Como facilitar os processos financeiros na empresa?

Como facilitar os processos financeiros
6 minutos para ler

Os processos financeiros são o coração de uma empresa: assim como no corpo humano, esse órgão nutre as demais áreas, sob o comando do cérebro. Se ele para, o funcionamento do resto fica comprometido.

Logo, cuidar desse importante setor é, de fato, vital para a sobrevivência dos empreendimentos. Se o empresário for capaz de otimizar sua gestão e eliminar erros, ele pulsará com mais força e poderá viabilizar novos projetos e mudanças que tornarão o negócio mais competitivo e relevante no mercado.

Organizar as finanças não é uma tarefa fácil, mas é possível, com o auxílio de boas práticas. Neste post, você vai entender como estruturar e facilitar as rotinas do setor. Continue lendo para saber mais!

Quais são os principais aspectos da gestão financeira?

O caminho para aperfeiçoar a gestão financeira começa com o mapeamento de processos. Mapear significa conhecer profundamente como funciona o setor, suas dificuldades, suas demandas e, assim, fazer análises que mostrarão quais são as mudanças necessárias e estágios mais críticos.

Nesse sentido, em um primeiro momento, dedique um tempo para fazer um diagnóstico das finanças do seu negócio, prestando atenção em seus principais pontos.

Fluxo de caixa

Trata-se de um instrumento fundamental para o controle de finanças. Nele, são registradas todas as saídas e entradas de dinheiro — despesas e receitas. Com esse recurso, o gestor se prepara para os meses futuros, mantém contas em dia, observa tendências e, sobretudo, entende como o dinheiro da organização é aplicado.

Investimentos

Para ter fôlego para crescer e expandir mercado, um empreendimento deve investir parte de seus recursos em ativos — bens, ferramentas etc. — ou aplicar um montante para que ele renda.

Nesse ponto, vale a pena observar indicadores como o ROI, que mede o Retorno sobre Investimentos e aponta o quanto foi obtido com cada iniciativa, e quais estratégias funcionam ou não para o negócio.

Despesas e desperdícios

Reduzir custos de modo inteligente é o objetivo de toda empresa. O mapeamento que mencionamos ajuda a indicar possíveis fontes de erros e desperdícios. Monitore de perto seus gastos fixos e variáveis e busque por oportunidades de economia, como mudar o escritório para um espaço com aluguel mais barato ou renegociar o contrato com um fornecedor.

Planejamento tributário

É uma etapa crucial para cumprir as obrigações fiscais e evitar multas e problemas com o governo. Investigue todas as taxas que deve pagar e calcule as alíquotas com cautela. Veja com um especialista se seu regime tributário é o ideal para a realidade do seu negócio. Muitas vezes, você pode migrar para uma modalidade mais vantajosa.

Precificação

O preço dos seus produtos e serviços deve ser calculado com critério, levando em conta suas despesas, a média do mercado e sua margem de lucro. Margens muito pequenas podem limitar as operações da empresa e os investimentos.

Em contrapartida, as grandes tendem a minar a competitividade. Por isso, a formação do preço exige atenção, uma vez que esse é o rendimento que vai garantir a entrada de dinheiro na sua empresa.

Nível de endividamento

Cuide para que o nível de endividamento não aumente ou saia do controle. Procure honrar pagamentos em dia — para não arcar com mais juros — e, sempre que possível, renegocie condições e taxas com o banco.

Estoque

Um importante ativo da empresa, o estoque necessita ser gerenciado com rigor. Em excesso, ele pode prejudicar o capital de giro e elevar o risco de prejuízos com perdas e encalhes.

Por outro lado, um nível mínimo pode ser insuficiente para atender seus pedidos. O ideal é avaliar a rotatividade dos itens e usar a previsão de demanda como apoio para mantê-lo enxuto, em um nível ótimo para acolher seu volume de vendas.

Que práticas facilitam os processos financeiros?

Agora que você já conhece os fatores essenciais da gestão financeira, confira algumas dicas que vão favorecer a administração dos recursos corporativos.

Tenha disciplina

O controle de processos financeiros demanda disciplina. Falamos sobre ferramentas importantes, como o fluxo de caixa. No entanto, para que ele funcione, é preciso atualizá-lo todos os dias e incluir qualquer movimentação de capital, por menor que seja.

De tempos em tempos, examine os registros e estude indicativos, como faturamento total, custos fixos, margem de lucro, entre outros. Esse acompanhamento regular é imprescindível para pequenos e médios negócios, pois permite que oscilações sejam identificadas rapidamente antes que se tornem um problema mais sério.

Separe a conta pessoal da empresarial

É comum, especialmente em pequenos empreendimentos, a confusão entre as finanças pessoais e empresariais. Na verdade, esse é um erro que deve ser eliminado. O empresário precisa, além de pagar contas, calcular e retirar seu salário. Os demais rendimentos permanecem no caixa da empresa e são usados para a manutenção do negócio e investimentos.

Melhore a gestão de fornecedores

Varejistas e distribuidores necessitam dar atenção à gestão de fornecedores, uma vez que suas operações dependem muito dessa parceria. Pesquisar contatos confiáveis e ter um bom relacionamento com as fontes de suprimento são exemplos de práticas que fazem a diferença tanto na qualidade quanto na administração financeira.

Fornecedores que se relacionam bem com a empresa tendem a cumprir prazos e oferecer condições de pagamento mais vantajosas.

Conte com a tecnologia

Por fim, é cada vez mais desafiador administrar o grande volume de informações de uma empresa manualmente. Quando o assunto é reforçar o controle e facilitar os processos financeiros, nada se compara à adoção de um software qualificado para o setor.

Um sistema adequado concentra funções como fluxo de caixa, estoque, gestão de fornecedores, emissão de notas, entre outros, em uma só plataforma.

Desse jeito, o gestor tem acesso à informação com segurança, precisão e praticidade de onde estiver. Um software torna mais simples o monitoramento, a avaliação de desempenho, a conformidade fiscal e contribui para a redução de erros de cálculo, por exemplo.

Para otimizar seus processos financeiros, um gestor precisa focar em diversos pontos relevantes e investir em ações e ideias que vão assegurar a longevidade e lucratividade de seu negócio. Aprofunde os conhecimentos sobre a movimentação de capital da sua empresa e coloque nossas dicas em prática para ter mais sucesso!

Gostou do post? Quer conferir outros conteúdos como este? Assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber nossas novidades!

Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
como escolher um ERPPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-