5 indicadores de gestão para você utilizar em sua PME

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Uma das principais funções do grupo de gestão da empresa é criar projetos e planejamentos que promovam o desenvolvimento do negócio e aumentem a lucratividade do empreendimento. Essa tarefa pode tornar-se difícil, caso não sejam utilizadas algumas ferramentas específicas. Alguns desses recursos são os indicadores de gestão, pois auxiliam a equipe administrativa a traçar metas e a elaborar planos de ação segundo parâmetros reais dos processos internos.

Nesse sentido, para os segmentos relacionados à logística e distribuição, essa estratégia é de grande necessidade para a corporação, por se tratar de ramos que exigem eficiência nas operações internas e externas à empresa. Logo, por meio da leitura dos indicadores, é possível identificar os pontos positivos e negativos dentro do negócio, buscando sempre aperfeiçoar os serviços.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, separamos os 5 principais indicadores de gestão neste artigo. Confira agora mesmo!

1. Lucratividade

Muitas vezes, o faturamento pode dar a impressão errada dos ganhos produtivos da empresa. Desse modo, a proporção entre receitas e despesas é um indicador fundamental para orientar os gestores sobre as reais condições do negócio.

Para alcançar lucros cada vez maiores, há várias ações que podem ser adotadas, como corte de gastos desnecessários, negociar preços mais baixos, evoluir os processos internos, investir em novas tecnologias etc.

2. Faturamento

Esse indicador é tão importante que é usado como base para várias regras tributárias, pois por meio do volume de faturamento é possível identificar o porte de cada empresa.

Dessa forma, valores de faturamento constantes demonstram uma estabilidade do empreendimento e mostram como o negócio está bem estruturado. Já quando há quedas frequentes é sinal de fragilidade da empresa no mercado, que pode ser causada por força da concorrência ou diminuição da qualidade do serviço.

3. Ticket médio

A expressão “ticket médio” é usada para identificar o valor médio gasto em cada compra por cliente. Esse dado é fundamental para que a gestão consiga analisar o histórico de vendas e traçar planos estratégicos.

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Sendo assim, é possível planejar atividades que aumentem o valor médio de vendas por cliente, por exemplo, aumentando o marketing ou explorando as datas em que as compras são maiores.

4. Custo fixo

O custo fixo são todas as despesas da empresa que não variam de acordo com as vendas. Podem ser, por exemplo, o pagamento salarial de alguns funcionários, taxas tributárias ou custos com aluguel de imóvel e equipamentos.

Caso o custo fixo venha a aumentar, deve-se fazer a análise de modo a entender bem o motivo. Podem ser desde alguns reajustes pontuais de preços até a existência de algum tipo de desperdício. Em geral, é preciso sempre manter esses valores o mais baixo possível.

5. Inadimplência

Por fim, é importante citar a inadimplência. Esse indicador serve para revelar o quanto sua empresa está sendo prejudicada por clientes que não quitam suas despesas. Esse fator afeta diretamente a lucratividade, pois é uma parte do faturamento que não retorna para a companhia.

Uma forma de saber qual o nível de inadimplência registrado em um determinado momento é por meio da diferença entre o valor total faturado e o que foi, de fato, arrecadado em um mesmo período.

Embora cada empreendimento tenha um percentual de inadimplência, esse resultado negativo deve ser constantemente combatido pelos gestores. Para minimizar esse déficit, é preciso identificar o que está causando a falta de pagamento dos clientes, para então efetuar mudanças pontuais, buscando atenuar o problema.

Portanto, estes foram os 5 principais indicadores de gestão que devem ser utilizados em seu negócio. Percebe-se que essas ferramentas contribuem significativamente para otimizar o gerenciamento de tarefas do empreendimento, aumentando a eficiência nas decisões tomadas dentro da empresa.

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