6 benefícios da automação na força de vendas

Automação na força de vendas
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Pesquisadores e especialistas cravam que diversas profissões desaparecerão no futuro, mas a dos vendedores não está entre elas. Mas, como isso é possível com tantas soluções de automação de força de vendas aparecendo a todo instante?

É natural esse questionamento, afinal, o conceito de automação é a substituição da força humana por computadores e sistemas. Acontece que, nessa transformação, os vendedores não são excluídos, mas direcionados para outras etapas do processo comercial mais determinantes e estratégicas, como a gestão do relacionamento com os clientes.

Para entender melhor como a automação pode contribuir para o processo de vendas e saber como escolher as soluções mais adequadas para seu negócio, listamos os benefícios mais importantes neste post. Confira!

1. Automatização do follow-up de vendas

Empresas com processos de vendas estruturados sabem a importância de um bom follow-up, bem como do sucesso na sua execução.

De acordo com o processo de decisão de cada cliente, ele é crucial para manter um contato frequente que mantém a possibilidade de negócio. Soluciona dúvidas, demonstra o nível de atenção que a empresa dedica a seus clientes e muito mais.

Assim, é preciso criar um cronograma de contatos que especifique quais os tipos de informações buscadas e interações serão realizadas. Com a automatização de parte desses processos, as oportunidades continuarão sendo fomentadas sem necessariamente dedicar a atenção de um funcionário para sua execução.

2. Histórico detalhado do relacionamento com o cliente

Uma das prioridades no mundo dos negócios hoje é a experiência e sucesso do cliente. Para conseguir satisfazê-las, no entanto, é preciso ter as informações certas no momento exato.

Em outras palavras, é preciso conhecer o cliente intimamente. Todas às suas necessidades, processos e vendas já realizados, suas percepções e fatores que o satisfizeram ou não.

Com a automação, todas as relações do cliente com a empresa em diversos canais e realizadas com diferentes funcionários podem ser centralizadas em um só histórico que garante, não somente o sucesso daquele contato, mas também o apoio para relatórios de tendências comerciais.

Isso é o que a solução de Business Intelligence (BI) da Rhede Sistemas proporciona. Coletando dados de diferentes áreas sobre o comportamento comercial dos clientes, ele consegue cruzar informações e criar relatórios muito mais precisos para as tomadas de decisão, por exemplo.

3. Integração de setores de apoio ao comercial

Outro fator muito relevante para a automação da força de vendas é a troca de informações entre setores envolvidos.

Uma empresa com forte apelo logístico, como é o caso de distribuidoras de bebidas, depende da otimização do relacionamento entre seus setores para que seja mais competitiva no mercado.

Assim, com um sistema de gestão automatizado que traga informações do estoque e financeiro em tempo real, por exemplo, o vendedor responsável pode fechar uma oportunidade de negócio com muito mais precisão e qualidade.

Ele conseguirá avaliar o crédito que o cliente tem com a empresa e a disponibilidade do estoque para atendê-lo de acordo com suas necessidades, efetivar a venda propriamente dita e já enviar esse pedido de venda para o setor de faturamento por exemplo, eliminando o retrabalho de digitação internamente e mais importante, reduzindo o erro humano no processo.

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4. Funil de vendas estruturado

Se uma empresa atua com uma grande equipe comercial, interna e externa, além de diferentes canais de vendas, como e-commerces e lojas físicas, por exemplo, precisa de uma visão global de seu funil de vendas.

Quantos clientes ainda estão sendo atraídos, quais estão em suas fases de consideração e aqueles que estão na iminência da compra. Isso é fundamental para o controle da saúde financeira, projeção de vendas e até planejamentos para ações futuras.

Com a automação, todos os passos dos clientes em seu processo decisório podem ser controlados e mapeados em um funil de vendas estruturado que contempla diferentes canais de aquisição, por exemplo.

Ao final, todas as informações podem ser condensadas em um relatório de controle, assim como estratificadas para melhor análise de cada um deles.

5. Controle de equipe externa com automação de força de vendas

Equipes externas possuíam limitações naturais em virtude da distância de seus escritórios. Sem a conexão e a automação dos sistemas, precisavam dedicar algumas horas para a emissão de relatórios e entendimento de suas metas. Ou seja, dedicavam menos tempo a efetivação de negócios.

Com a automação, diversas etapas de suas atividades foram eliminadas e as inovações trouxeram soluções que garantem praticamente as mesmas condições das equipes de vendas internas.

Assim, em vez de lançarem suas vendas apenas no final de dia, podem fazer seus negócios em tempo real e medirem o impacto de seus desempenhos sobre seus planos de metas.

Para a empresa, essa medição em tempo real garante maior controle comercial e da definição de mudanças estratégicas. Identificando que determinado produto não está alcançando os valores estipulados, por exemplo, é possível fazer ajustes e promoções que garantam uma melhor performance.

Sem essa automação e interação, a visão da força de vendas era muito mais demorada, o que prejudicava por vezes, às tomadas de decisão.

6. Informações em tempo real para a tomada de decisão

Outra vantagem da automação é que não é preciso mais aguardar que todos os setores envolvidos no processo comercial insiram suas informações para posteriormente gerar relatórios e informações estratégicas.

Todos podem acessar ao seu tempo, acompanhar o andamento de processos e colher informações que são cruciais para as etapas de suas responsabilidades.

Assim, a área de compras pode consultar o volume de vendas e, ao mesmo tempo, como está o estoque, tomando suas decisões de forma autônoma. Esse benefício, inclusive, é replicado aos demais setores se eles estiverem usando uma solução de gestão integrada, como um ERP.

Com a automação de força de vendas, o tempo que a equipe dedicava para preencher formulários, enviar informações para outros setores e demais procedimentos meramente protocolares agora pode ser dedicado ao relacionamento com o cliente.

E isso, seja qual for o mercado da empresa, é crucial para gerar mais vendas e reduzir os custos comerciais, afinal de contas, o cliente já foi conquistado e não precisa mais ser convencido sobre os benefícios oferecidos pela empresa.

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