Controle de comissão: 4 vantagens e como fazer

Controle de comissão
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Uma boa gestão da equipe de vendas é fundamental para o sucesso de um negócio. Isso porque a organização dos setores de serviço e do trabalho coletivo do grupo de colaboradores garante uma maior performance produtiva e o desenvolvimento do negócio. Um grande aliado para o crescimento interno dos serviços é o comissionamento de vendas.

Essa modalidade de trabalho potencializa o rendimento do time de vendas, além de possibilitar uma maior flexibilidade e autonomia dos profissionais. Entretanto, é de grande importância que haja o gerenciamento efetivo da comissão de vendas, pois essa administração proporciona um maior desempenho do corpo empresarial, garantindo um constante crescimento do negócio.

Neste post, você vai entender melhor o que é o comissionamento de vendas, suas vantagens e como fazer um bom controle de comissão. Continue a leitura e confira!

O que é a comissão de vendas?

A comissão de vendas é uma modalidade de remuneração que visa incentivar a produtividade individual e coletiva do time de vendas da empresa.

Por meio do pagamento proporcional ao desempenho do colaborador é possível obter maior engajamento da equipe com os serviços do empreendimento. Além disso, os profissionais têm a chance de trabalhar para o crescimento de sua carreira dentro da instituição, sendo, por isso, um ponto motivacional da empresa.

O sistema de comissionamento pode ser empregado de várias formas. Uma delas é por meio da remuneração variável, em que o funcionário recebe todo o pagamento segundo sua produtividade, sendo 100% comissionado.

Já no caso da remuneração mista, o trabalhador recebe um valor fixo acrescido da comissão pelas vendas realizadas. Nesse sentido, cabe ao empreendedor decidir qual modelo empregar no seu negócio, de forma a garantir um maior desenvolvimento da empresa.

Por que adotar a comissão de vendas?

Ao se comparar a remuneração fixa, em que o funcionário recebe o pagamento mensal sem adicional de produtividade, com os modelos de comissão, é possível visualizar vários benefícios tanto para a empresa, como para os colaboradores. Veja, agora,as 4 maiores vantagens de trabalhar com a comissão de vendas!

1. Maior proatividade

Com a remuneração proporcional ao desempenho de cada colaborador é possível alcançar uma maior participação e engajamento de toda a equipe com os compromissos da empresa.

Esse fato também contribui para desenvolver qualidades relacionadas à organização e ao planejamento de atividades, resolução de desafios e comportamento de antecipação em determinadas ações, sendo possível garantir a proatividade de todo o grupo de vendas.

2. Independência no trabalho

Outra vantagem da comissão de vendas é a autonomia do profissional, que é livre para buscar cada vez mais produtividade dentro da empresa, sendo recompensado por isso.

Além disso, na maioria dos sistemas de comissão há uma maior flexibilidade em termos de horários de trabalho e tempo de serviço. Esse diferencial garante uma maior independência do colaborador, contribuindo para uma melhor performance no trabalho.

3. Aumento dos lucros

Aumentar os lucros do negócio é um dos desafios de muitos empreendedores.

Para ajudar nessa tarefa, a remuneração por comissão contribui para a maior participação do time de vendas. Isso porque, com o incentivo baseado na produtividade individual de cada funcionário, é possível desenvolver a interatividade da equipe e proporcionar o aumento de rendimento e lucro da empresa.

4. Valorização dos profissionais

Ao estabelecer possibilidades de crescimento salarial do trabalhador por meio do seu desempenho dentro da empresa, cria-se uma valorização dos profissionais que se destacam nos serviços da corporação.

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Esse fato garante um ponto motivacional para que os funcionários busquem sempre evoluir nas tarefas desempenhadas.

Quais são as melhores dicas para o controle de comissão de vendas?

Para ser possível alcançar os benefícios do comissionamento de vendas, os gestores devem garantir o controle de todos os processos financeiros da empresa.

Essa tarefa pode se tornar complexa caso não haja um planejamento e uma gestão efetiva das vendas e comissões. Por isso, é importante estruturar todas as etapas e acordos financeiros, buscando a organização dos processos produtivos do negócio. Confira 4 das melhores dicas para o controle de comissão de vendas!

1. Organização e registro dos dados da empresa

Assim como em qualquer processo de gestão nos sistemas financeiros, é preciso sempre aprimorar as qualidades de organização e disciplina do seu negócio. Em se tratando do controle de comissão de vendas é necessário estabelecer regras e acordos igualmente entre a equipe de vendas.

Ademais, é preciso registrar todas as atividades da empresa, como pagamentos, devoluções, vendas, valores de comissão etc. Isso garantirá a ordem e o desenvolvimento dos serviços do empreendimento.

2. Modelos de remuneração

A escolha do modelo de comissão é muito importante para a organização da empresa. Existem várias formas de se empregar esse tipo de pagamento.

Há comissões com sistema misto, salário fixo acrescido de bônus e remunerações inteiramente baseadas na produtividade do funcionário. Dessa forma, a definição de um desses modelos deve ser feita com base nas características particulares do seu negócio.

Aspectos como demanda de serviços, quantidade de colaboradores, rendimento individual e coletivo e crescimento econômico devem ser avaliados no momento de tomar a decisão sobre qual será a forma de remuneração da empresa.

3. Ferramentas para controle

Muito utilizada nos processos de gestão da empresa, as planilhas fazem parte dos recursos de controle de vendas e comissões. Embora não seja o instrumento mais moderno, as planilhas são uma boa opção para os pequenos empreendimentos que estão começando no mercado de serviços.

Já no caso de uma demanda um pouco mais complexa, os softwares especializados são a melhor opção para o gerenciamento de vendas e das comissões.

Isso porque esse sistema consegue organizar todas as informações e tarefas relacionadas ao setor econômico da empresa. Nesse contexto, é possível monitorar variáveis como questões fiscais e emissão de relatórios e finanças da instituição, garantindo um maior controle dos setores econômicos.

4. Cálculo da comissão de vendedores

A melhor forma de alcançar os valores ideais de comissão que compensam os esforços dos colaboradores é por meio da avaliação da realidade do mercado, marca e artigo vendido.

Na prática, se o produto vendido tem baixo valor no mercado, as vendas desse item atribuem maior valor ao profissional. Em uma situação contrária, em que o produto tem uma certa valorização, as vendas representam o mérito para a empresa. Desse modo, é possível equilibrar as formas de pagamento.

Portanto, mesmo que a remuneração por comissionamento garanta grandes vantagens para o empreendimento, é de grande importância que haja um bom controle de comissão de vendas da empresa, pois somente assim é possível aumentar os rendimentos do negócio.

Para ajudar nessa tarefa, a Rhede Sistemas contribui com diversas informações sobre a gestão de negócios, proporcionando maior conhecimento sobre as diversas áreas de gerenciamento empresarial.

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