Indicadores de desempenho de vendas: saiba como otimizar as vendas externas

Indicadores de desempenho de vendas
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Os indicadores de desempenho de vendas são de grande ajuda ao viabilizar a mensuração dos resultados da empresa. Sistemas automatizados são imprescindíveis para obter e controlar esses números.

O acompanhamento contínuo permite identificar características variadas do processo de vendas e como ele reflete nas receitas. O trabalho diante dos Key Performance Indicators (KPIs) direciona a empresa ao sucesso.

Veja neste post como obter melhor desempenho nos KPIs e como a automação é fundamental nisso!

A importância do bom desempenho da equipe de vendas

Uma equipe de vendas competente é sinal de boas receitas para uma empresa. Entretanto, ela precisa dos recursos adequados para obter os resultados pretendidos dentro da gestão estratégica. Para esses colaboradores, é fundamental estar conectado com as metas e com o status atual do negócio.

Estar em campo visitando clientes e presente em reuniões faz parte do cotidiano dos vendedores. Essas situações não podem ser razão para que se distanciem das informações da empresa. Nesses momentos, é fundamental que estejam munidos de dados sólidos e que fortaleçam a atuação.

A integração com esses dados permite aproveitar as oportunidades de negócio. Do que adianta estar em contato com clientes em potencial sem a certeza das vendas que pode fazer? Para isso, a automação é um passo imprescindível.

A automação como forma de melhorar os KPIs

Indicadores-chave de performance, ou os KPIs, são alguns números que ajudam a entender o desempenho da empresa. Nesse caso, eles são os indicadores de desempenho de vendas. Todo negócio fechado vai resultar em números que, quando avaliados, oferecem amostras de como a empresa está caminhando.

É fundamental conhecer alguns desses indicadores para entender melhor do que se tratam. Entre os principais estão:

  • número de vendas realizadas;
  • taxa de conversão (proporção entre propostas enviadas e vendas obtidas);
  • taxa de descontos;
  • ticket médio (valor médio que as vendas geram em receita);
  • número de leads obtidos (contatos de pessoas que podem ter interesse no que a empresa vende);
  • número de leads qualificados (contatos que realmente têm interesse);
  • número de negócios fechados (indica quantos foram realizados em períodos, o que ajuda a entender o cumprimento de metas);
  • churn rate (média de clientes ou receitas perdidas no mês).

Todos esses KPIs são extremamente importantes, além de muitos outros que cada negócio pode entender como essenciais. Entretanto, é praticamente impossível acompanhá-los sem um sistema automatizado.

Essas plataformas acompanham todos os dados gerados das atividades da empresa, criando índices e taxas que podem ser analisadas de diferentes formas. Assim, os vendedores externos têm uma importante base para o seu trabalho diário.

O trabalho de melhoria de KPIs

De posse de sistemas adequados, os vendedores externos atuam de maneira mais precisa. Eles sabem as metas que precisam bater, identificam os descontos já oferecidos, sabem quais clientes precisam conquistar e checam uma série de outros índices.

A atuação mais estratégica tende a favorecer os indicadores de desempenho de vendas. Os resultados melhoram quando há um trabalho de campo mais consciente e com base em dados sólidos. Toda decisão tomada será feita com maior eficiência e transparência, dando mais autonomia e respaldo aos vendedores.

As vantagens que a automação proporciona

A automação permite que os dados sejam disponibilizados de maneira mais prática e acessível ao time de vendas que está em campo. A maioria dessas soluções já são totalmente adaptadas ao mobile, o que facilita o acesso e a checagem diária.

Os indicadores de desempenho de vendas são fundamentais para direcionar o trabalho dos colaboradores. A seguir, entenda melhor quais vantagens são obtidas com o uso de um sistema automatizado e que ofereça KPIs.

Melhor controle de estoque

O fluxo de entrada e saída de produtos é frequente nas empresas. O controle manual é totalmente suscetível a erros, ainda que ele seja feito por pessoas competentes. A automatização permite a baixa e o cadastro mais ágil e preciso, com informações mais transparentes dos níveis de estoque.

Ao time de vendas, ter acesso a esses números é imprescindível. Como realizar negociações sem saber exatamente o quanto a empresa tem disponível para entregar? O estoque organizado e com o devido controle disponibiliza números exatos, todos disponíveis ao vendedor no cotidiano.

Agilidade na separação e entrega de produtos

Um estoque automatizado tem uma organização mais clara de onde estão os produtos e como estão dispostos. Novas vendas também são registradas de maneira ágil pelo vendedor, disparando o pedido diretamente aos funcionários que cuidam da armazenagem dos produtos na empresa.

Cada uma dessas etapas acontece de maneira mais dinâmica quanto há um sistema automatizado. Como resultado, a separação, embalagem e endereçamento dos pedidos ficam prontos rapidamente. O mesmo acontece com o despacho, fazendo com que os produtos cheguem no cliente final mais rápido.

Melhor organização de pedidos

Conhecer os pedidos do cliente ajuda a traçar um perfil de consumo. Esse histórico é fundamental ao analisar o que ele precisa, gerando novas oportunidades de negócio no futuro, dentro do trabalho de CRM.

Esses dados também mostram os valores que cada cliente já movimentou com vendas, além de apontar se ainda há pagamentos em aberto. O controle de pedidos também é de extrema importância para a gestão financeira da empresa.

Informações confiáveis e precisas

O alto volume de demandas diário pode resultar em confusões. Números preenchidos de forma errada, controle de vendas prejudicados e, até mesmo, o esquecimento pode acontecer em meio a uma rotina agitada. Entretanto, o sistema automatizado facilita muito esse trabalho.

Nele, o colaborador tem mais facilidade de inserir todos os dados referentes aos negócios que realizou. Na mesma hora, todos esses números e registros ficam disponíveis para outros membros da empresa, graças ao armazenamento em nuvem. Essa funcionalidade mantém a empresa atualizada acerca de suas atividades.

Facilitar as tomadas de decisões

Os indicadores de desempenho de vendas são de extrema importância na hora de tomar decisões importantes. Eles ajudam a negociar descontos, colocar um produto no mercado ou abordar um novo cliente. A empresa se comporta de diferentes maneiras, de acordo com o que os KPIs estão mostrando.

Tanto ao vendedor quanto aos gestores, ter um sistema automatizado é fundamental para a atuação. Ele ajuda a manter o trabalho baseado em ações estratégicas e voltadas para atingir metas. O negócio tende a se desenvolver melhor diante desse cenário.

É fundamental estar sempre de olho nos indicadores de desempenho de vendas para potencializar as vendas. Esses números mostram os melhores caminhos para que um negócio obtenha sucesso.

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