Descubra a importância do planejamento tributário e como é feito

planejamento-tributario-como-e-feito
6 minutos para ler

A legislação brasileira exige tarifas sobre as operações dos empreendimentos. No entanto, é possível diminuir essas taxas, com regularidade, mediante a gestão financeira. Por isso, a importância do planejamento tributário ou elisão fiscal, que é capaz de realizar isso e ainda traz outros benefícios.

O ideal é aplicar esse recurso o quanto antes e revisá-lo frequentemente para aprimorar o gerenciamento. Mesmo que a intenção seja estar dentro da lei, o conjunto de regras que devem ser respeitadas é grande e, sem saber nada do assunto, você sempre estará sujeito a penalidades e outras complicações.

Pensando nisso, separamos os motivos a serem considerados para começar a elisão fiscal no seu negócio e, além disso, mostraremos como fazer. Quer entender melhor sobre o tema? Então, continue a leitura.

Saiba o que é planejamento tributário

Sempre que uma atividade financeira começa na empresa, é preciso planejar tudo, incluindo as questões ligadas ao pagamento de impostos e demais contribuições. Isso porque toda empresa precisa pagar essas taxas e burlá-las coloca a organização em risco.

Assim, o planejamento tributário estuda maneiras para reduzir o valor pago a títulos de tributos que incide sobre as operações, mas tudo dentro da legalidade e com base em dados confiáveis e regulares, para trazerem uma análise efetiva.

Entenda a importância do planejamento tributário

Um empreendedor que planeja suas ações têm maiores chances de alcançar resultados satisfatórios em qualquer âmbito. Isso não é diferente na gestão fiscal, que traz muitas outras vantagens. Confira cada uma delas a seguir.

Mantém a legalização da empresa

Empresas que tentam enganar os órgãos fiscalizadores estão a um passo de fracassar. Ao fazer isso, os riscos de pagarem multas ou terem o estabelecimento fechado aumentam. Por isso, a elisão fiscal ajuda na hora de reunir as informações necessárias referentes aos encargos que devem ser pagos pela instituição.

Previne contra riscos

Com um planejamento, o gestor consegue simular cenários que o negócio pode enfrentar e, com isso, diminui os riscos futuros, pois consegue pensar nas melhores medidas a serem tomadas para não ter quase ou nenhum prejuízo.

Reduz gastos com impostos

A principal tarefa do planejamento tributário é reduzir as taxas das tarifas, que são muito altas. Com isso, é possível diminuir os gastos, que podem ser aplicados de outras maneiras para melhorar a vantagem competitiva no mercado com preços menores.

Diminui a burocracia

As empresas podem mudar de regime tributário, conforme alguns requisitos. Dessa maneira, é possível entregar menos declarações e outros controles. Assim, quando um empreendimento sai do Lucro Presumido para o Simples Nacional, por exemplo, as obrigações reduzem pela metade e os cálculos dos impostos podem ser feitos uma vez por mês e de forma unificada.

Organiza os processos

Essa ferramenta ajuda a controlar todos os encargos mediante a criação de um calendário com todos os pagamentos e valores que devem ser realizados. Isso simplifica os processos de contabilidade e fazem com que essas tarefas demandem menos esforços. Basicamente, fica fácil de compreender quais são os impostos e quais os momentos em que devem ser pagos.

como escolher um ERPPowered by Rock Convert

Aumenta o controle

Como tudo é planejado, o negócio consegue ter um controle maior sobre a regularidade fiscal, o que evita atrasos, pagamento incorreto de alíquotas e até o esquecimento de etapas que devem passar pelo Fisco. O resultado final é um aumento do controle que impede diversos prejuízos.

Veja como começar um planejamento tributário

Escolha um regime tributário

Existem três modalidades no Brasil: o Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Cada uma delas determina quais serão as alíquotas a serem pagas e quais são os impostos envolvidos, assim como a maneira que os tributos são calculados, quem deve recebê-los e as limitações. Por isso, deve ser selecionado o que melhor se encaixa no seu tipo de negócio.

Faça a gestão financeira

Nesse passo devem ser levantados os dados referentes às obrigações tributárias que precisam ser pagas para entender melhor as legislações. Anote tudo para ter uma visão ampla da situação e das atitudes que precisam ser tomadas.

Preveja quanto será o faturamento

Um empreendimento que define o quanto quer ganhar consegue planejar melhor as suas contribuições. Isso porque essa projeção permite enquadrar a empresa em um regime tributário ideal, que tenha condições acessíveis. Assim, imagine diversos cenários, como positivos, negativos e realistas, e coloque na balança as vantagens e desvantagens de cada um.

Com base nisso, você consegue informações que guiarão suas tomadas de decisões, uma vez que existem impostos que incidem sobre o lucro do negócio, o que pode ser um fator primordial para as suas escolhas, por exemplo.

Use simuladores

Existem ferramentas que ajudam na hora de avaliar se o seu negócio está no regime correto, como o Empresômetro MPE, desenvolvido pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), o Programa Relaciona, feito pela FECOMERCIO-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) e a Calculadora Simples Nacional X Lucro Presumido, elaborada pela FECOMERCIO-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Utilize tecnologias

Os equipamentos tecnológicos são uma mão na roda quando o assunto é colocar em prática sem nenhum erro o que foi planejado. Na tributação, essas ferramentas podem ser utilizadas para automatizar tarefas, como a emissão das notas fiscais, para que os impostos sejam pagos corretamente. Um sistema ERP pode auxiliar nisso, visto que realiza tudo conforme os dados enviados, otimizando processos e ainda diminuindo custos.

Como consequência dessa ação, você ganha mais tempo para realizar atividades que agregam valor aos produtos ou serviços e, com isso, ganha mais com qualidade e rapidez, sem se preocupar com multas, taxas indevidas ou problemas com a fiscalização.

Contrate um profissional

Para não passar por essas situações problemáticas o ideal é contar com um contador que ajudará você a não cair na malha fina. O planejamento tributário tem minúcias que apenas um profissional entenderá e fará o mais rápido possível. Por isso, sempre mantenha contato com ele sobre seus objetivos e a situação socioeconômica.

A importância do planejamento tributário fica clara mediante as razões apresentadas neste artigo. Esse recurso é uma prática cada vez mais forte, pois com ele o negócio paga menos impostos, fica legalizado e ainda se torna mais competitivo.

Se você quer saber mais sobre o assunto, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro em primeira mão desse e de muitos outros. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.

Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-