Confira 7 benefícios da inclusão de ERP para pequenas empresas

ERP para pequenas empresas
6 minutos para ler

Sabendo que o mercado está cada vez mais competitivo, as empresas buscam se diferenciar em todos os seus aspectos, seja em produtos e serviços ou nos processos internos. Para isso, muitos pequenos negócios já contam com softwares integrados com o intuito de aumentar suas receitas.

Além disso, um ERP para pequenas empresas pode ser um grande diferencial competitivo, uma vez que agiliza as tarefas dos departamentos, reduz os custos extras, facilita as tomadas de decisões, satisfaz os consumidores e melhora o desempenho de todo o negócio.

Se você ainda não está convencido de que um sistema integrado pode impactar positivamente os seus resultados organizacionais, leia este artigo e entenda melhor o que é um ERP, como funciona, sua importância e algumas vantagens. Pronto para aprender tudo isso? Então vamos lá!

O que é um sistema ERP?

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa. Esse recurso é um software que automatiza os processos de vendas de uma empresa integrando e monitorando as informações de todos os setores e, assim, maximiza a elaboração de estratégias mais efetivas.

Apesar de muitas empresas grandes adotarem essa ideia, ela não é exclusiva para os empreendimentos desse porte. Todo negócio pode modernizar a sua gestão, agilizar suas operações e conseguir informações confiáveis em tempo real. Isso porque, ao contrário do que dizem, um sistema integrado é acessível e possibilita um retorno significativo, uma vez que gera redução de custos e aumento dos lucros.

Como um software integrado funciona?

Um sistema de planejamento de recurso integra toda a cadeia produtiva do negócio. Por isso, ele é dividido em partes que podem ser adquiridas de acordo com as suas necessidades e o orçamento disponível. Esses módulos possibilitam que a área de vendas consulte em minutos as informações dos produtos armazenados, por exemplo.

Muitas dessas unidades são comuns em todas as empresas, como o financeiro, compras, vendas, estoque etc. Mas é possível personalizar o ERP levando em conta o que sua empresa precisa e a integração entre elas, como um supermercado que pode unir o caixa com o setor de finanças, estocagem e outros. Tudo isso para tomar decisões eficientes e ágeis.

Quais são os benefícios de um ERP para pequenas empresas?

Um sistema ERP é um grande aliado para alcançar resultados positivos e, consequentemente, o sucesso da empresa, seja ela pequena, média ou grande. O software virou tendência em vários negócios pela facilidade e benefícios que oferece. Se você quer saber as sete principais vantagens que esse recurso pode trazer inclusive para empresas de pequeno porte, continue a leitura.

1. Padronização e otimização dos processos

Um sistema ERP dispõe de mecanismos padronizados que têm como base as boas práticas dos negócios. Com isso, a padronização dos processos e a utilização de uma plataforma única otimiza o tempo das atividades, aumenta a produtividade e elimina procedimentos manuais, que tendem a falhar. Isso tudo devido à comunicação clara e direta entre os setores.

2. Melhor custo-benefício

Há pouco tempo, utilizar um sistema de integração em microempresas era quase impossível. Mas, atualmente, isso é viável pelo seu custo-benefício, uma vez que agiliza as tarefas por um valor mensal que cabe no bolso, visto que seu faturamento também aumentará.

como escolher um ERPPowered by Rock Convert

Essa vantagem se dá pela economia de funcionários, que podem ser substituídos por um software que nunca errará e satisfará com agilidade tanto os seus clientes como os colaboradores externos, que poderão diminuir seus esforços de atuação para fazer o que realmente importa: vender!

3. Acompanhamento e correção de problemas

Ao ter uma visão mais clara e detalhada de tudo o que está acontecendo na empresa, o gestor consegue identificar os problemas que estão ocorrendo e corrigi-los rapidamente. Isso acontece porque um ERP integra todos os dados operacionais e cruza-os, gerando informações relevantes e sólidas.

Quando uma organização trabalha com seus setores isolados, fica muito mais difícil entender onde está a origem de um contratempo. Porém, com uma gestão unificada, todas as “ilhas” são interligadas e o empreendedor pode visualizar o funcionamento de todo o “mapa” e como uma “ilha” influencia a outra.

4. Gestão tributária

A complexidade da tributação brasileira ainda gera transtornos para empresas de todos os tamanhos porque conseguir segurança fiscal é algo que deve ser trabalhado diariamente. Mas ela pode ser contornada por meio de um ERP que integre a controladoria do Fisco com os seus dados. Desse modo, o retrabalho e os custos extras são minimizados e os contadores se tornam dispensáveis, o que possibilita corte nos gastos.

5. Fidelização dos clientes

Muitas empresas conseguem fidelizar seus clientes apenas com um processo de vendas mais rápido, em que tudo acontece imediatamente e sem dores de cabeça. Nesse sentido, um planejamento de recursos da empresa proporciona uma experiência melhor aos seus consumidores e, por consequência, os retém.

6. Redução de erros

A partir de uma plataforma unificada e atualizada em tempo real, as informações fornecidas diretamente pelos seus funcionários são confiáveis e estão longe de erros e falhas. Assim, é possível ajudar a todos a agirem de maneira adequada e planejarem os recursos necessários para cumprir as suas tarefas.

Um exemplo claro disso é o planejamento de compras para manter o número mínimo de produtos em estoque usando o histórico de pedidos por períodos e sazonalidade. Por meio dessa estratégia, a redução de erros que possam causar prejuízos financeiros é notável.

7. Aumento da produtividade

Como já vem sendo falado, um sistema integrado melhora o fluxo de trabalho. Por isso, o ERP é essencial para empresas que precisam atingir seus resultados no menor tempo possível, já que ele substitui os trabalhos analógicos e repetitivos, nos quais muitas vezes ocorrem erros e redundâncias.

Investir em um software ERP para pequenas empresas definitivamente é uma ótima oportunidade se você deseja que o seu empreendimento cresça de forma saudável sem ter surpresas nas suas finanças, potencializando seus resultados o máximo possível e garantindo informações mais seguras.

Agora que você entendeu quão benéfico é um sistema integrado para as pequenas empresas, entre em contato conosco para saber mais sobre nossas soluções personalizadas, que auxiliarão o seu negócio a prosperar.

como escolher um ERPPowered by Rock Convert
Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-