Qual a importância e como definir as metas na empresa?

Como definir metas na empresa
17 minutos para ler

Uma organização que busca desenvolvimento, bons resultados e competitividade no mercado sabe bem aonde quer chegar. As metas na empresa têm grande importância para o desenvolvimento do negócio e precisam ser definidas de maneira realística. Para alcançá-las, todo trabalho de setores e gerentes deve ser estratégico.

Isso garante que os esforços sejam direcionados da melhor forma, conquistando avanços a curto, médio e longo prazo. Nesse cenário, é preciso saber como definir as metas, entender como acompanhá-las e saber a frequência certa para revisá-las.

Neste post você entenderá melhor como funciona o trabalho de metas nas empresas. Saiba como definir, acompanhar e conquistar cada uma delas!

Quais as diferenças entre metas e objetivos?

Ouvir sobre metas e objetivos é muito comum e, de certo modo, há uma ideia natural de que esses dois termos são sinônimos. Apesar de terem significados parecidos, eles são diferentes e entender cada um é indispensável. Definir bem metas e objetivos garante que sua empresa conquiste os avanços que deseja.

Os objetivos e o que eles significam para uma empresa

De forma direta e simples, os objetivos são o que a sua empresa deseja alcançar em um âmbito mais amplo, ou seja, é o desejo principal. Os objetivos costumam se repetir entre as empresas, já que o desejo de desenvolvimento é algo comum em qualquer companhia. Entre os principais, podemos destacar alguns como:

  • aumentar as vendas;
  • conquistar margens de lucro maiores;
  • aumentar o alcance de público;
  • expandir a atuação regional;
  • reduzir os custos da empresa.

Cada um desses objetivos é muito fácil de ser compreendido e a forma de alcance é natural. Eles são a direção que a empresa quer seguir, apontando o destino dos esforços que serão feitos. Qualquer objetivo pode ser definido por uma empresa, já que essa é uma definição ampla.

Nesse processo, é sempre importante destacar que, talvez, determinado objetivo não possa ser alcançado. Isso pode ser causado por alguns fatores, entre eles, o planejamento ineficiente; a falta de organização; a pouca capacidade de profissionais e departamentos envolvidos; entre outras questões.

Ainda assim, se há um processo de busca desse objetivo, a empresa terá algumas conquistas durante esse caminho. Por isso, chegar ou não a um objetivo é uma simples questão estratégica de organização. Para ter sucesso, no entanto, as metas são fundamentais e devem ser bem definidas e planejadas.

As metas e o impacto que têm nos objetivos

Para que esses objetivos sejam cumpridos é preciso definir metas nas empresas. Elas são o detalhamento do caminho que levará à companhia às suas conquistas mais amplas e de âmbito geral. Metas definem o quanto você vai crescer e, principalmente, em quanto tempo conseguirá conquistar isso.

Na prática, as metas vão detalhar esse objetivo, distribuindo direcionamentos para cada um setor da empresa. Elas ajudam a envolver departamentos nesse processo de conquista do objetivo, dividindo responsabilidades e tornando o trabalho mais estratégico.

Nessa implementação, os gestores têm papel fundamental. São eles que transmitirão as metas aos departamentos pelos quais são responsáveis. Além disso, eles também vão acompanhar se elas estão sendo cumpridas e também avaliará o envolvimento dos seus colaboradores no alcance dessas metas.

Quanto à determinação de cronológica e quantitativa, é uma forma de conduzir a empresa de maneira mais estratégica na conquista dos objetivos. Se ele consiste em aumentar as vendas, por exemplo, as metas detalham isso definindo em quanto tempo os resultados devem ser conquistados e o quanto será avaliado como objetivo conquistado.

Nesse exemplo, as metas podem quantificar esse objetivo definido que o aumento das vendas precisa acontecer 50% em 6 meses. A distribuição de tarefas entre os departamentos é o que garante um trabalho estratégico sobre essas metas e, no final, a garantia do alcance do objetivo principal.

Como trabalhar com metas dentro da empresa?

O trabalho com metas na empresa precisa ser definido em etapas importantes, desde a análise do objetivo, passando pelo planejamento, até o engajamento dos colaboradores. Cada um desses esforços garante que tudo que for definido será seguido com eficiência. A seguir, entenda melhor como funciona esse processo.

Entenda o objetivo com precisão

Tudo começa pelo objetivo da empresa. É praticamente impossível fazer a gestão do negócio sem ter à frente o próximo passo em vista e, mais do que isso, com um entendimento amplo do que a empresa quer. O objetivo precisa ser definido, primeiramente, para então ser compreendido por todos os gestores de setores.

