Guia completo de gestão 4.0: a solução definitiva para sua empresa!

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Empresas mudam de acordo com a evolução da sociedade e tudo o que está ligado a ela. Um desses fatores é a tecnologia, que avança a cada ano e influencia até mesmo os hábitos de consumo. Esse maior contato entre empresa e público também trouxe uma nova forma de conduzir as empresas: a gestão 4.0.

Com base em recursos digitais, automatização e proximidade com o público, esse conceito mudou a forma de administrar empresas, independentemente do segmento aos quais elas estão inseridas. É preciso mais do que os recursos e as práticas tradicionais para adequar-se e manter a companhia competitiva mesmo em novas épocas.

Neste post, você entenderá mais sobre a gestão 4.0! Veja como funciona esse modelo, quais vantagens ele traz e saiba como implementá-lo na sua empresa.

A gestão 4.0, seu conceito e suas características

A gestão 4.0 é um conceito que surgiu quando o contexto histórico apontou para a indústria 4.0. Com base na tecnologia, as mudanças nas formas de produção, nos processos operacionais e no posicionamento de mercado gerou reflexos profundos.

O conceito da gestão 4.0 está baseado, além da tecnologia, no dinamismo necessário para que um negócio esteja sempre em posição de destaque. O entendimento é de que é preciso entregar ao consumidor uma experiência mais rica, não focando apenas no produto ou no serviço que ele vende. Isso é o que ele busca, então é o que precisa ser oferecido.

Nesse conjunto de experiências desejadas estão alguns pontos fundamentais na relação entre empresa e público, como:

  • atendimento eficaz;
  • comunicação adequada;
  • plataformas omnichannel;
  • relacionamento mais próximo.

O reflexo na oferta de produtos e serviços

A gestão 4.0 tem um importante papel na maneira como as empresas planejam e colocam novos produtos e serviços no mercado. Aqui, uma das questões que mais impactam as decisões de desenvolvimento é a tecnologia. É preciso pensar em como ela pode se relacionar com o que a empresa vai comercializar para o seu público.

Um bom exemplo são os serviços. Cada vez mais é importante oferecer extensões da proposta original por meio de soluções online. Empresas de telefonia, por exemplo, já disponibilizam aplicativos que facilitam o acompanhamento do consumo, a checagem das faturas de cobrança e ainda realizam o atendimento.

Quanto aos produtos, cada vez mais eles têm conexão com outros aparelhos e estão mais integrados com a tecnologia de forma geral. Mais do que simplesmente pensar em algo que atenda o seu público na raiz da finalidade, é preciso planejar algo que esteja adaptado ao momento atual do consumo. Isso gera o engajamento necessário!

A influencia na comunicação e relacionamento com o público

Outro ponto muito marcante da gestão 4.0 é o relacionamento com o público. A publicidade mudou, assim como as práticas do marketing. No entanto, mais do que isso, é preciso oferecer algo mais personalizado, o que a tecnologia possibilita por meio de ferramentas de CRM, por exemplo.

Elas ajudam as empresas a gerir informações estratégicas sobre clientes, e a parti delas ter uma comunicação e ofertas de produtos e serviços mais específicas. A busca central é pela proximidade, que vai permitir um relacionamento mais personalizado, humanizado e que entregue a cada cliente o que ele espera, mesmo que nunca tenha formalizado isso.

O atendimento é outro ponto de destaque e que deve ser observado com cuidado dentro das bases da gestão 4.0. Uma empresa que se enquadra nessa realidade deve estar pronta para oferecer diversos canais de comunicação com consumidor, dando a ele a liberdade de decidir por quais meios fará esse contato. 

A comunicação também deve ser feita respeitando algumas premissas. Hoje, uma empresa que se adapta a um discurso e a posicionamentos específicos vale muito para o consumidor. Explorar isso é fundamental, até mesmo para gerar mais engajamento em campanhas de marketing digital, como nas redes sociais.

Os recursos utilizados nas rotinas administrativas

O cotidiano da empresa também passa por mudanças significativas, que são muito influenciadas por conta dessa imersão na tecnologia. Os colaboradores precisam ter à disposição ferramentas que os capacitem a conduzir demandas com mais produtividade. Isso vai gerar resultados ainda mais voltados à estratégia do negócio.

Um dos principais recursos é o sistema de gestão para melhorar a estratégia. Eles dão suporte a todos os departamentos da empresa, ou seja, ajudam os colaboradores a cuidar de finanças, clientes, logística, planejamento tributário e uma série de outros pontos.

Uma boa ferramenta de BI também possibilita gerenciar os dados que a empresa gera em suas atividades. A partir deles, gestores conseguem entender o status atual da empresa em vários pontos, desde o número de vendas até a percepção dos principais hábitos de consumo do público.

