Descubra a importância do fluxo de caixa e saiba como utilizá-lo no seu negócio
A movimentação de valores faz parte da rotina de todo empreendedor e, infelizmente, perder o controle sobre as finanças também faz. Aí, reside a importância do fluxo de caixa para a gestão empresarial.
Por ser capaz de fornecer resultados significativos, essa ferramenta é utilizada por muitas organizações que reconhecem sua funcionalidade para entender a parte financeira. O fluxo de caixa influencia diretamente o planejamento das ações de uma empresa e, por isso, impacta no crescimento organizacional.
Você sabe o que é o fluxo de caixa e como atingir o sucesso nesse aspecto? Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!
O que é o fluxo de caixa?
É uma ferramenta que auxilia no controle financeiro de um negócio. Ou seja, o fluxo de caixa refere-se à circulação de dinheiro no caixa, o qual é possível monitorar de perto, mensalmente ou em balanços anuais, com base nas entradas e saídas de valores.
Esse instrumento é o mais simples usado na administração financeira e permite tomar decisões adequadas, além de melhorar as finanças por meio da otimização e alocação dos recursos que são necessários de fato. Assim, se o fluxo for negativo, por exemplo, o gestor pode priorizar algumas compras e deixar para outro mês o que for menos relevante naquele momento.
Como funciona um bom fluxo de caixa?
Para obter sucesso nesse quesito, é preciso ter uma sistematização na empresa. Isto é, o empreendedor e os demais setores devem estar integrados em uma única plataforma para facilitar a comunicação, o registro e a análise de todas as movimentações que ocorrem. Você pode utilizar um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) no seu negócio para unificar tudo isso.
Nesse sentido, é possível identificar com maior facilidade eventuais desvios no caixa e recursos financeiros disponíveis para uso, garantindo controle financeiro, otimização de custos e avaliações constantes.
Qual é a importância do fluxo de caixa?
O fluxo de caixa interfere diretamente na projeção financeira para determinado período, seja mensal, bimestral, anual, etc. Assim, os pagamentos e recebimentos podem ser gerenciados da melhor maneira para que a empresa consiga se organizar sem entrar no vermelho e honrar suas responsabilidades.
Além disso, o fluxo de caixa permite elaborar um planejamento financeiro no qual é possível observar a necessidade de captar alguns recursos, operações que podem ser favoráveis para a empresa ou investimentos no mercado financeiro que serão rentáveis.
Esse instrumento ainda evita custos excessivos e a falta de certos recursos para realizar atividades e obrigações. Isso possibilita que o negócio se organize de forma mais efetiva no que diz respeito a alguns prazos de pagamento equilibrando-os com os prazos de recebimento de dívidas dos clientes.
Enfim, o fluxo de caixa se torna importante quando fornece uma análise completa sobre a saúde financeira da empresa, possibilitando saber se o que vem sendo ganho é mais, ou menos, do que os gastos. Desse modo, o empreendedor consegue saber se o modelo de negócios é lucrativo ou não e como andam as suas finanças — afinal se estiver sempre no negativo, significa que algo está muito errado nesse setor.
Com todos esses aspectos, fica clara a importância do fluxo de caixa para os negócios. Ignorá-lo é sinônimo de fracasso, uma vez que é possível conhecer melhor o empreendimento e planejar toda situação financeira por meio dele.
Se você ainda quer entender mais sobre o fluxo de caixa, assine nossa newsletter!