Chegar a esse estágio requer muita dedicação, reuniões e alinhamento de ideias. Um objetivo não pode fugir da realidade da empresa, algo que colocaria em risco o valor do trabalho e resultaria na defasagem dos esforços. É importante ser realista e, de forma estratégica, compreender de que modo aquele objetivo será positivo.

Somente após essas análises e estudos inicias é possível definir o que a empresa quer para o seu futuro. Esse objetivo deve se comunicar com os valores da organização, fazer sentido quanto à gestão do negócio e se mostrar concreto, ou seja, realista para que seja alcançado.

Coloque o objetivo de forma quantitativa

Após ter definido um objetivo concreto e possível, é hora de entender o quanto impacto ele vai gerar para a empresa na busca por alcançá-lo. Na mesma linha de pensamento, metas eficientes são aquelas que podem ser conquistadas sem que isso gere frustrações, esforços ou investimentos excessivos.

Portanto, na hora de pensar no objetivo de forma quantitativa, as metas precisam ser realistas. De nada adianta querer, por exemplo, expandir os negócios da empresa para um outro estado, mas definir que isso será feito em 1 mês. Se sua companhia não tem os recursos adequados, essa expectativa geraria frustração.

Com os objetivos definidos, definir tempo e dimensões associados a ele precisa ser um trabalho responsável. Trabalhar com algo impossível de ser alcançado pode ser prejudicial à empresa, colocando departamentos e colaboradores em demandas excessivas e que, no fim das contas, não terá resultados concretos.

Realize um planejamento

Para que as metas nas empresas sejam seguidas é preciso incluí-las em um plano de execução. Gestores têm importante papel nessa etapa, já que é deles a função de entender como a companhia pode chegar ao objetivo, dependendo desses fatores quantitativos.

O planejamento deve respeitar sempre o volume de demandas que as metas vão gerar, o tempo que a empresa tem para conquistá-las e a quantidade de colaboradores disponíveis. Planejar é distribuir os esforços e delegar responsabilidades de forma equilibrada aos departamentos envolvidos.

Sem um planejamento, as metas não poderão ser alcançadas a tempo e, de forma ampla, isso prejudica a atuação estratégica da empresa. Gestores precisam transmitir aos departamentos a importância das metas, mas dando recursos, tempo hábil e transparência no que deve ser conquistado em prol do objetivo.

Implemente a ideia para os colaboradores

Por mais que companhias esperem dedicação e esforço total de sues colaboradores, é preciso reforçar a importância das metas nas empresas. É papel dos gestores engajar os funcionários, já que isso é fundamental para o sucesso da busca dos objetivos principais. Eles precisam estar envolvidos com a proposta central estratégica.

Tudo começa na maneira como as metas são transmitidas para as equipes. Primeiramente, é importante inseri-las em um contexto principal, no caso, o objetivo da empresa. Isso fará com que os colaboradores entendam aonde seus esforços vão conduzir a companhia, e isso traz senso maior de responsabilidade.

Os gestores também devem estimular o cumprimento dessas metas, associando isso com a produtividade esperada do departamento e de cada um dos colaboradores. Uma forma de conseguir um engajamento maior é oferecer prêmios de desempenho, como bonificações ao final de cada ano.

Como definir as metas de time?

Definir as metas na empresa é um trabalho estratégico e que deve ser feito com toda dedicação. Há métodos específicos que ajudam gestores a entender como trilhar o melhor caminho para chegar o objetivo, definindo parâmetros quantitativos.

Esses diferentes métodos dão suporte para analisar a situação da empresa de maneira ampla. Com a ajuda deles e de outros parâmetros rotineiros é possível conquistar avanços significativos ao definir metas na empresa. A seguir, saiba como conseguir isso!

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O método SMART

O método SMART traz parâmetros importantes para que a sua meta seja realística, eficiente e tenha real impacto nos objetivos da empresa. Com isso, é fundamental associar a meta com cada um desses 5 parâmetros e avaliar se ela se atende a cada um deles.

A palavra SMART (do inglês, “inteligente”) é, na verdade, uma sigla em que cada letra representa uma inicial dos parâmetros que a meta deve seguir. São eles:

  • Specific (específica): a meta deve ser a mais específica possível, com a proposta bem-definida e sem margens para interpretações erradas;
  • Measurable (mensurável): é fundamental que a meta seja mensurável, ou seja, você deve conseguir acompanhar o desenvolvimento e acompanhar o alcance dela em termos ou em valores;
  • Attainable (alcançável): as metas precisam ser realistas, ou como já foi dito, possíveis de ser alcançadas;
  • Relevant (relevante): metas eficazes trazem impacto positivo à empresa e são realmente importantes, por isso, é fundamental seguir esse parâmetro;
  • Time-bound (temporal): fundamental que essas metas tenham prazo de alcance bem definido, já que isso delimita os esforços e ajuda na conquista dos objetivos.

