Entenda porque automatizar sua força de vendas

Força de vendas
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É fato que um dos maiores desafios de um gestor é lidar com as informações referentes ao seu negócio. Isso se agrava quando a empresa tem um time de vendas externo, no qual a troca de dados é muito mais lenta.

Entretanto, um sistema de força de vendas pode resolver isso, pois proporciona agilidade, praticidade e uma comunicação mais clara e precisa. Além disso, é possível ter um controle maior sobre toda a equipe de vendedores, desde o seu desempenho até os preços praticados por eles.

Se você quer saber mais sobre um sistema de força de vendas, sua importância e como sua empresa pode se beneficiar com ele, continue lendo este artigo.

Entenda o que é força de vendas

No geral, uma força de vendas é um conjunto de profissionais com experiência e de alto desempenho que usa todos os recursos disponibilizados para maximizar seus resultados em cada oportunidade de fechar negócio.

Por isso, aproveitar as inovações tecnológicas é fundamental no processo de otimização dos ganhos, independentemente do tamanho da empresa. Isso porque, ao automatizar a força de vendas, sua equipe consegue ter o poder de tomar decisões sozinha e no melhor momento para potencializar as transações, auxiliando no crescimento do negócio e ganhando comissões maiores ao atingir as metas.

Para empresas do segmento de distribuição ou atacadistas, atingir objetivos é de grande valia, uma vez que comprar mercadorias por um determinado valor e vender por outro maior ainda é desafiador e, nesse sentido, a tecnologia também pode ajudar muito.

Saiba como melhorar a força de vendas do seu negócio

Investir em uma equipe qualificada é muito importante. No entanto, mais do que isso, é fundamental buscar estratégias para diagnosticar constantemente os resultados do seu time, de modo que sua força de vendas melhore e se torne indispensável para o negócio.

Uma boa tática é a implementação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), o qual, além de conectar os vendedores externos à gestão empresarial, permite diagnosticar constantemente os resultados deles. Desse modo, é possível saber quais vendem mais e os que vendem menos, por exemplo.

Conheça as vantagens de automatizar sua força de vendas

A automação da força de vendas é uma forma de aumentar a produtividade dos seus funcionários externos e até dos internos. Além disso, existem outros milhares de benefícios que provêm do uso da tecnologia nesse aspecto. Você sabe quais são eles? Se a resposta for não, continue a leitura e saiba quais são as principais a seguir:

Compartilhamento de informações

A realidade de muitos gestores se baseia na dificuldade de se comunicar com seus representantes. Assim, quando esse processo é feito por meio de um sistema integrado, fica mais fácil saber o que está acontecendo em tempo real, tomar decisões e auxiliar quando for necessário.

Com um aplicativo no disponível móvel de cada colaborador, é possível visualizar as informações referentes aos produtos, preços, descontos dados, estoque etc. Tudo isso enquanto ele estiver na empresa do cliente, o que proporciona uma comunicação direta entre empreendedor e vendedor.

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Confiabilidade dos dados

O processo de vendas, além de ágil, fica muito mais confiável, pois o que é digitado pelo colaborador realmente será entregue. Com tarefas analógicas, como pedidos feitos por e-mail ou informações passadas em planilhas, pode haver um número de erros muito maior e ser necessário verificar diversas vezes os dados transcritos.

Caso haja falhas, causará transtornos e conflitos com os clientes, que poderão receber produtos errados ou comprar mercadorias que não estejam disponíveis em estoque, o que impossibilitará a entrega. Ademais, a empresa terá que arcar com custos extras, sejam com esses problemas ou com pedidos não lucrativos.

Flexibilidade de atuação para a equipe

É comum vermos vendedores com blocos de notas para registrar todos os pedidos à mão e entregar no fim da semana para o gerente do negócio. Isso leva muito tempo, uma vez que o vendedor perde tempo para anotar, levar até a empresa e, talvez, digitar tudo.

Quando o processo é automatizado, esses funcionários digitam ou até batem fotos em qualquer lugar e hora, que serão enviadas e armazenadas imediatamente no sistema ERP da empresa. Desse modo, o tempo de atuação da sua equipe diminui e consegue vender muito mais, aumentando o faturamento da organização.

Padronização de preços dos representantes

Os negócios que utilizam sistemas manuais são obrigados a lidar com vendedores que dão descontos variados aos clientes e que, muitas vezes, ultrapassam do limite permitido, não trazendo lucro nenhum ou até prejuízo.

Entretanto, com um sistema integrado, você pode definir uma tabela de valores máximos e mínimos que o representante pode utilizar, limitando os descontos dados e até o limite de crédito. Por meio disso, sua empresa estará segura e sem sair perdendo no processo de vendas, que ainda pode dar concessões interessantes aos seus consumidores.

Controle sobre pedidos e clientes

A partir de um sistema, a empresa consegue ter um controle muito maior sobre seus clientes reais e os pedidos feitos. Todas as informações relacionadas ao status dos pedidos, situação financeira dos consumidores, risco de inadimplência, preços das mercadorias, frequência, volume e indicadores de vendas, entre outras, são armazenadas.

Esses dados ficam disponíveis em tempo real e são fundamentais para seu time externo, que pode fazer consultas no momento em que entram em contato com os clientes, possibilitando fechar um negócio mais seguro e satisfatório para todas as partes envolvidas.

Gerenciamento do estoque

Sem uma automatização, os membros de uma equipe externa não têm como saber o número exato de produtos disponíveis em estoque. Porém, com a tecnologia, essa situação muda e permite que o vendedor concentre seus esforços em vender o que a empresa de fato pode entregar, evitando os cortes de pedidos que afetam diretamente o faturamento.

Deu para entender como um sistema de força de vendas é indispensável para as empresas de qualquer porte? Com essa estratégia, seu time de vendedores pode focar no que realmente interessa, que é vender mais.

Pensando nisso, a Rhede Sistemas tem diversas soluções para automatizar seu processo de vendas. Para saber mais sobre isso ou pedir um orçamento, entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Não fique para trás!

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