Entenda como escalar o crescimento da empresa usando um ERP

Crescimento da empresa
6 minutos para ler

Diante de um mercado cada vez mais disputado, muitos gestores percebem a necessidade de investir em um sistema de software para obter os melhores resultados no negócio.

No entanto, ainda existem aqueles que não se ajustaram a essa nova realidade, preferindo executar parte dos processos manualmente. Além de gerar lentidão e retrabalho, isso prejudica o crescimento da empresa, uma vez que a falta de exatidão nos dados compromete a tomada de decisão.

Por meio de um bom sistema de ERP, é possível manter o controle de tudo o que acontece na empresa por meio da integração de todos os setores em um único programa.

Além disso, dispõe de diversas vantagens que contribuem para a criação de estratégias mais efetivas. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é sistema de ERP?

ERP é a sigla para a expressão Enterprise Resource Planning, que traduzindo para o português significa Planejamento dos Recursos Empresariais.

Trata-se de um software de gestão empresarial responsável por integrar todas as atividades da empresa em um único sistema, a fim de automatizar os processos, facilitar o gerenciamento administrativo e executivo do negócio por meio de programas de computador e equipamentos de TI.

Dessa forma, para garantir o desempenho do seu negócio o ERP é disponibilizado em módulos. Em outras palavras, cada setor (vendas, financeiro, compras, contabilidade etc) será representado por um módulo específico.

Essa vantagem permite que cada empresa tenha um sistema de gestão feito de acordo com a sua realidade de maneira que atenda a suas necessidades e que esteja dentro da sua capacidade de investimento.

Embora os módulos referentes à folha de pagamento, vendas, contas a pagar e estoque são comuns para qualquer segmento, é importante que cada empresa antes de contratar um sistema de ERP faça uma análise detalhada, a fim de identificar quais são as suas dificuldades e seus objetivos.

Essa ação permite que você tenha um sistema de gestão mais eficiente e que garanta melhores resultados.

Como o ERP favorece o crescimento da empresa?

Com automatização dos processos as chances de falhas são reduzidas e, consequentemente, é permitida a criação de estratégias mais eficientes que serão responsáveis pelo crescimento da empresa.

A seguir, listamos as principais vantagens que esse recurso oferece. Confira!

Gerenciamento rápido e eficiente

Uma das principais vantagens do ERP é a sua capacidade de gerenciar de maneira rápida e eficiente, uma vez que é possível acompanhar em tempo real todos os projetos da empresa.

Isso acontece porque as informações são disponibilizadas automaticamente de maneira simplificada, facilitando a visualização dos dados e contribuindo para a tomada de decisões.

Com todas as informações organizadas em um único software, se torna mais fácil manter o controle da gestão empresarial, pois elas podem ser compartilhadas simultaneamente com todas as partes interessadas.

Além disso, é possível incluir no sistema os dados referentes aos setores externos como clientes e fornecedores. Sendo assim, o gestor passa a ter mais agilidade na execução dos processos e eficiência na elaboração dos planejamentos estratégicos.

como escolher um ERPPowered by Rock Convert

Facilita a emissão de NF-e

O ERP serve de grande ajuda para agilizar o processo de emissão de notas fiscais (tanto física quanto eletrônica), pois esse recurso permite salvar as informações dos clientes e manter armazenado os dados referentes aos principais serviços prestados pela empresa.

Além disso, as tributações também podem ser adicionadas ao sistema conforme cada atividade, dispensando o uso de tabelas e cálculos que, normalmente, estariam sujeitos a falhas.

Sendo assim, uma atividade que exige tempo e, sobretudo, atenção pode ser feita em instantes, de forma mais precisa e segura.

Lembrando que durante a emissão da nota fiscal é preciso manter a atenção no valor e na quantidade do produto.

Armazenamento de dados e backup

Os dados da empresa que foram adquiridos no decorrer do tempo são informações muito importante para desenvolver estratégias mais eficientes.

Por esse motivo, armazená-los em dispositivos físicos pode ser um grande erro, já que essas ferramentas apresentam um grande risco de perder essas informações devido à ausência do backup.

Além disso, alguns sistemas de armazenamento usados em computadores não são muito confiáveis, pois quando a máquina apresenta defeito eles ficam inacessíveis, permitindo que o sistema se torne vulnerável à invasão ou à perda dos dados.

Nesse caso, o mais indicado é o ERP em nuvem, pois trata-se de um sistema de armazenamento mais seguro, dispensando o investimento em hardwares.

Vale ressaltar que ele permite que o conteúdo seja acessado de qualquer lugar e com as medidas de segurança de web mais atualizadas.

Planejamento e inovação

Quando a empresa dispõe de um sistema de gestão eficiente é possível identificar possíveis falhas, quais são as áreas que necessitam de investimentos e quais medidas podem ser tomadas, a fim de reduzir os custos sem comprometer a qualidade do serviço.

Por esse motivo, contratar um sistema de ERP específico para o seu negócio permite que você tenha uma visão mais ampla dos processos da sua empresa, assim como facilita a criação de estratégias que visam potencializar o desempenho do seu negócio.

Redução de custos

Outra vantagem bastante visível quando se utiliza o ERP é a redução dos custos devido à automatização dos processos.

Essa ação permite que o gestor administre melhor o tempo, evita o desperdício de recursos e, em casos específicos, pode até dispensar mão de obra.

Além disso, se torna mais fácil manter o controle da gestão financeira, já que é possível programar lembretes referentes às datas de pagamentos, dívidas e reposição de estoque, a fim de não perder os prazos.

Com base nas vantagens que foram apresentadas, fica claro que contratar o sistema de ERP é essencial para escalar o crescimento da empresa.

Esse recurso, além de permitir que o gestor desenvolva estratégias que resultam em diferenciais competitivos, ele proporciona a redução dos gastos e, consequentemente, contribui para o faturamento do seu negócio.

Reunimos aqui as principais vantagens em contratar o sistema ERP e mostramos como ele pode ser essencial para o crescimento da empresa. Gostou do artigo? Então, compartilhe nas suas redes sociais!

como escolher um ERPPowered by Rock Convert
Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-