O método 5W2H

Outro método para definições de metas na empresa que usa uma referência a termos em inglês. O 5W2H (5 perguntas que começam com “W” e 2 com “H”) propõe ao gestor questionamentos que ajudam a direcionar o planejamento de suas metas. Começando com “W”, os 5 primeiros são:

  • What” (o que): questiona o que será executado, ou seja, quais são as demandas relacionadas à meta proposta;
  • Why” (por que): a pergunta é direcionada para o entendimento do motivo pelo qual essas metas devem ser cumpridas com rigor, ou seja, o que isso trará para a companhia;
  • Where” (onde): o questionamento não é bem sobre localidade, mas sim a respeito de quais departamentos serão responsáveis por conduzir as demandas da meta;
  • When” (quando): qual o cronograma de execução das metas? Essa pergunta deve ser respondida para delimitar esforços e chegar a um planejamento eficaz;
  • Who” (quem): se trata de quem estará envolvido nos processos da empresa em prol da meta, ou seja, gestores e colaboradores.
  • How” (como): é o questionamento de como serão conduzidas as demandas, ou seja, qual o passo a passo e a lista de esforços que deverá ser colocada em prática;
  • How much” (quanto): quanto o trabalho em prol dessa meta vai custar? É fundamental definir os investimentos, planejamento de compras e despesas necessárias.

O método Matriz SWOT

Outro método muito utilizado e de grande eficácia é a Matriz SWOT. Ele consiste em uma avaliação de 2 perspectivas: mercado e interna. No uso para definir metas, as empresas avaliam suas fraquezas e como elas podem ter impacto negativo, assim como comparam as oportunidades e suas vantagens internas para aproveitá-las.

SWOT também é uma sigla em que suas iniciais trazem conceitos que devem ser avaliados diante das metas na empresa. São eles:

  • Strengths (forças): tudo que, internamente, a empresa tem de positivo para alcançar aquela meta, como bons colaboradores, sistemas de apoio e aporte financeiro;
  • Weaknessess (fraquezas): aqui são os fatores internos que podem prejudicar a execução das metas, como equipes reduzidas, pouco investimento ou falta de colaboradores especializados;
  • Opportunities (oportunidades): são fatores externos que apresentam condições mais favoráveis às metas na empresa. Por exemplo, se a busca é aumentar as vendas, um período positivo da economia do país pode ser uma oportunidade;
  • Threats (ameaças): ainda considerando fatores externos, esses são aqueles que podem impedir que as metas sejam conquistadas. Usando o mesmo exemplo, só que o oposto, um período de recessão e de baixo poder de compra atrapalharia o aumento das vendas.

Os conceitos e parâmetros que devem ser executados

Há algumas ideias que devem ser colocadas em execução, além de algumas boas práticas, das mais simples às mais estratégicas. Seguir cada uma delas deixará as metas na empresa mais próximas de serem alcançadas. São elas:

  • defina as metas o mais rápido possível;
  • defina um planejamento claro e objetivo, sem dar voltas;
  • cobre disciplina na execução do planejamento;
  • busque melhorias contínuas nas metas;
  • espere somente o que seu time é capaz de entregar;
  • engaje as pessoas nesse objetivo.

Como fazer o acompanhamento das metas?

Neste conteúdo você já viu como o acompanhamento de metas na empresa é importante. Se elas não são mensuráveis, é impossível saber como anda o trabalho executado. Isso resultaria em gerentes perdidos, sem saber o real desempenho da sua equipe e o quão perto, ou distante, eles estão da meta definida.

Acompanhar é parte fundamental desse trabalho. Os esforços não param no planejamento e na apresentação às equipes. Gestores e coordenadores têm a missão de, durante todo período de execução, observarem como tem sido o desempenho de seus departamentos diante das metas.

Algumas boas práticas podem ser de grande ajuda para fazer o acompanhamento correto e produtivo das metas na empresa. Conheça-os a seguir e veja como eles impactam positivamente o trabalho em prol dos objetivos.

Defina indicadores para ajudar no acompanhamento

Os indicadores de desempenho são fundamentais atualmente. O trabalho de seus colaboradores e o resultado de seus esforços geram dados que podem ser acompanhados. O indicador é um parâmetro qualitativo que ajuda nessa análise.

Com esses padrões esperados, é possível entender se os funcionários estão conseguindo alcançar uma produtividade dentro da perspectiva. Caso contrário, cabe avaliar a situação pessoalmente e entender como aquele colaborador pode melhorar. O mesmo pode ser feito para departamentos no geral.

