Quais as vantagens de usar um centro de custos?

Centro de custos
6 minutos para ler

A saúde financeira é um dos pilares mais importantes para garantir a sustentabilidade e o funcionamento do negócio. Mesmo sabendo dessa importância, uma situação é familiar em diversas empresas: o gestor tem pouco controle sobre como o dinheiro é gasto e, no fim, os altos rendimentos não estão refletidos no fluxo de caixa. É nessas horas que uma ferramenta como o centro de custos se torna uma grande aliada.

como escolher um ERPPowered by Rock Convert

Esse recurso permite que as informações relacionadas às despesas da instituição sejam organizadas de forma detalhada, colaborando para uma gestão financeira mais efetiva e estratégica. Utilizar essa abordagem para controlar as entradas e saídas de capital é extremamente vantajoso para redobrar o controle e garantir bons resultados!

Interessado em saber mais sobre esse método? Veja como funciona o centro de custos e conheça seus benefícios com este post!

O que é exatamente centro de custos?

O centro de custos é uma forma de organizar e analisar despesas e receitas agrupando-as por departamento ou projeto. A ideia é controlar melhor o fluxo de informações e entender com maior precisão como cada setor se comporta quando o assunto é o uso do dinheiro e qual é a proporção de gastos das áreas em relação ao todo.

Esse entendimento é importante para planejar o orçamento ideal para a empresa e compreender o quanto cada setor precisa para funcionar — ou seja, conseguir alocar recursos adequadamente.

Ao mesmo tempo, ao examinar os números, o gestor tem a oportunidade de perceber discrepâncias e aumentar a eficiência da aplicação do orçamento. Dessa maneira, é possível ver com clareza que áreas gastam mais — bem como qual é sua real participação nos lucros — e com o quê. Veja como o centro de custos é subdividido.

Produtivo

Conhecido também como direto, está ligado a áreas que geram renda diretamente, como o setor de vendas ou o estoque. Esses departamentos concentram despesas, mas são parte essencial do processo produtivo e participam ativamente dos lucros.

Não produtivo

São áreas auxiliares que contribuem indiretamente para as vendas e para a produção. Como exemplo, temos setores administrativos, jurídico, contabilidade, entre outros. Mesmo exibindo resultado negativo no fechamento de caixa — uma vez que só apresentam despesas —, vale lembrar que eles são fundamentais para a manutenção do negócio, portanto é normal que isso aconteça.

Quais são as principais vantagens de adotar um centro de custos?

Implantar um centro de custos é uma boa prática de mercado que favorece o dia a dia de uma empresa de diversas maneiras. Confira alguns de seus benefícios mais importantes.

Facilita o controle financeiro

Todo o processo produtivo do departamento financeiro e o sucesso do negócio são otimizados com uma política de centro de custos. Quando o gestor conhece com precisão os números da sua empresa, consegue tomar decisões mais embasadas e fazer ajustes corretos e eficientes. Paralelamente, com maior controle sobre o fluxo do dinheiro, fica mais fácil fazer projeções e planejar investimentos de forma segura.

Eleva a precisão de análises

Com base em relatórios mais detalhados sobre gastos e receitas, é mais simples analisar o andamento e a eficácia de cada setor ou projeto. Nesse sentido, áreas que acumulam altas taxas de gastos por conta de erros ou gargalos podem receber mais atenção e medidas de correção mais efetivas.

Otimiza a performance dos setores

Quando uma empresa adere a essa metodologia financeira, a responsabilidade e a informação sobre gastos e receitas são compartilhadas entre todos. Desse jeito, é possível estabelecer um sistema de metas, limites e resultados mais correto e transparente.

Isso motiva os colaboradores e potencializa o desempenho dos setores, uma vez que eles trabalham com base em objetivos claros. Esse detalhe é relevante, sobretudo, para áreas como compras e vendas, que precisam ajustar suas operações para atender às demandas do negócio e do mercado.

Contribui para redução de despesas

Ao adotar uma estratégia de redução de custos, em vez de fazer cortes que possam comprometer a produção e os resultados, é mais útil observar as variações e mapear o centro de custos para saber como economizar com inteligência e até mesmo descobrir ineficiências.

Como implementar um centro de custos no meu negócio?

Um centro de custos é muito útil para a gestão de qualquer empresa, independentemente do seu porte. Pequenos e médios negócios, por exemplo, se beneficiam ao adotar boas práticas como essa desde o princípio, pois isso vai ajudá-las a crescer de forma sustentável e estruturada.

Existem várias formas de fazer essa divisão. A mais comum é agrupar por setores, de acordo com suas respectivas atividades. Por exemplo: compras, logística, marketing, comercial e assim por diante.

Uma opção válida é fazer a segmentação por projeto. Para ilustrar, no caso de uma distribuidora de bebidas, pode-se separar os custos por produto, como distribuição de refrigerantes, água, cerveja, entre outros.

O critério de divisão vai depender do gestor, dos objetivos do negócio e do nível de detalhamento desejado. Quando mais esmiuçado for o fluxo financeiro, melhor será a precisão e mais claro será o conhecimento sobre como o dinheiro é aplicado e que tipo de operação dá lucro ou prejuízo.

Um ponto que merece destaque em relação à implementação do centro de custos é o papel de uma ferramenta para a gestão e organização dos números. Um software, como o ERP (Sistema de Gestão Empresarial), é crucial para o sucesso.

Ele permite sistematizar, consolidar e integrar todas as informações da instituição em um só lugar, facilitando a consulta e o lançamento de dados. Além disso, esse tipo de programa gera relatórios ricos para embasar as tomadas e decisão e tem funcionalidades para cuidar de toda a rotina financeira do negócio.

O centro de custos é uma ferramenta importante para todo tipo de empresa. Pequenas e médias, em especial, ganham muito com ele, pois aprendem a se organizar com eficácia e se preparam para crescer de forma mais ordenada e orgânica, sem tropeços, tendo domínio total de suas operações e fluxo monetário. Portanto, aposte nesse sistema para ter uma gestão equilibrada e confiável do seu empreendimento e todos os seus processos.

Você já trabalhou com o conceito de centro de custos? Ainda tem alguma incerteza sobre o assunto? Vamos conversar! Deixe um comentário e compartilhe suas ideias e opiniões conosco!

Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-