Veja como calcular o ROI em ERP

6 minutos para ler

Investimentos são feitos diariamente nos empreendimentos e mensurá-los é essencial para o crescimento. Desde a contratação de um profissional até a implementação de um ERP (Enterprise Resource Planning), devem ser identificados os resultados gerados por meio disso.

Para realizar essa avaliação, é preciso medir os benefícios, de maneira objetiva, e com um ROI (em tradução, Retorno Sobre Investimento) isso é possível. O ROI em ERP ajudará a eliminar problemas operacionais e buscar formas de atender às demandas do mercado, oferecendo serviços de qualidade e atendendo as necessidades do público.

Um bom emprego do seu capital sempre deve ser analisado pelas vantagens que trouxe ao negócio. Assim, se você adotou um sistema de gestão integrada na sua empresa e quer saber como calcular seus efeitos, continue lendo. Neste artigo, falaremos como isso é importante e como aplicar na prática. Vamos lá?

O que é ROI?

Se você já está inserido no mundo dos negócios, já deve ter ouvido falar sobre o ROI. Para que sua empresa cresça de forma contínua, é vital que os investimentos sejam feitos para melhorar os processos realizados. Dessa forma, se faz necessário saber se isso deu o retorno esperado por meio de indicadores, como o ROI.

O Retorno Sobre Investimento, na prática, atua como uma medida que mostra, mediante dados, se sua ação teve o objetivo financeiro alcançado sobre o dinheiro implementado para tanto. Ainda, indica a relação entre aplicação e ganhos, além da margem de lucro ou prejuízo.

Esse indicador também vai além da mensuração de retornos financeiros. Muitas vezes, as empresas investem em outros fatores, como a redução de erros operacionais, melhoria na produtividade, entender o porquê de não vender para alguns clientes, conformidade com a tributação brasileira etc.

Nas organizações, esse indicador pode agir junto com um sistema de gestão integrada. Esse processo é conhecido como ROI em ERP, o qual possibilita à organização ter uma noção real dos seus frutos, ao que tange os retornos de cada área, e saber se o programa serve para a empresa ou apenas gera gastos desnecessários.

Por que é importante calcular o ROI em ERP?

Os softwares de gestão são indispensáveis para qualquer empresa obter sucesso. Quando unimos essa ferramenta a indicadores de desempenho, isso se torna ainda mais importante, uma vez que nem sempre os resultados são notados na rotina empresarial sem uma análise precisa.

ERP funciona como uma plataforma que unifica o controle de todos os setores de um negócio, desde o administrativo, passando pelo estoque, financeiro até as vendas. Isso significa que esse instrumento é um grande aliado na hora de dar mais agilidade em todas as tarefas, por meio da automação de processos.

Mesmo assim, o custo para instalá-lo é consideravelmente alto e deve ser mensurado. Com o retorno sobre investimento em ERP, é possível identificar se sua implementação foi positiva ou não, tanto em resultados tangíveis quanto intangíveis.

A partir desse cálculo, diminuem as chances de ocorrerem erros e retrabalhos, que podem acontecer sem uma boa organização de informações. Além disso, ao realizar essa análise, pode ser identificado se o modelo de sistema é o indicado para suas necessidades e se as despesas com treinamento da equipe e manutenção estão de acordo com o esperado.

Como calcular o ROI em ERP?

A operação pode ser feita após um mês de funcionamento do ERP e, apesar de muitas metodologias, é interessante utilizar a seguinte fórmula:

 ROI = (retorno – investimento / investimento) x 100

Ficou um pouco complicado para entender? Vamos explicar melhor. O retorno na equação diz respeito à economia da empresa, mediante a redução de custos trabalhistas, retrabalho e o ganho ao automatizar o estoque.

Já o investimento, como o próprio nome diz, é o valor disponibilizado para adotar o software ERP. Para defini-lo, considere, além do custo com a aquisição do programa, também o treinamento com o pessoal, manutenção, ajustes, migração de dados, aplicativos adicionais, consultores que farão a implementação etc.

O valor subtraído entre as receitas obtidas e o investimento gerará outra sentença, que será dividida, conforme mostra na fórmula, e, por sua vez, dará a base para o ROI. Esse resultado deve ser multiplicado por 100, para facilitar o entendimento dos dados, sem números fracionados.

Tomemos, como exemplo, um lucro de 25.000,00 com emprego inicial de 9.000,00. Baseado na conta, o ROI será de 177%. Veja:

  • ROI= (25.000 – 9.000 / 9.000) x 100;

  • ROI = 16.000 / 9.000 x 100;

  • ROI = 1,77 x 100;

  • ROI = 177%.

Com um ROI positivo assim, os ganhos da organização são potencializados, pois os colaboradores trabalham mais em menos tempo e com maior segurança. Portanto, considere esses dados na hora de aplicar o cálculo desse indicador tão relevante.

De que modo obter um bom ROI em ERP?

Para que o retorno sobre o investimento seja bom, o gestor precisa entender as necessidades reais da empresa para verificar se o sistema de gestão, de fato, atende as metas organizacionais, com intuito de efetuar os recursos financeiros corretos.

Além disso, deve ser analisado se a equipe ou a estrutura de TI estão preparadas para receber essa nova mudança. Afinal, não adianta investir na aquisição de uma nova tecnologia que não será utilizada, seja por questões de capacitação profissional ou técnicas.

No entanto, se ambos fatores não impedirem a implementação de um novo programa, ainda, é necessário que o time de funcionários, de todas as áreas, esteja comprometido a se engajar. Isso porque são as pessoas que darão as informações ao suporte lógico e, sem elas, a capacidade de efetivar o projeto é reduzida, com o retorno das aplicações financeiras pagas.

Identificar o quão benéfico um investimento é se torna indispensável em toda situação, para não gastar dinheiro em vão. Por isso, ensinamos, até aqui, como calcular o ROI em ERP, com a finalidade de saber se seu software de gestão realmente atende às suas necessidades e traz retorno significativo.

Se você realizou o cálculo proposto e teve um resultado negativo, não se desespere. Entre em contato conosco que ajudaremos com a solução ideal para o seu negócio.

Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-