Saúde financeira da empresa: como manter as finanças corretamente?

Saúde financeira da empresa
4 minutos para ler

Cuidar da saúde financeira da empresa, em um primeiro momento, pode parecer uma tarefa complicada. Eventualidades, admissões, demissões, flutuações nas vendas, custos variáveis e tantos outros podem impedir que um negócio cresça e prospere em seu mercado de atuação. Mas isso acontecerá somente se os gestores não tiverem o controle das finanças de suas organizações — e, atualmente, nunca esteve tão fácil ter domínio sobre essa área.

As tecnologias são as principais aliadas de todo o processo de gestão financeira. Os softwares aumentaram a produtividade das empresas e permitiram que os controles fossem mais efetivos que os feitos, manualmente, em planilhas.

Porém, mesmo que haja recursos para facilitar a operacionalização, processos e estratégias ainda devem ser traçados. Para lhe ajudar nessa missão, veja, neste post, o que pode ser feito para que os resultados sejam melhores!

Faça um planejamento financeiro estratégico

Para que uma empresa seja sustentável e próspera, é preciso que os gestores planejem cada passo a ser dado. E antes que qualquer ideia seja colocada no papel, é ainda mais importante ter em mente quais são os objetivos do negócio. Somente assim será possível listar contas fixas e variáveis, investimentos, ações, prazos, recursos e formas de mensuração.

No documento, devem constar a situação atual e projeções futuras para que todo o cenário seja compreendido facilmente e simplificado, quando necessário, a ponto de fazer com que qualquer profissional que trabalhe na organização entenda o que ele precisa fazer para alcançar os objetivos.

Controle o fluxo de caixa

Empreendedores que misturam as finanças pessoais com as da empresa cometem um grande erro. Isso, porque, para ser produtivo, é necessário monitorar o fluxo de caixa e saber exatamente tudo o que entra e sai da organização.

Assim, ter um controle preciso é fundamental para elevar a saúde financeira da empresa. No mercado, existem softwares de gestão que auxiliam os administradores a realizarem todo o processo de forma automatizada, o que maximiza a execução da tarefa e beneficia outras áreas tais como cadastro de clientes, compra e venda, controle financeiro, etc.

como escolher um ERPPowered by Rock Convert

Cuide do estoque

Produtos parados ou desorganizados é perda de dinheiro na certa. Manter o controle do estoque, além de dinamizar o trabalho de vendedores e compradores, faz com que os gestores tenham dimensão do que é mais comercializado, o que precisa girar com mais rapidez, o que deve ser colocado em promoção, etc.

Automatizar os processos é a maneira mais eficiente de ter domínio sobre vencimentos, manutenção, disponibilidade, vendas, fornecedores e tantos outros pontos essenciais às vendas de uma empresa.

Tenha um fundo de emergência

Realizar empréstimos para melhorias ou suprir eventualidades deve ser a última opção de qualquer organização. Como os juros são altos, o preço pago ao final da quitação costuma ser considerável e poderia ser empregado de outra forma que beneficiasse a empresa.

Ter um montante guardado para ser usado em momentos específicos de emergência é essencial para que gastos desnecessários não sejam realizados e os investimentos sejam feitos da melhor maneira possível.

Respeite os prazos de pagamento

Aqui, mais uma vez, os juros podem ser os vilões das finanças organizacionais. Ter gastos extras com pagamentos feitos fora do vencimento, devido ao descontrole, é uma prática que pode prejudicar a saúde financeira da empresa. Por isso, saber controlar os prazos de pagamento evita despesas a mais e desgastes com fornecedores e demais públicos envolvidos na organização.

Ter controle sobre as finanças é fundamental para criar uma empresa sustentável e perene. Rever processos de tempos em tempos e adaptá-los às inovações e tecnologias também é essencial para ter sucesso na missão.

Aproveite o que você aprendeu neste artigo e comece logo a colocar nossas dicas em prática. Para saber mais sobre gestão financeira, assine a newsletter.

Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-