Avalie o desenvolvimento da meta com o tempo

As metas também têm limites de tempo bem definidas. Isso garante que o trabalho seja focado e que os esforços aconteçam dentro do que é esperado. Caso contrário, os projetos seriam prolongados por muito tempo, o que não seria bom estrategicamente.

Gestores precisam avaliar periodicamente como os esforços estão colaborando para o avanço da meta. Quanto mais tempo o plano de ação estiver sendo executado, mais se espera que a empresa esteja próxima dessas metas. Se isso estiver acontecendo, é sinal de que tudo saiu como o esperado até ali.

Observe o que não tem dado certo e busque soluções

Também é comum que haja alguns percalços na busca pelas metas na empresa. Nem tudo sairá perfeitamente, então é preciso entender o que funciona e o que não está dando certo. Esse feedback é fundamental para, se necessário, reformular e replanejar as metas.

O acompanhamento frequente trará a possibilidade de observar os pontos de melhoria necessários. Todo esforço deve ser dedicado a esse ponto, se necessário. Gestores precisam saber que o insucesso, em parte ou total, não é sinal de fracasso. Não solucionar e buscar reformulações é que consiste no erro.

Com que frequência as metas devem ser revisadas?

O planejamento de metas na empresa é um trabalho em que 2 sentimentos opostos devem ser utilizados: o otimismo e a cautela. Isso garante que tudo seja definido com toda segurança possível, evitando qualquer risco para a empresa. Por conta disso, é importante que as metas sejam acompanhadas e revisadas sempre.

A frequência ideal deve considerar o tempo geral que foi definido para alcançar esse objetivo. Se estamos falando, por exemplo, de meses, a cada 30 dias é importante revisar. Agora, se é um trabalho de longo prazo, como 2 anos, revisões trimestrais podem ser uma opção eficiente, colendo amostragens sólidas de resultados.

Um ponto importante é o entendimento de que as metas nas empresas podem se desenvolver abaixo ou acima do esperado e, nas duas situações, revisar é fundamental.

Se o desempenho não está bom, revisar metas vai ajudar a empresa a ter uma abordagem mais realista, menos otimista e que dê suporte necessário para recuperar os caminhos. No entanto, se o desempenho supera expectativas, é hora de aumentar o otimismo e propor metas mais ousadas, já que parece ser possível.

Quais os erros que devem ser evitados ao definir e acompanhar as metas?

Executar metas na empresa é um trabalho complexo e que deve seguir boas práticas, do contrário, alguns erros podem colocar tudo em risco. Alguns gestores não entendem como o acompanhamento, revisões e o suporte ao colaborador é importante. Não basta dar o caminho, é preciso seguir junto com as equipes.

Há alguns erros básicos e que costumam ser repetidos frequentemente. Muitas vezes eles separam metas bem planejadas daquelas realmente executadas com eficiência. Conheça os principais erros a seguir e saiba como não cair neles!

Não acompanhar as metas

Não acompanhar as metas significa estar totalmente alheio ao que sua empresa tem executado em prol dos objetivos. Do que adianta ter metas bem definidas se elas não são observadas desde o planejamento até a execução? Esse é um erro muito comum e que pode colocar tudo a perder.

Por isso, o gestor precisa se atentar aos resultados do desempenho dos colaboradores diante das demandas diárias. Além disso, deve comparar esses dados com o desenvolvimento da empresa no período. Só assim é possível ter uma real constatação de como a empresa está próxima de seus objetivos.

Deixar de dar feedbacks aos colaboradores

Colaboradores precisam saber se os seus esforços estão dentro do que é necessário para alcançar as metas na empresa. Por mais que se dediquem e se envolvam, nem sempre isso será o suficiente para que o trabalho seja satisfatório.

Os gestores devem dar o suporte necessário para que essas pessoas entendam quais caminhos seguir. Por muitas vezes são pequenas questões de detalhes. Feedbacks pontuam adequadamente o que está bom e o que precisa melhorar e, na prática, isso ajuda todos a crescerem.

Definir metas fora da realidade

Metas surreais serão impossíveis de serem alcançadas, podem tomar tempo demais, exigem investimentos fora de realidade e desgastam colaboradores. Na maioria das vezes, além desses problemas, elas simplesmente não são conquistadas.

Isso gera problemas estruturais e estratégicos para as companhias. É importante manter os pés no chão e definir metas que a empresa e seus colaboradores tenham condições de cumprir. Isso também diz respeito às definições quantitativas, ou seja, metas grandes demandam mais tempo e propostas ousadas requerem esforços intensos.

Trabalhar com metas na empresa é fundamental para uma gestão estratégica e focada no desenvolvimento do negócio. Isso garante uma evolução responsável e em que gestores e colaboradores sejam parte integrante do sucesso.

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