O que é a metodologia OKR e como utilizá-la?

metodologia Okr
4 minutos para ler

Em um cenário cada vez mais acirrado, um dos maiores desafios para líderes é ter uma gestão mais estratégica do seu negócio, com base em planejamento e execução de ações que gerem resultados e garantam uma vantagem competitiva. Diante dessa conjuntura, empresas modernas, como o Google, e startups começaram a aderir a um método mais simplificado e flexível de gerenciamento: a metodologia OKR.

como escolher um ERPPowered by Rock Convert

Neste post, vamos explicar como funciona essa abordagem, quais são as vantagens que fazem dela um sucesso no Vale do Silício e como você pode implantá-la no seu negócio. Curioso? Então, não perca tempo e continue a leitura!

Afinal, o que é a metodologia OKR?

Fugindo dos modelos tradicionais, essa abordagem descomplicada busca proporcionar mais alinhamento e engajamento em uma organização via metas mensuráveis. Enquanto muitas empresas têm dificuldade de estabelecer objetivos claros e formas efetivas de medir resultados, a metodologia OKR propõe uma estratégia ágil, com foco na performance e nos retornos obtidos.

Nesse ponto, é importante notar que a metodologia OKR só funciona de forma adequada em empresas cuja cultura organizacional é voltada para resultados. De nada adianta definir metas, comunicá-las para a equipe e, depois, esquecê-las: o método demanda que as atividades sejam planejadas e priorizadas de acordo com os objetivos definidos.

Essencialmente, ele se difere dos convencionais, que tendem a ser mais rígidos e sistemáticos em termos de planejamento e execução. Sua base é definir metas por meio da fórmula: “eu vou (objetivo) medido por (conjunto de indicadores)”. Nesse caminho, existem dois componentes essenciais nessa metodologia:

  • objetivos (O): uma declaração curta e direta do que a empresa pretende alcançar. Por exemplo: ampliar a carteira de clientes;
  • resultados-chave (KR): enquanto os objetivos são qualitativos e aspiracionais, os KRs são quantitativos e explicitam metas relacionadas ao cumprimento do objetivo traçado — geralmente 2 a 5 para cada finalidade.

Continuando o exemplo, para ampliar a carteira, um KR correspondente poderia ser aumentar em 30% a geração de leads, em 4 meses.

Como implementá-la no meu negócio?

A metodologia OKR demanda comprometimento e foco, mas é fácil de ser adotada em uma empresa. Veja como fazer isso com os seguintes passos:

  • defina objetivos para sua empresa em um espaço de tempo (por exemplo, um ano);
  • em seguida, segmente o ano em trimestres e aponte até 3 objetivos que são mais relevantes e devem ser atingidos nesse período;
  • para cada objetivo, crie de 2 a 5 resultados-chave que colaborarão para o seu alcance;
  • desdobre as metas KR em tarefas e as distribua entre as equipes;
  • monitore e avalie os resultados-chave frequentemente e de perto, com base nos indicadores escolhidos;
  • faça os ajustes necessários e retome o ciclo para os próximos trimestres.

Quais são suas principais vantagens?

Um dos grandes diferenciais da metodologia OKR é que ela não tem princípios rigorosos ou inflexíveis. Por isso, muitas empresas se adaptaram a ela e tiveram sucesso. Dentre seus vários benefícios, destacamos:

Possibilita organizar processos internos por prioridade

As metas definidas são claras, possíveis e pensadas para serem atingidas em um curto espaço de tempo, atendendo às principais demandas do negócio em primeiro lugar.

Melhora o acompanhamento e medição de resultados

O gestor monitora os indicadores continuamente, colaborando para a produtividade e redução de erros e gargalos.

Reforça os pontos fortes do negócio

Como o desempenho está em constante avaliação, o gerente tem uma noção mais precisa do que deve ser aprimorado e que pontos merecem atenção.

Promove engajamento e cultura de resultados

Ter objetivos claros e transparentes motiva a equipe a dar o seu melhor.

A metodologia OKR apresenta uma maneira dinâmica e prática de cumprir metas e gerenciar resultados, sem normas engessadas.

Além do ganho com a agilidade, ela contribui para a formação de uma cultura mais estruturada e motivadora, que valoriza os feitos e estimula colaboradores e gestores a agir e adotar as estratégias certas para conquistar grandes objetivos.

Gostou do post? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e deixe seus amigos e parceiros bem informados sobre as melhores práticas de gestão!

Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-