5 dicas para gerenciar melhor os vendedores externos da sua empresa

Vendedores externos
6 minutos para ler

Vender mais é o foco de qualquer empresa. No entanto, são poucas as que conseguem alcançar esse objetivo, principalmente quando a equipe é composta por vendedores externos. Isso acontece porque muitos gestores ainda acreditam que impor apenas obrigações aos colaboradores é o suficiente. Só que, na prática, as coisas não funcionam dessa maneira.

Para se ter uma equipe de vendedores externos que apresentam bons resultados é necessário um conjunto de ações que ofereça um equilíbrio entre as obrigações e o acompanhamento.

Neste post, listamos as principais dicas para você gerenciar melhor o seu time de vendas. Quer saber quais são elas? Continue a leitura!

1. Faça uma análise de cada integrante da equipe

Antes de qualquer passo a ser dado, é preciso analisar o desempenho de cada integrante da equipe. Essa ação contribui para conhecer as habilidades de cada um, assim como possibilita destacar seus pontos fortes e, se necessário, ressaltar o que precisa ser melhorado.

Nesse sentido, para fazer essa análise de maneira eficiente, é ideal que o gestor oriente sua equipe a documentar todo o processo de negociação, mesmo que ele não seja concretizado. Além disso, é importante examinar de maneira detalhada as metodologias que estão gerando lucros, a fim de melhorar as práticas que não estão dando resultados satisfatórios. Com base nisso, fica mais fácil organizar uma equipe eficiente que alcance as metas estabelecidas.

2. Estabeleça com antecedência qual será o sistema de comissão utilizado

Difícil falar em vendas e não citar as comissões, uma vez que elas exercem um papel fundamental no desempenho dos vendedores. Por esse motivo, é muito importante definir com antecedência o sistema a ser usado, assim como as exigências que vão ser impostas aos funcionários.

O sistema mais adequado para obter os melhores resultados é o que incentiva o processo de venda de forma que o grupo fique mais comprometido com o trabalho. Para isso, o gestor deve analisar as melhores práticas para extrair o melhor de cada vendedor.

Dessa forma, para obter resultados ainda mais eficientes e evitar possíveis falhas, vale fazer uso de um sistema capaz de automatizar o processo de comissão. Lembrando que, para evitar que o desempenho do sistema seja comprometido, é preciso seguir um padrão para fazer o cálculo automático.

3. Tenha uma equipe capacitada

Ter uma equipe de vendas capacitada é essencial para obter o sucesso do seu negócio. Nesse sentido, independentemente do nível de experiência do vendedor, é essencial buscar por meios de capacitação que proporcionem melhorias e aperfeiçoamentos, a fim de continuar gerando melhores resultados.

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Vale lembrar que, estar presente no processo de evolução da sua equipe é fundamental para acompanhar de perto o desenvolvimento de cada colaborador. Além disso, criar uma interação entre os líderes e os funcionários é muito importante, pois permite uma relação mais próxima que favorece ainda mais o desempenho da equipe.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

Não é novidade que a tecnologia influencia tudo à nossa volta e com a gestão de equipes externa não é diferente. Para se ter uma ideia de como ela gera impacto nesse setor, basta você se lembrar que há alguns anos o vendedor saía para fazer seu serviço e só retornava no final do dia. Atualmente, com a ferramenta de gestão de equipes, é possível monitorar em tempo real a rotina de todos. Percebe a diferença?

A ferramenta para gestão de equipes é uma alternativa bastante eficiente para otimizar os resultados do seu time. Por meio de um aplicativo instalado no celular do vendedor o gestor consegue visualizar a produtividade, acompanhar as atividades e planejar a rotina do funcionário. O melhor é que essa ferramenta está disponível para quem tiver interesse. Quer saber quais são esses aplicativos? Confira a seguir!

Agendor

Disponível nas versões web e mobile para IOS e Android, o Agendor é uma plataforma de CRM e gestão comercial gratuita que funciona como um painel de controle, ideal para manter a organização das suas tarefas, retornar o contato com o cliente, acompanhar as vendas que estão em andamento e evitar falha na comunicação.

Sendo assim, o aplicativo oferece as seguintes vantagens:

  • maior agilidade;
  • maior poder de negociação;
  • disponibilização de informações dos clientes;
  • organização das suas negociações por meio do funil de vendas;
  • permissão para traçar as melhores rotas de acordo com a sua localização e do cliente;
  • notificação das tarefas e os compromissos;
  • envio de lembretes automáticos.

Go.on

A Go.on é uma ferramenta gratuita que tem como objetivo melhorar o desempenho da equipe de vendedores externos garantindo mais eficiência nos processos. Suas vantagens incluem:

  • mais organização;
  • mais praticidade;
  • aumento da produtividade;
  • permissão para acompanhar os estágios do seu cliente por meio das funções: a caminho, check-in e check-out;
  • disponibilização da lista de serviços;
  • função offline;
  • acompanhamento em tempo real da localização das equipes externas;
  • configuração do envio de e-mails automáticos;
  • transformação dos dados disponíveis em indicadores de gestão para facilitar o processo de decisão.

5. Desenvolva os processos que compõem a negociação

Inserir a gestão de vendedores na sua empresa contribui para o desenvolvimento dos processos que compõem a negociação. Essa ação gera impactos bastante positivos na sua empresa. Confira algumas delas:

  • planejamento de vendas — com uma gestão de vendedores preparada é possível criar estratégias mais eficientes que garantam melhores resultados;
  • aumento da produtividade — atrai uma quantidade maior de pessoas, permitindo a oportunidade de convertê-los em potenciais clientes;
  • melhora da comunicação — por meio da persona é possível entender as necessidades dos clientes e, assim, desenvolver um relacionamento mais próximo entre empresa e consumidor;
  • redução de custos — devido a automatização dos processos de negociação.

Portanto, fica claro que ter uma equipe de vendedores externos comprometidos em alcançar bons resultados contribui bastante para o desenvolvimento do seu negócio. No entanto, para garantir o sucesso da sua empresa é preciso respeitar a sua realidade e, sobretudo, manter um bom relacionamento com o seu cliente.

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