A automação da produção

Para a indústria, a tecnologia trouxe a automação como o principal fator de destaque para possibilitar os melhores resultados. O primeiro grande ganho foi reduzir o tempo necessário em cada uma das etapas do ciclo de desenvolvimento de produtos. Automatizar possibilita menor intervenção humana, com máquinas realizando processos de maneira ágil.

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Enquanto isso, os colaboradores podem focar em outros trabalhos, mais estratégicos e menos operacionais, como a coleta e a análise dos dados relacionados à efetividade da produção. Automatizar também facilita a troca de informações entre máquinas e computadores, possibilitando um amplo acompanhamento do trabalho realizado.

Se há um nível de produção mais intenso por causa da automatização, também há menos erros no processo. A incidência de falhas é consideravelmente reduzida graças às tecnologias em níveis de destaque, feitas justamente para alcançar um nível alto.

Quando foca em tecnologia para produção, a gestão 4.0 está pensando também no final desse ciclo, sempre coma ideia de aumentar a produtividade de vendas. Práticas modernas aceleram os ciclos de produção, gerando maior volume de produtos chegando ao mercado. Automaticamente, isso também vai representar mais vendas para aquela empresa.

As vantagens desse modelo

Uma organização que adota a gestão 4.0 está pronta para encarar as exigências do mercado da melhor maneira possível. Adotar a tecnologia como base e otimizar os processos e a atuação com base na expectativa do cliente traz ganhos significativos a longo prazo. As vantagens vão desde a competitividade aumentada no mercado até a maior abertura à inovação.

Se posicionar como uma companhia adaptada à indústria 4.0 é uma necessidade para quem busca um lugar no mercado e nas preferências do público. Nessa jornada, uma série de vantagens são aproveitadas estrategicamente. Conheça as principais!

Maior competitividade

A tecnologia trouxe às empresas o maior número de recursos de apoio possível. Uma atuação estratégica é a realidade de quem se adaptou à gestão 4.0, o que significa que essa organização está pronta para se posicionar com força no mercado. Isso não representa apenas os melhores produtos ou preços baixos, mas um conjunto de questões decisivas.

Um negócio que utiliza plataformas de análise de dados, como o Analytics, é capaz de entender melhor o resultado de suas atividades. Ela também se capacita a não só oferecer um e-commerce, mas também para entender como é a interação do público com esse site. Tudo isso gera boas ideias para melhorias e otimizações.

Esse trabalho de continuidade que a gestão 4.0 tem com a ajuda da tecnologia só gera desenvolvimento. O resultado é uma companhia cada vez mais sólida, que sabe no que precisa melhorar e nunca para de fortalecer seus pontos de destaque. Isso gera competitividade e coloca a companhia sempre à frente de seus concorrentes. 

Proximidade com a inovação

Uma gestão de destaque também está atenta às possibilidades de melhoria, seja no modelo de negócio, seja na oferta de produtos ou serviços. Hoje, é praticamente impossível sobreviver sem pensar em inovar, estimulando novas propostas internamente. A gestão 4.0 também tem o papel de garantir que a empresa desenvolva internamente a cultura de inovação.

O resultado desse estímulo será aproveitado sempre que uma nova proposta surgir. Para que a inovação esteja sempre em pauta, também é fundamental que a empresa se cerque de tecnologias e de práticas que fortaleçam essa cultura. Esses detalhes são importantes para que seja gerado um ambiente em que haja uma proximidade concreta com ideias inovadoras.

Faz parte das boas práticas da gestão 4.0 tentar propor novas soluções que ajudem a empresa a superar as dificuldades impostas pelas demandas diárias. Com essa postura, inovar será parte do processo de buscar estar sempre relevante principalmente na relação com o público. Podem ser geradas inovações em atendimento, serviços e produtos.

Atuação estratégica

Quando uma empresa se adapta à indústria atual e adota a gestão 4.0, automaticamente ela está se preparando para atuar de maneira mais estratégica. Isso representa um trabalho focado em objetivos, ou seja, que vai direcionar os esforços dos colaboradores para cumprir metas que representem o desenvolvimento da empresa de maneira geral.

Para definir metas, os gestores precisam identificar quais são os próximos passos. Geralmente, no planejamento anual, fica decidido qual será o foco de crescimento da empresa, de acordo com resultados anteriores e a necessidade de acordo do mercado. Diante disso, é iniciada uma postura de trabalho voltada para que os objetivos sejam cumpridos.

