Entenda como criar metas eficientes para sua empresa

Como criar metas eficientes para sua empresa
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Para saber como criar metas para seu negócio, antes de mais nada, é preciso definir quais são as métricas que permitem acompanhar o desempenho da empresa em vendas. Afinal, de nada adianta definir aonde quer chegar, se o caminho até lá não estiver mapeado e identificado de forma a indicar a evolução na direção correta.

Por isso, neste post, você vai entender quais as principais métricas e como definir metas eficientes para sua empresa. Acompanhe!

Saiba quais métricas utilizar

Antes mesmo de começar, é essencial saber que metas precisam de objetividade e devem ser facilmente analisadas. Essa análise deve passar pelo desempenho registrado nos sistemas de gestão e, claro, permitir que um comparativo com as principais métricas e indicadores do negócio seja feito.

Em uma distribuidora de alimentos, por exemplo, a eficiência logística afeta diretamente os resultados. Definir metas para otimizar esse processo, assim como escolher as métricas certas para determinar o objetivo e acompanhar sua evolução, é fundamental.

Defina objetivos de curto, médio e longo prazos

A objetividade das metas também pode ser alcançada com a definição de quais devem ser os resultados em curto, médio e longo prazos. Ou seja, é preciso fazer um planejamento estratégico.

Dobrar a receita da empresa pode ser uma meta arrojada para o curto prazo, mas não impossível de alcançar com estratégias certas em um período mais longo. Também é essencial especificar metas intermediárias para levar a empresa a atingir esse objetivo.

E essas metas não precisam ser definidas como porcentagem do objetivo maior. Assim, estabelecer uma meta de curto prazo para a economia de combustível pode ser crucial para que uma transportadora conquiste um faturamento maior no longo prazo.

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Siga o método SMART

As metas precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais (specific, measurable, attainable, relevant e time bound — SMART). Em outras palavras, usar esses parâmetros permite que o gestor determine metas reais que possam contribuir para o sucesso do negócio.

Estabeleça prioridades

Toda empresa quer ter um bom desempenho comercial, reduzir custos, relacionar-se com o cliente de forma eficiente, reter talentos, fortalecer sua marca, aumentar seu networking e assim por diante. Concentrar-se em todos esses objetivos ao mesmo tempo, entretanto, pode causar conflitos de interpretação,

Dessa maneira, é essencial definir quais são as prioridades de cada ciclo. São elas que vão permitir direcionar as ações da equipe enquanto contribuem para a conquista dos objetivos predefinidos.

Envolva e motive a equipe

Depois que as metas são definidas, criar métodos para incentivar os profissionais é muito importante. Planos de metas, premiações e outras estratégias podem ajudar na conquista dos resultados esperados.

Ou seja, a equipe não precisa saber como criar metas, mas deve estar engajada para conquistá-las, assim como precisa de ferramentas para atingi-las. Pode ser um sistema de gestão completo ou um recurso que apenas automatize e gerencie as vendas: o que importa é que ajude a fortalecer a equipe com as soluções certas.

Se a equipe já domina as métricas mais relevantes para o negócio e sabe como analisá-las para conquistar as metas, as dicas deste post podem inspirá-la. Depois, é só caminhar rumo aos resultados.

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