Como fazer uma proposta comercial? Nós te ajudamos!

Proposta comercial
4 minutos para ler

Você sabe como fazer proposta comercial favorecendo o fechamento de um negócio? Depois de mapear a jornada de um usuário e conquistar um cliente, cabe à empresa fornecedora redigir esse documento importantíssimo, que carrega dados indispensáveis sobre o serviço ou produto em questão.

Nesse sentido, é fundamental que essa proposta seja atraente e que seu conteúdo prenda a atenção do cliente, convencendo-o a adquirir de vez o que sua empresa oferece.

Para ajudar você a acertar na hora de criar uma boa apresentação, confira nosso passo a passo especial e saiba como colocar nossas dicas em prática. Acompanhe!

Entenda como fazer uma proposta comercial

Uma proposta comercial é um documento que expõe, para o cliente, todos os detalhes ou etapas da solução que você está ofertando, bem como quais são os materiais e pré-requisitos que o consumidor deve apresentar. Logo, ela precisa ser completa, objetiva, clara e, sobretudo, causar uma boa impressão.

Sua confecção depende muito do tipo de serviço com o qual sua empresa trabalha. Veja a seguir um passo a passo de como montar uma.

Estabeleça o objetivo da proposta

O objetivo de uma proposta comercial não pode ser, simplesmente, vender. Pense estrategicamente e construa um conteúdo que represente os valores e missões do seu negócio. Ressalte o que sua empresa tem de melhor a oferecer.

Conheça seu cliente

Considere o perfil do seu cliente, suas necessidades e dores. Com isso em mente, aposte em um texto personalizado, que mostre como sua empresa vai de fato ajudá-lo. Apresente um texto que agregue valor e não use apenas um modelo padrão.

Escolha o formato da proposta

São muitos os layouts possíveis e as formas de como fazer proposta comercial. O ideal é optar por um design limpo e com ar profissional, sem esquecer de incluir os tópicos que abordaremos no checklist do próximo tópico.

Prepare o conteúdo

O conteúdo é um dos elementos-chave para o sucesso da proposta comercial. Ele deve ser rico e bem abrangente, para que o consumidor não fique com dúvidas sobre o que está prestes a comprar. Além disso, não deixe de abordar:

  • resumo e proposta de valor da oferta;
  • diferenciais da empresa;
  • detalhamento da solução;
  • exemplos concretos e simulações de cenários diversos.

Programe o follow-up

O follow-up é uma fase necessária para que a força de vendas se prepare para acompanhar uma negociação. A proposta é um estágio importante da jornada de compra, mas definitivamente não é o fim dela. Logo, trace os próximos passos para manter contato com seu prospect.

Confira um checklist para montar sua proposta comercial

Agora, use nosso check list para visualizar, de forma clara, todos os pontos essenciais de como fazer proposta comercial e aspectos que você não pode esquecer:

  • capa — inserir o logotipo da empresa e usar um design visual agradável;
  • índice — mostrar os tópicos que serão abordados e prepare o cliente para o que está por vir;
  • introdução — contextualizar o cliente sobre a proposta geral do seu negócio e de suas soluções;
  • argumentação — usar esse espaço para convencer o cliente e mostrar todos os benefícios do seu serviço;
  • escopo — detalhar todas as características da oferta;
  • cronograma — explicar em quanto tempo o produto final será entregue;
  • valores — definir preços e quais serão as formas de pagamento;
  • termo de confidencialidade — garantir que seu cliente não vai divulgar essas informações com outros concorrentes;
  • sobre sua empresa — por fim, falar um pouco sobre o histórico e o propósito da sua empresa.

Agora que você já sabe como fazer proposta comercial de qualidade, pode montar um modelo que funciona para seu negócio e cative seu cliente. Lembre-se de que esse documento é um importante elo entre a empresa e o consumidor, por isso ele merece uma dedicação especial. Aplique nossas dicas e veja os resultados!

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