O que é DRE, como ele funciona e como utilizá-lo?

4 minutos para ler

Você sabe o que é Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE)? Basicamente, trata-se de uma ferramenta contábil responsável por informar, durante um determinado período, quais foram os rendimentos brutos e líquidos da empresa.

Por meio desse documento, é possível identificar a geração de receita, quanto tempo leva para obter resultado líquido e qual a quantidade de despesas que seu negócio suporta sem afetar os lucros da empresa. Por esse motivo, o demonstrativo tornou-se uma ferramenta bastante útil para a gestão empresarial.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com as principais informações sobre o DRE. Quer saber quais são? Então, acompanhe a leitura!

Qual a importância do DRE?

O DRE é um documento indispensável para a gestão financeira da empresa. Por meio dele, é possível fazer uma avaliação das despesas, assim como do regime tributário, e analisar o desempenho das estratégias. Ou seja, verificar se estão gerando lucros e, quando necessário, realizar mudanças para atingir melhores resultados.

Nesse sentido, quando o DRE é utilizado de forma correta, há a possibilidade de obter uma gestão mais eficiente, pois você passar a ter uma visão mais precisa sobre a real situação da empresa. Além disso, essa ferramenta disponibiliza dados importantes que contribuem para a tomada de decisões.

Como organizar o demonstrativo de resultados na distribuidora?

Independentemente do segmento de atuação, o DRE apresenta uma mesma sequência ordenada de cálculos. Sendo assim, o demonstrativo é organizado em dois grupos: receita bruta de vendas e receita líquida de vendas.

No primeiro grupo, são analisados os gastos com impostos, as devoluções de vendas e os descontos comerciais oferecidos. Já no segundo grupo, são avaliados as receitas, os custos dos produtos e serviços. Após a analise desses dois grupos, você obtém o lucro bruto.

Logo, são subtraídas do lucro bruto todas as despesas operacionais, financeiras e comerciais e o resultado será o lucro ou o prejuízo líquido.

como escolher um ERPPowered by Rock Convert

Como o documento é estruturado?

A estrutura do DRE pode ser feita com dados contábeis ou gerenciais, desde que seja obedecida os princípios do Regime de Competência. Sendo assim, o DRE é organizado da seguinte forma:

  • (+) receita de vendas;

  • (=) receita líquida;

  • (-) deduções e impostos;

  • (-) custo variável (CPV ou CMV);

  • (=) margem bruta;

  • (-) gastos com pessoal;

  • (-) despesas variáveis;

  • (=) EBITDA;

  • (=) margem de contribuição;

  • (-) despesas operacionais;

  • (-) depreciação, amortização ou exaustão;

  • (=) resultados antes do IRPJ e CSLL;

  • (-) outras receitas e despesas;

  • (-) IRPJ e CSLL;

  • (=) resultado líquido.

Nesse contexto, vale ressaltar ainda que o gestor pode adaptar o DRE de acordo com as suas necessidades.

Como analisar o demonstrativo?

Existem duas maneiras de analisar o DRE: análise vertical e a horizontal. Vejamos a seguir como funciona cada uma delas.

Análise vertical

A análise vertical é usada para verificar a porcentagem dos custos e despesas quando comparadas à receita bruta. Sendo assim, é possível analisar o desempenho das estratégias financeiras. Com isso, torna-se mais fácil visualizar o que está gerando bons resultados e, consequentemente, evitar falhas.

Análise horizontal

A análise horizontal serve para comparar os resultados do mês atual com o anterior. Por esse motivo, são avaliados os dados referentes às receitas, custos e despesas. Dessa forma, é possível monitorar a produtividade e a rentabilidade da empresa e, assim, concluir se as estratégias usadas estão dando resultados.

Quais são os cuidados que devem ser tomados?

O DRE trata-se de um documento obrigatório e, por isso as empresas devem fazer a atualização periodicamente, a fim de evitar multas e punições. Por isso, é muito importante que o cálculo do demonstrativo seja feito com precisão.

Além disso, quando o DRE é negligenciado, a empresa corre o risco de comprometer a saúde financeira, afetando a tomada de decisões e, consequentemente, comprometendo o desenvolvimento do seu negócio.

Com base no que vimos, fica clara a importância que o DRE tem para a gestão financeira da empresa. Nesse sentido, para obter precisão nos resultados vale a pena usar um software, para reduzir as chances de erros e proporcionar vantagens como a otimização do serviço.

Agora que você já sabe o que é DRE e qual a sua importância para a empresa, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que os seus amigos também adquiram esse conhecimento!

Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-