Orçamento de vendas: 9 fatores que devem estar no documento

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Independentemente do tamanho ou segmento da empresa, todas apresentam um fator em comum: a necessidade de vender um produto e/ou serviço para garantir sua existência. Sendo assim, uma das formas de ser alcançar isso, é por meio da elaboração de um orçamento de vendas, pois essa ferramenta permite que o gestor consiga desenvolver estratégias mais eficientes, além de facilitar a realização da previsão de faturamento.

No entanto, se você ainda não sabe o que é orçamento de vendas ou para que serve. Neste artigo, vamos apresentar as principais informações sobre o tema, além de ensinar como elaborar um. Então, quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura!

O que é um orçamento de vendas

Também conhecido como previsão de faturamento, o orçamento de vendas nada mais é do que uma estimativa da quantidade de receitas que a empresa espera conseguir em um determinado período de tempo. Além disso, essa projeção é muito usada como estratégia para estimular a equipe a alcançar as metas estabelecidas.

Nesse sentido, o orçamento de vendas pode ser elaborado de diversas formas, porém a mais comum é feita com base nos dados históricos da empresa aliado com o conhecimento que o gestor tem sobre o mercado em que atua. Apesar de ser uma metodologia simples, faz uma grande diferença na criação de planejamentos mais eficientes.

Pois, o valor das vendas, fornecido pela Previsão de Receitas, será o fator principal que influenciará, de maneira direta ou indireta, os demais setores da empresa. Um exemplo disso é que a taxa de produção precisa esta alinhada com a quantidade de estoque, uma vez que a estimativa de vendas vai determinar se terá aumento ou redução da produção.

Diante disso, o orçamento de vendas é a base de todo o processo orçamentário, pois ao traçar a projeção de receita o gestor passar a ter uma visão melhor sobre o faturamento da empresa e, assim, elaborar estratégias mais eficientes que vão garantir os lucros.

Para que serve o orçamento de vendas?

Provavelmente, você já deve ter percebido que o orçamento de vendas é essencial para o planejamento orçamentário da sua empresa e, consequentemente, para a saúde do negócio. Isso porque, a estimativa da demanda é, sem dúvidas, um dos fatores que influenciam diretamente toda a cadeia de produção.

Ou seja, tanto a produção quanto a aquisição de novas mercadorias estão diretamente ligados aos custos da empresa. Isso significa que um planejamento mal estruturado pode causar grandes prejuízos para o negócio. Além disso, é preciso lembrar que, independentemente, do volume da demanda, existem outras despesas que não podem ser ignoradas.

Gastos com o aluguel, energia, maquinário, mão de obra, material e as demais contas fixas precisam ser incluídos no planejamento para não ocorrer surpresas desagradáveis no momento de calcular o faturamento da empresa.

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Por fim, saber elaborar um orçamento de vendas de maneira correta é fundamental para garantir a eficiência das estratégias de vendas da empresa. Para você ter ideia, com base nesse planejamento o gestor consegue identificar soluções para driblar os períodos de pouca procura, assim, como evita que a gestão de vendas cometa falhas ao usar um orçamento de vendas comprometido como guia.

Como criar um orçamento de vendas eficiente?

O orçamento de vendas pode ser feitos em diferentes períodos como mensal, trimestral ou anual. Contudo, independentemente, da escolha do tempo a maneira como é elaborado é basicamente a mesma. No entanto, existem alguns fatores essenciais que precisam ser considerados durante esse processo como:

  • utilizar os dados referentes aos períodos anteriores;

  • fazer o mapeamento do mix de produtos;

  • estabelecer quais serão os canais de venda e distribuição;

  • definir o preço de vendas e a margem de contribuição;

  • estimular as metas;

  • conhecer o mercado em que atua;

  • esta ciente do cenário econômico.

Orçamento de vendas e orçamento para cliente

Apesar da semelhança entre os nomes, orçamento de vendas e orçamento para clientes são duas coisas distintas uma da outra, pois têm objetivos diferentes dentro de uma empresa. Enquanto, a primeira visa criar uma projeção de lucro para o futuro, a segunda se refere a um documento com todas as informações sobre a realização de uma venda que é emitido para o cliente.

Ou seja, o orçamento para cliente é um documento que informa para o consumidor todos os dados referente ao serviço prestado. Além disso, visa garantir que o acordo feito entre o contratado e o contratante seja cumprido do início da negociação até a sua conclusão.

Quais são os fatores que devem constar no documento?

O orçamento para o cliente é uma ferramenta muito importante para a empresa, pois ela tem a capacidade de atrair novos consumidores e, sobretudo, estabelecer uma relação mais transparente entre ambos. Além disso, ajudar a evitar problemas como a adição de serviços que não faziam parte do acordo e valores que não foram preestabelecidos.

Por isso, ao elaborar um orçamento para o cliente é muito importante que o gestor verifique os 9 fatores que devem estar presente no documento apresenta as seguintes informações:

  1. dados do vendedor/prestador e consumidor;

  2. prazo de validade do orçamento ― esse prazo deve ser de 10 dias a partir da data de emissão;

  3. informações detalhadas sobre o serviço que será prestado;

  4. preço de venda;

  5. condições de pagamento;

  6. data de emissão;

  7. condições de pagamento

  8. impostos;

  9. assinatura do responsável pelo orçamento e cliente.

Modelos de orçamento para cliente

O orçamento para clientes pode ser feito com diferentes modelos. Alguns sites como Excel Easy e Planilha Excel permite que você monte sua planilha de orçamentos de maneira simples e prática. Outra opção é o sistema integrado como um ERP que oferece maior controle de todo o processo de venda sem o risco de ocorrer falhas.

Com base nessas informações fica claro a importância que o orçamento de vendas tem para o planejamento da empresa e a saúde do seu negócio. Além disso, entender a diferença entre esses dois tipos de orçamento e saber como funciona cada uma deles é fundamental para evitar erros na administração da empresa.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite para saber como criar uma campanha de vendas.

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