Descubra como o Business Intelligence está mudando o mercado!
Empresas de todos os segmentos e portes vêm obtendo retornos significativos com a adoção do Business Intelligence como aliado estratégico na sua gestão. Isso ocorre porque organizar e monitorar dados internos e externos facilita na tomada de decisões mais rápidas.
Além dessa tecnologia auxiliar na atuação do negócio, proporciona diagnósticos precisos que permitem aprimorar diversos aspectos organizacionais, como a gestão de perdas e de custos e a estruturação de processos e operações.
Para saber mais sobre isso, conheça, neste artigo, o que é essa ferramenta tão importante, suas vantagens e como ela pode ajudar você. Boa leitura!
Entenda o que é o Business Intelligence
O Business Intelligence (BI) pode ser chamado de inteligência empresarial, pois abrange todos os departamentos de um negócio, desde o operacional até os setores mais estratégicos.
Em seu sentido funcional, é uma metodologia, tecnologia e estrutura que transforma determinados dados que, sozinhos, são insignificativos, em informações relevantes para que o empreendedor trace estratégias efetivas.
Saiba a importância dessa tecnologia nas distribuidoras
No setor de distribuição, essa tecnologia evoluiu muito como tendência. Isso porque proporciona uma facilidade maior na visualização de todos os dados resultantes dos processos — financeiros, de estoques ou de marketing.
Como a rotina das distribuidoras é muito corrida, ter em mãos um panorama completo de tudo que acontece na empresa em tempo real é muito importante.
Assim, as tomadas de decisões são pensadas mais rapidamente e as estratégias são mais acertadas. Também é possível poupar esforços, já que não será preciso gastar tanto tempo organizando informações em planilhas.
De modo geral, o BI ainda ajuda em questões sobre seu público-alvo, na identificação de oportunidades para a organização, na produção e lançamento dos produtos e na conquista de novos mercados por meio de um diferencial competitivo. Além disso, pode aumentar o faturamento.
Vantagens de implementar um Business Intelligence
São poucas empresas que se sobressaem quando o assunto é investir em tecnologia, mas aquelas que apostam no Business Intelligence desfrutam de bons resultados em seus processos organizacionais.
Isso porque os benefícios ao implementar um BI são diversos, desde a agilidade em pensar nas ações até a otimização de processos. Se você quer aprender sobre cada um deles, continue a leitura.
Melhora o monitoramento de indicadores
Indicadores revelam respostas necessárias sobre o desempenho da equipe, finanças ou qualidade dos processos e produtos. Eles dependem exclusivamente dos dados empresariais, que podem ser coletados manualmente ou por meio de sistemas integrados.
É possível monitorar essas métricas sem um Business Intelligence. Entretanto, a tecnologia gera resultados mais rápidos e com mais exatidão, pois minera e analisa as informações. Ademais, pode mostrar indicadores que precisam ser acompanhados e que não estavam recebendo a devida atenção.
Potencializa o ROI de marketing da empresa
O recurso permite que as estratégias de marketing sejam eficientes por intermédio de um diagnóstico das melhores ações, segmentações, público-alvo e outros quesitos referentes à mão de obra e insumos. Por isso, torna-se mais simples coletar informações para comprovar o ROI (Retorno Sobre Investimentos).
Possibilidade de otimizar a experiência do cliente
Existem empresas que não entendem porque ganham ou perdem clientes e, além disso, não conseguem identificar os motivos de não venderem para alguns consumidores.
Assim, não trabalham em cima disso para aperfeiçoar alguns pontos, como atendimento, comportamento dos vendedores e andamento do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), com intuito de satisfazer e reter clientes.
Possibilidade de usar o BI como um diferencial competitivo
Juntando todos esses benefícios, o negócio consegue ser mais competitivo, pois está preparado para enfrentar seus concorrentes com ações mais fortes. Ao fazer avaliações internas e externas, o empreendedor consegue traçar estratégias rápidas e eficazes, como a modificação de preços, condições, ofertas etc.
Todas essas características vantajosas aumentam as receitas da empresa e permitem focar no que realmente interessa: a geração de lucros. Como vimos no decorrer do artigo, é fundamental os negócios não subestimarem o poder do Business Intelligence, que, sem dúvidas, faz toda diferença no alcance de metas e na satisfação dos consumidores.
Se você gostou deste post, então siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas atualizações: estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.