Empresas sustentáveis: como garantir esse aspecto?

Empresas sustentáveis
3 minutos para ler

A busca de todo empresário pelo desenvolvimento de empresas sustentáveis é constante, pois é esse aspecto que torna um empreendimento rentável e perene. Mas o que é preciso fazer para reduzir custos, manter a competitividade e cuidar do meio ambiente?

De ações simples a outras mais complexas, existe uma infinidade de atividades que podem ser colocadas em prática para que uma instituição seja reconhecida como socialmente responsável ao mesmo tempo em que vivencia benefícios financeiros.

Para saber mais sobre como potencializar um investimento a partir da sustentabilidade, continue a leitura.

Significado de empresas sustentáveis

O conceito de sustentabilidade aplicado ao ambiente de negócios se firma em três pilares: ambiental, social e econômico. As empresas que se valem de estratégias integrando-os têm ganhos financeiros e sociais que são desdobrados em competitividade, lucratividade e durabilidade a longo prazo.

Para começar a desenvolver a sustentabilidade em uma organização, citamos algumas ações que você pode colocar em prática. Confira!

Reveja a estrutura física

O espaço físico da empresa, quando não é funcional às rotinas, pode gerar muitos desperdícios e gastos desnecessários pela falta de fluxo adequado. Além disso, quando não há manutenções rotineiras, podem surgir problemas como vazamentos e instalações elétricas defeituosas, que trazem prejuízos e riscos à organização e aos trabalhadores.

No momento em que estiver acontecendo a revisão, atitudes simples podem ser programadas, como a pintura de paredes com cores claras, o uso de lâmpadas de LED, a substituição de máquinas antigas por novas mais eficientes etc.

como escolher um ERPPowered by Rock Convert

Incentive os hábitos saudáveis

Para começar uma campanha de conscientização dentro da empresa, estimule a substituição de copos descartáveis por canecas de louça. A empresa pode investir no item e presentear os funcionários ou pedir que eles tragam copos de casa.

Outra ação que pode ser colocada facilmente em prática é a do descarte correto de resíduos. Para isso, separe lixeiras identificadas com símbolos que remetam ao tipo de material que deve ser inserido em cada uma delas.

E lembre-se: criatividade e engajamento são palavras-chave para estimular novos costumes nos colaboradores.

Economize papel, energia e água

Empresas sustentáveis se preocupam com boas práticas que envolvem a economia de papel, água e energia. Para que isso seja possível, é preciso envolver todos os colaboradores. Os setores de Recursos Humanos, Comunicação e Responsabilidade Social podem ser importantes aliados no planejamento e na implementação de ações que tragam resultados efetivos.

Cumpra com as leis ambientais

Leis ambientais existem para todas as empresas, mas, para alguns segmentos, elas podem ser mais rigorosas. Ter conhecimento sobre as permissões e restrições é fundamental para cumprir com todas as diretrizes necessárias.

Além disso, buscar mecanismos tecnológicos e inovadores para evitar problemas mais sérios é uma boa alternativa.

Empresas sustentáveis são necessárias para melhorar os ambientes sociais e econômicos do país. Se você identificou no texto alguma ação que pode ser executada, mas que ainda não foi, comece já a pensar em formas efetivas de colocá-las em prática.

Aproveite também para compartilhar este artigo em suas redes sociais para ajudar outros profissionais a refletir sobre a questão.

Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-