, é essencial para toda marca saber quanto os clientes costumam gastar por pedido e qual o faturamento que proporciona. Nesse sentido, fica mais fácil de entender se as ações tomadas estão indo bem.

Para saber o resultado desse indicador tão relevante, é necessário dividir o valor total das vendas pelo número delas.

Com essa informação você encontrará formas de aumentar o consumo médio desses clientes e, portanto, obter mais lucros, seja por oferecer descontos progressivos ou agregar valor aos produtos, dentre diversas outras maneiras.

3. Ciclo de vendas

Esse indicador refere-se ao período médio necessário para que um cliente feche um negócio. Desse modo, se este resultado for muito lento, mostra que as negociações podem estar sendo pouco atrativas, refletindo então nos custos da empresa, visto que, nesses casos, mais investimentos deverão ser feitos para alcançar o objetivo de venda.

O aumento no faturamento está diretamente ligado ao da produtividade do seu time. Por isso, é interessante ter os dados de cada etapa do processo de negociações para saber quais delas precisam de melhorias e como anda o desempenho dos seus vendedores.

Por que a otimização de vendas é tão importante?

Vender não é apenas comercializar um produto ou serviço. É necessário entender mecanismos, se relacionar com os clientes e ter uma equipe de vendas preparada. Para obter êxito em tudo isso, é preciso otimizar.

Como vimos acima, uma forma de realizar isso é acompanhando as métricas comerciais, que ajudarão, principalmente, a tomada de decisões, alinhando todos os aspectos empresariais de forma mais eficaz. Porém, tão importante quanto ter em mente os indicadores comerciais, é preciso ter um sistema de automação que otimize tudo para o vendedor e para o gestor.

Deu para entender por que é preciso otimizar o processo de transações? Os indicadores comerciais são apenas uma maneira de se fazer isso.  Então, o que acha de aprender como otimizar vendas externas?

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