Vale a pena fazer antecipação de recebíveis? Entenda aqui

Antecipação de recebíveis
4 minutos para ler

Quando uma empresa precisa de capital para sustentar suas operações e quitar despesas, muitos gestores recorrem às tradicionais modalidades de crédito empresarial. Todavia, existe uma alternativa que pode ser mais interessante: a antecipação de recebíveis.

Esse recurso faz com que o dinheiro que seria recebido no futuro esteja disponível para uso no caixa da empresa no presente. A lógica desse sistema funciona de maneira semelhante à da antecipação da restituição do Imposto de Renda e do décimo terceiro salário para pessoas físicas.

No entanto, quais são as vantagens desse modelo e quando é válido utilizá-lo? Continue lendo este post e saiba mais!

Quando vale a pena solicitar a antecipação de recebíveis?

A gestão financeira de uma empresa exige muita atenção, especialmente se ela trabalha com pagamentos a prazo. Entretanto, em um cenário desafiador e instável, imprevistos sempre podem acontecer e comprometer o dinheiro disponível em caixa.

Nesse contexto, a antecipação de recebíveis é uma opção que pode ser proveitosa, se usada como um meio temporário e pontual. Em geral, essa medida é indicada para empresas que necessitam de capital de giro ou recursos financeiros para contornar problemas, como baixa de vendas em períodos de sazonalidade.

Em outros casos, essa manobra é válida para instituições que oferecem prazos muito longos de pagamentos a seus clientes e, no meio tempo, precisam pagar, em um período menor, seus fornecedores e colaboradores.

Normalmente, esse artifício é mais vantajoso em comparação a um empréstimo. Da mesma forma, optar por atrasar pagamentos — como o do cartão de crédito — ou entrar no cheque especial pode não ser uma boa ideia: os juros costumam ser bem mais altos do que os praticados na antecipação.

Ainda assim, o ideal é que o empresário estude e compare sempre todas as alternativas acessíveis.

Quais são as vantagens dessa modalidade?

Diante de uma situação de aperto, a antecipação de recebíveis é uma boa estratégia de gestão para manter o equilíbrio do orçamento, desde que seja feita com cautela e planejamento.

A seguir, conheça as principais vantagens.

Crédito da própria empresa

Diferentemente de um empréstimo, no qual uma empresa pega dinheiro de terceiros para usar em suas atividades, nesse sistema, o empreendedor apenas antecipa o recebimento de algo que já pertence a seu negócio — porém, precisa arcar com taxas e juros para realizar essa operação.

Recursos liberados com mais rapidez

A antecipação de recebíveis ajuda as empresas a otimizar recursos e evitar que o nível de endividamento fuja do controle, já que a financeira disponibiliza o dinheiro necessário no momento em que a instituição precisa.

Dessa maneira, o negócio pode honrar com seus compromissos e manter a competitividade na hora de negociar com fornecedores, por exemplo.

Parcelamentos recebidos de uma só vez

Permitir que um pagamento seja feito em parcelas é um benefício importante para os clientes. Por outro lado, para a empresa, o melhor é que o dinheiro seja recebido em uma única cota.

Assim, a antecipação viabiliza o recebimento do valor integral para que a instituição consiga cobrir gastos com matéria-prima e despesas fixas e variáveis, além de poder manter a competitividade para negociar com fornecedores.

Liberação da dívida feita em apenas um pagamento

Em um empréstimo comum, os bancos cedem uma soma e a empresa se compromete com pagamento de parcelas mensais que podem durar curtos, médios ou longos prazos. Dependendo do valor, a dívida tende a se estender por muito tempo — por conta dos juros — e prejudicar o fluxo do caixa.

Na antecipação, o sistema é diferente: a empresa arca com as despesas e taxas cobradas pela operação e o débito é quitado mediante o desconto da duplicata ou recebível em questão. Logo, não existem pagamentos posteriores.

A antecipação de recebíveis é uma forma eficiente de buscar apoio financeiro no momento em que você precisa reorganizar o orçamento. Quando usada com critério e inteligência, ela é uma grande aliada na missão de restaurar o equilíbrio do negócio.

Gostou do post? Então, siga nossas redes sociais e confira os outros conteúdos e novidades! Estamos no Linkedin, Twitter e Facebook.

Fale com a Rhede SistemasPowered by Rock Convert
como escolher um ERPPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-