Avaliação de fornecedores: como escolher os fornecedores certos?

Avaliação de fornecedores
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A avaliação de fornecedores tem um efeito determinante no bom andamento do negócio, afinal de contas, colaboradores em diversos setores e níveis do organograma lidam a todo tempo com sistemas e insumos necessários para suas atividades.

Além de garantir o funcionamento operacional do negócio, a escolha dos fornecedores também afeta o posicionamento e a competitividade da empresa. O impacto nos custos e a qualidade de seus insumos, por exemplo, garantem que a empresa entregue exatamente o que prometeu a seus clientes.

Quer algumas dicas para fazer essa avaliação de forma estratégica e eficiente? Neste post, listamos alguns critérios que devem fazer parte da decisão na sua empresa. Confira!

Distância e custo do transporte

Fornecedores mais próximos da empresa são estratégicos e podem suprir demandas não programadas com mais facilidade, por exemplo.

Para compensar a distância, no entanto, algumas empresas fornecedoras podem negociar o custo do transporte com valores mais atraentes. É bom lembrar que alguns insumos, por serem específicos, podem precisar de métodos de transporte regulamentados.

Ou seja, é preciso fazer um comparativo entre as vantagens e desvantagens que cada um oferece e, em um sistema de gestão, criar soluções para amenizar ou eliminar os eventuais gargalos.

Referências e avaliação de fornecedores realizadas por parceiros

Ter a indicação de que um fornecedor é confiável e tem a qualidade que a empresa exige também é outro fator que pode ser considerado na escolha.

Assim, se parceiros de negócios indicarem um fornecedor ou esse tiver boas referências no mercado e em fóruns de discussão especializados na internet, por exemplo, há bons sinais para sua escolha.

Qualidade

A qualidade dos insumos é determinante para o posicionamento da empresa em relação aos seus clientes, e claro, é diretamente ligada ao valor cobrado pelo fornecedor.

É preciso encontrar um fornecedor que ofereça o equilíbrio ideal nesse sentido. Uma cervejaria artesanal, por exemplo, tem um produto diferenciado e mais beneficiado, por isso, pode trabalhar com um valor de revenda maior.

Uma cervejaria de larga escala, no entanto, tem um preço unitário mais baixo. Assim, a distribuidora deve considerar qual o seu posicionamento de mercado.

Se ela busca negociações com clientes de ticket médio alto, a primeira opção é mais interessante. No entanto, se o foco é vender em quantidade, a segunda cervejaria poderá ser mais adequada.

Capacidade de fornecimento

Esse é outro ponto crucial para a escolha de fornecedores. Ele precisa suprir as demandas do negócio, ou, caso contrário, poderá causar gargalos e inconstância nos produtos e serviços oferecidos ao consumidor final.

Além de afetar o fluxo comercial, questões como essas também podem afetar a imagem de um negócio. Por isso, avaliar e considerar a capacidade de fornecimento é determinante.

Condições da negociação

Por fim, mas não menos importante, vêm as condições de negociação. Uma empresa que utiliza um sistema de gestão integrado sabe que manter a saúde financeira pode ser um desafio complexo.

Ou seja, as negociações com fornecedores devem ser realizadas dentro das necessidades da empresa sem afetar seu fluxo de caixa ou comprometer seu equilíbrio.

Preço, prazo e formas de pagamento

Avaliando o preço, o prazo e a forma de pagamento oferecida pelo fornecedor, o gestor pode fazer suas considerações sobre o impacto nas finanças.

O preço do insumo afetará na estratégia de precificação, no prazo de entrega, na rotina e na produção da empresa e, por fim, a forma de pagamento impactará nas entradas e saídas do negócio.

A avaliação de fornecedores e a escolha de quais deles serão parceiros de negócio, no entanto, são apenas parte do processo. Para garantir o sucesso, é preciso investir em estratégias de gestão, negociação e muito mais.

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