Com as metas prontas, colaboradores têm o suporte de diversas ferramentas que ajudam a melhorar o seu desempenho, controlar os resultados da empresa e observar como está a avaliação do público. A partir disso, o melhor plano de ação é desenvolvido e, com auxílio da tecnologia, a empresa consegue se manter dentro de uma abordagem estratégica.

Gestão com base em dados

Hoje, toda atividade desempenhada em uma empresa gera dados. Essas informações estão nos softwares, em arquivos, documentos, e-mails, planilhas e em muitas outras fontes. Esse material é de extremo valor para que a empresa consiga compreender os resultados de suas ações, além de acompanhar como o público se relaciona com ela.

A gestão 4.0 favorece inteiramente o trabalho com dados, algo que é a base de administração de uma série de companhias, especialmente aquelas que estão adequadas à era digital. Essas informações permitem desde o entendimento das preferências do consumidor até a gestão de perdas, graças ao suporte oferecido ao controle financeiro.

Um dos pontos de mais destaque é poder aumentar vendas com dados, algo que é possibilitado quando uma empresa acompanha essas informações para:

  • saber onde o consumidor está e agir nessas áreas;
  • conhecer melhor o público e suas preferências;
  • entender o que o consumidor precisa daquele produto ou serviço;
  • trabalhar em campanhas de marketing direcionadas.

As 5 dicas para implantar a gestão 4.0

Implantar a gestão 4.0 na sua empresa é algo que requer algumas etapas de trabalho. O foco é em digitalizar sua empresa e manter boas práticas para estabelecer uma política de desenvolvimento em todos os setores. A seguir, confira quais são as 5 melhores dicas para começar a gerir sua empresa na era da indústria 4.0!

1. Faça a transição completa para o digital

Uma empresa que quer continuar no mercado precisa estar adaptada às novas tecnologias. As exigências atuais estão ligadas à transição completa para o digital, desde as práticas internas até o relacionamento com o cliente. Só assim é possível ter os resultados esperados e conseguir estudar público e o mercado da melhor maneira possível.

Essa transição começa com o uso de ferramentas e soluções digitais que ofereçam o suporte para todas as atividades realizadas. Além disso, a empresa precisa oferecer ao público produtos e serviços baseados em tecnologia. No uso ou na busca por suporte, essas pessoas querem ter sua vida facilitada com a ajuda de soluções digitalizadas.

2. Mantenha o trabalho de análise de dados

Uma vez adaptada ao digital, sua empresa vai gerar um alto volume de dados diariamente. É indispensável saber de onde virão essas informações, para então captá-las e transformá-las em material para análise. É a partir desses conteúdos que será possível conhecer o público, entender o resultado das vendas, planejar ações de marketing e muitas outras coisas.

O trabalho de captação, organização e análise de dados é algo contínuo. Só isso garante que todo esse material estará sempre sob a observação de pessoas capacitadas a detectar tendências, comportamentos e informações concretas. Atuar dessa forma é o primeiro passo para garantir que a empresa terá um desenvolvimento no longo prazo.

3. Priorize o trabalho estratégico

A tecnologia, os recursos digitais e o trabalho de gestão com base de dados facilita muito a abordagem estratégica à frente de uma companhia. São uma série de fatores que tornam o cotidiano mais prático e menos operacional, composto de tarefas que tomam tempo demais e exigem esforços exagerados. É preciso focar nas decisões importantes!

Os gestores devem priorizar a estratégia acima de tudo, garantindo que cheguem a eles apenas as análises e relatórios relacionados a tudo que tem sido observado, especialmente por meio de dados. A partir disso, os esforços serão dedicados a avaliar o que essas informações trazem e então tomar decisões importantes, apoiando-se em bases sólidas.

4. Ofereça atendimento omnichannel

O consumidor quer ser tratado da melhor forma possível, seja no momento de tirar uma dúvida, seja em uma reclamação. Parte disso está ligada à comunicação, com uma postura mais humanizada, enquanto a outra expectativa é de ter várias opções de canais disponíveis.

O atendimento omnichannel é quase que uma regra para as empresas modernas, especialmente se você atua por várias plataformas. A gestão 4.0 precisa ser baseada na conveniência ao público e isso representa também ofertar possibilidades de atendimento por:

  • e-mail;
  • chat;
  • telefone;
  • redes sociais
  • WhatsApp.

Quanto mais plataformas, melhor, desde que sua empresa dê conta do volume. Isso significa que é fundamental ter práticas que também otimizem esse contato com o público.

5. Utilize um sistema de gestão

O sistema de gestão é fundamental para que a empresa consiga ter dinamismo e produtividade no seu cotidiano. Colaboradores têm muitas demandas para cuidar, mas ficam reféns de tarefas que tomam tempo demais e que nem sempre são executadas com eficácia. Os sistemas de gestão dão suporte para automatizar e direcionar melhor a atuação.

