Como aplicar tecnologia no fluxo de caixa? Entenda!

Fluxo de caixa
7 minutos para ler

Uma empresa que pretende crescer sustentavelmente precisa saber lidar com sua saúde financeira. Essa força é refletida por meio do equilíbrio das finanças empresariais, que pode ser atingido com uma boa gestão do fluxo de caixa. Esse processo envolve o monitoramento de todas as movimentações de entrada e saída, tanto de empréstimos bancários quanto de fontes internas, como os sócios.

Para gerar lucro que não dependa de épocas sazonais, é fundamental acompanhar seu caixa — e uma forma de fazer isso é por intermédio de um sistema integrado, que dê todo o suporte para a análise de informações sobre o faturamento e os gastos empresariais.

Se você quer saber como otimizar seu fluxo de caixa de forma simples e eficaz, continue a leitura!

Entenda o que é o fluxo de caixa

Esta é uma ferramenta que auxilia no controle dos processos financeiros, proporcionando informações sobre todas as entradas e saídas de recursos dentro de um certo período e, assim, ajuda a entender como está a movimentação de valores da empresa.

No geral, essa análise ocorre em períodos mensais, mas a ferramenta também possibilita focar em um período futuro. Isso significa que o gestor pode ter uma visão mais ampla e clara do que poderá acontecer a partir dali, permitindo fazer comparações entre o fluxo de perspectiva e o que foi, de fato, realizado.

A importância do fluxo de caixa se dá no momento no qual todo seu histórico de valores fica registrado nele, assim como as decisões tomadas para investir ou reter determinados gastos, que definirão o caminho que deve ser percorrido para alcançar o crescimento organizacional.

Além disso, essa ferramenta evita que sua empresa entre no vermelho, por meio de avaliações sobre possíveis investimentos, reposição de estoques etc. Ainda, proporciona encontrar eventuais desvios financeiros, mostra aplicações inoperantes dos recursos e a liquidez instantânea do negócio.

Compreendeu por que é essencial otimizar o seu fluxo de caixa? Sem um controle financeiro rigoroso, podem haver problemas com atrasos em pagamentos dos credores, por exemplo, o que afetará diretamente na manutenção da empresa. Ou ainda, o gestor pode comprar uma quantidade muito grande de mercadorias, que demorará para sair do estoque.

Conheças as vantagens de unir tecnologia ao fluxo de caixa

Muitas empresas não centralizam suas informações em um único lugar, onde cada departamento tem seu próprio banco de dados que ficam restritos somente ali. Há ainda algumas organizações que fazem uso de ferramentas escritas e estão presas a essa forma.

No entanto, a parte financeira é apenas um pedaço de todos os processos que um empreendedor tem que lidar no seu negócio. Quando isso é feito de forma analógica, ou seja, em planilhas, acaba sendo mais complicado, pois, além de requerer muito tempo disponível, tende a ocorrer falhas ao repassar as informações.

Empresas que demandam um controle muito extenso de setores, como no caso das distribuidoras, necessitam integrar seu fluxo de caixa a um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), para ter dados mais confiáveis e ágeis, uma vez que essa tecnologia permite monitorar as informações em tempo real. Para saber outros benefícios que esse recurso traz ao fluxo de caixa, continue a leitura!

como escolher um ERPPowered by Rock Convert

Análise do desempenho

Com uma visualização dos dados mais geral, é possível comparar os meses anteriores com previsões mais adiante, o que permite entender melhor sua performance atual e futura. Ademais, o gestor consegue traçar estratégias que corrijam determinadas ações para melhorá-las ou eliminá-las, com a finalidade de aumentar o faturamento da empresa.

Identificação dos setores críticos

Tendo um sistema integrado com seu fluxo de caixa, podem ser identificadas, com muito mais facilidade e rapidez, as lacunas da empresa, as oportunidades que não estão sendo aproveitadas e em quais departamentos está ocorrendo desperdícios, a fim de evitar mais problemas e perdas nas finanças.

Facilidade para planejar

O ERP gera relatórios, que apresentam a situação atual e uma perspectiva para determinado período, referente às movimentações de valores e facilita na hora de planejar estratégias eficazes, no que tange aos pagamentos e recebimentos.

Desse modo, quando o faturamento não for o suficiente para realizar os pagamentos determinados, fica fácil para tomar atitudes sobre a negociação desses prazos, adiamento de compras, resgate de valores investidos ou a serem recebidos, redução de parcelas ao vender, enfim, tudo que consiga colocar as finanças em ordem para não haver um caos.

Controle total de custos e receitas

Com um controle mais preciso, você pode controlar os pagamentos e recebimentos que entrarão e/ou sairão do caixa. A partir disso, podem ser fiscalizados os pagamentos dos clientes, vendas fiadas, impostos, despesas fixas e variáveis, além da compra de equipamentos, insumos, as manutenções necessárias, dentre outras possibilidades.

Ação no momento certo

As informações do caixa são valiosas e com elas você pode ter conhecimento sobre o que está faltando ou sobrando em questão monetária. Podendo, assim, investir na empresa — caso esteja com dinheiro de sobra — ou pode realizar ações efetivas, como promoções, para aumentar o fluxo negativo.

Redução do retrabalho

Como se não bastassem todas as características citadas até agora, com a tecnologia de integração, o trabalho de todos os setores, inclusive o financeiro, se torna mais rápido e exato, já que não há necessidade de planilhas. Isso porque, não é necessário copiar a mesma informação em diferentes locais e calcular diversas vezes para não haver erros. Tudo isso é feito uma única vez pelo sistema ERP.

Saiba quais são os benefícios de ter um software qualificado

Toda tecnologia pode facilitar sua rotina organizacional. Entretanto, é preciso implementar um sistema personalizado e que atenda realmente as demandas do seu negócio. Isso porque, um programa pode ser muito básico, antiquado ou formal para sua empresa, podendo prejudicar na troca de informações entre os setores. Já um programa muito avançado pode sair caro e, em vez de crescer, trará gastos excessivos e desnecessários.

Assim, deve ser feito um estudo minucioso sobre as empresas que oferecem as soluções que você procura. Para isso, conte com a Rhede Sistemas, que tem um leque de softwares, os quais auxiliarão você no gerenciamento do fluxo de caixa, como o i9 Sistema de Gestão, voltado para programas ERP; o i9 Controle, para gerar documentos fiscais e gerenciar as finanças; e o Sage, um sistema terceirizado que atende toda a linha contábil e financeira.

Então, neste post, foi possível notar que o fluxo de caixa é um instrumento que contribui de forma positiva no controle financeiro da organização. Gerir isso de forma eficaz não é complicado e pode ser feito com um sistema integrado, que fornece informações precisas.

Se você ficou interessado por alguma solução citada ou quer saber sobre outras, entre em contato conosco e tire suas dúvidas ou peça um orçamento sem compromisso. Aguardamos você!

Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-