Um bom exemplo é o ERP para distribuidores. Eles têm módulos capazes de gerir questões como logística, CRM, finanças, segurança fiscal e todos os outros departamentos que forem de extrema necessidade às empresas. Uma gestão voltada para o alcance de objetivos deve ter soluções desse tipo para dar suporte ao trabalho cotidiano do colaborador.

Os desafios a serem superados

Por mais que seja iminente a urgência em adequar uma empresa à gestão 4.0, essa transição esconde alguns desafios previsíveis. Cabe aos gestores se preparar da maneira certa para enfrentá-los e superá-los, em nome da aplicação de boas práticas e da manutenção de um negócio rentável, atualizado e com foco estratégico. A seguir, conheça esses desafios!

Integração

A tecnologia não pode surgir na empresa apenas com o intuito de se adequar à realidade. É fundamental entender, primeiramente, os recursos que estão sendo buscados e como eles vão impactar a realidade da empresa e suas demandas. A inovação é fundamental, mas deve vir acompanhada de um propósito claro, também estendido ao entendimento dos colaboradores.

Todas as mudanças devem ser implementadas considerando sempre a atividade da empresa, seus objetivos e sua operação no cotidiano. Para isso, um bom plano de ação ajuda a determinar quais os passos a serem dados. Isso também vai contribuir para que todos os funcionários sejam mais facilmente integrados e adaptados às mudanças.

Transição

A transição é algo inevitável quando sua empresa pensar em se adaptar à gestão 4.0. Ela pode ser feita de maneira suave e sem impactos, desde que as tecnologias sejam implementadas aos poucos e com o devido suporte. Mudanças repentinas podem causar dificuldades e atrapalhar muito a produtividade do negócio.

Cada ideia deve ser implementada a parte, em um ciclo no qual o próximo passo só será dado quando o anterior estiver completo. Cada nova tecnologia deve ser primeiramente pensada de forma estratégica, ou seja, dentro do entendimento de como ela realmente trará bons resultados. Ao seguir esse processo, a transição se dá por etapas e de uma forma muito eficaz.

Os 5 benefícios de um sistema na gestão 4.0

Os sistemas de gestão são fundamentais para que o conceito 4.0 seja realmente aplicado nas empresas. Essas soluções ajudam tanto na execução operacional diária quanto no controle de departamento e acompanhamento de resultados. A seguir, entenda quais são os principais ganhos que podem ser vistos com o uso dessa ferramenta.

1. Produtividade

Os sistemas de gestão automatizam tarefas variadas, como o registro de informações e qualquer outra atividade, isso em qualquer área da empresa. Para os colaboradores, não ter que se preocupar com tarefas mecânicas representa menos tempo investido nelas. Ao mesmo tempo que isso gera produtividade, proporciona mais tempo para trabalhos estratégicos.

2. Acompanhamento de resultados

Os sistemas também possibilitam a criação de dashboards de acompanhamento de indicadores de performance. Dessa forma, colaboradores de diferentes setores estão sempre atentos ao desempenho de campanhas, volume de vendas e outras informações fundamentais. A partir desse acompanhamento é possível tomar decisões com bases sólidas.

3. Gestão financeira

A gestão financeira é outro ponto de extrema importância dentro de uma empresa. A gestão de centro de custo, por exemplo, é algo que pode ser feito dentro de um ambiente de sistema que a empresa utiliza.

O controle das vendas e as receitas que geram, das despesas de manutenção do negócio, do capital de giro e do fluxo de caixa são outros indicadores que estarão sob controle.

4. Aumento das vendas

Um sistema tem impacto direto no aumento das vendas de uma empresa, e isso pode ser detectado de diferentes formas. O primeiro ponto é em relação ao controle que o CRM oferece quanto ao conhecimento do consumidor. Além disso, informações sobre o mercado também ajudam a entender quais caminhos a seguir e então obter os lucros pretendidos.

5. Integração de departamentos

Sistemas de gestão também otimizam muito a realidade de uma empresa, já que integram os departamentos e facilitam a comunicação entre eles. Nesse ambiente, a troca de informações e arquivos acontece de maneira mais dinâmica, já que todos podem acessar dados em comum.

Com bons softwares, tecnologia e inovação, a gestão 4.0 tem tudo para proporcionar o desenvolvimento de empresas. Essas mudanças e a transição adequada é fundamental para se adequar à nova realidade do mercado e às exigências do público.

Quer saber mais como uma solução pode ajudar no planejamento anual do seu negócio? Confira o nosso guia sobre o assunto!

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