Passo a passo: aprenda a fazer um plano de vendas infalível!
Nenhuma empresa chega aos melhores resultados sem uma estratégia. O plano de vendas é fundamental para conseguir as conversões necessárias, com o desenvolvimento das atividades do negócio e crescimento no mercado. Entretanto, planejar não é tão simples.
Os esforços devem ser executados com um norteamento, sem que haja desperdício de força de trabalho. Assim, a companhia estará preparada para conquistar cada vez mais espaço, aumentar seu lucro e obter a sustentabilidade necessária.
Siga a leitura, pois este post vai trazer em detalhes o passo a passo do plano de vendas. Veja a seguir como ele traz uma série de benefícios e entenda as principais etapas para aplicá-lo no seu negócio!
O que é um plano de vendas?
Você pode oferecer o melhor produto do mercado, mas, se negligenciar o planejamento estratégico, vai ser difícil alcançar bons resultados. O plano de vendas tem a proposta de organizar os esforços para que as conversões realmente aconteçam. Essa demanda leva em consideração fatores do mercado, do público e do próprio produto em si. De uma forma geral, tudo é planejado para que as vendas aconteçam, trazendo os efeitos esperados.
Os gestores precisam estudar estatísticas, resultados e até mesmo entender melhor os hábitos de compra do consumidor atual. Só assim, é possível compreender como disponibilizar o produto no mercado da forma adequada.
Quanto mais detalhado for o plano de vendas, mais informações relevantes a empresa tem sob controle. A precisão é uma questão importante para alcançar os melhores retornos, e ela depende de um planejamento amplo.
A força de vendas é parte fundamental
O trabalho de planejamento precisa ser feito junto à força de vendas da companhia. Ela reúne os profissionais responsáveis pelo contato com o cliente, sempre em busca de conversões. Quando envolvidos na estratégia, eles são capazes de seguir as melhores práticas.
Tendo isso em vista, a força de vendas depende do planejamento para aproveitar as melhores oportunidades, já que os vendedores estão sempre engajados com a proposta. O direcionamento preciso potencializa a capacidade desses profissionais, que têm um aumento significativo da sua produtividade.
Quais as vantagens de ter um plano de vendas no negócio?
O plano de vendas traz benefícios concretos para o negócio. Os resultados são potencializados graças a mudanças sensíveis que fazem a diferença em longo prazo. Essas estratégias começam internamente, no entendimento dos colaboradores acerca do que precisam fazer para o sucesso das vendas.
O mercado também é parte fundamental desse processo. A análise precisa ajudar a desenvolver o plano adequado, aproveitando as oportunidades. É importante sempre entender o que o consumidor precisa, para oferecer algo que supra suas demandas.
A seguir, conheça os principais benefícios de uma atuação planejada e estratégica!
Aumento das vendas
O planejamento busca, prioritariamente, proporcionar mais conversões. Os resultados aumentam naturalmente se a sua empresa tem um caminho bem definido. Essa precisão acontece graças a fatores fundamentais, como melhor abordagem do cliente, produtos capazes de atender às necessidades do consumidor e estudo preciso do mercado.
Preencher esses requisitos torna sua companhia pronta para alcançar um alto volume de vendas. É como se fosse um jogo, como o xadrez, ou até mesmo o futebol. A tática é o principal fator para chegar ao objetivo. Quando há o estudo e o planejamento, é possível vencer. Nos negócios, esse esforço garante as vendas.
Precisão na leitura do mercado
A estratégia adotada depende do entendimento do mercado. É preciso entender o que os concorrentes entregam, como agem, quais suas forças e suas fraquezas. O trabalho de uma companhia depende também de outras empresas e, quanto melhor o plano de vendas, mais eficiente é a leitura sobre o cenário.
Aumentar a capacidade de observação colocará seu negócio sempre à frente dos concorrentes do segmento. Sua força de vendas será sempre eficiente se houver a constante análise e o estudo das tendências de produto, do comportamento da concorrência e dos hábitos de consumo.
Precisão nas ofertas e demandas
Há muitos fatores que interferem no desempenho das vendas. Um deles é a procura dos consumidores. É preciso entender não só aquilo do que precisam, mas também onde estão e como chegar até eles de maneira eficiente.
O planejamento define as melhores estratégias de marketing, que potencializam a abordagem desse consumidor. Se você sabe como conquistar mais clientes, certamente, aumentam as chances de conseguir vender o seu produto.
É importante ter campanhas bem direcionadas, conhecendo o consumidor da sua marca. Seu negócio tem melhores resultados quando oferece algo do qual o cliente precisa, fazendo isso da maneira certa.
Lucros potencializados
Mais vendas representam mais lucros. Afinal, qual companhia se sustenta sem o retorno de seus esforços? O plano de vendas também aborda essa questão, definindo quais resultados são entendidos como os ideais de acordo com a estratégia da empresa.
Todo esse trabalho detalhado de organização resulta em esforços direcionados corretamente. Essa eficiência sempre vai resultar em margens de lucros maiores. Até mesmo a precificação entra no plano de vendas, estudando os custos e despesas do negócio.
Com o preço certo, o retorno das atividades comerciais custeia as demandas do negócio e proporciona o lucro desejado.
Maior engajamento dos colaboradores
Os colaboradores precisam ter um norte para seguir. Simplesmente trabalhar nas vendas é uma orientação muito simples, que não oferece o melhor caminho para que elas sejam concretizadas. Se há uma estratégia, a tendência é que os vendedores se empenhem mais, compreendendo o que é necessário.
O engajamento da força de vendas é o que faz toda diferença nos resultados. Entretanto, esse envolvimento só acontece se há uma tática de atuação. Com o plano ideal, os funcionários se sentirão motivados, especialmente, quando virem o desempenho positivo diante do que a empresa planejou.
Melhor mensuração de resultados
Avaliar resultados faz parte da rotina de qualquer gestor. Atualmente, com o uso da tecnologia, mensurar fica ainda mais fácil, o que também se torna algo fundamental quando se trabalha com um planejamento estratégico.
A etapa de avaliação é importante para saber se o plano de vendas tem funcionado. Quando há um caminho a ser seguido, naturalmente, é possível entender se o desempenho é compatível com o planejamento. Essa análise permite mudar o que não está dando certo e manter o que tem apresentado boa performance.
Como iniciar a elaboração de seu plano?
Até aqui, você viu questões importantes sobre a conceituação de plano de vendas. Também foi possível entender as vantagens que ele traz à empresa. Entretanto, esse planejamento está associado a um trabalho complexo e repleto de esforços.
Desenvolver essa estratégia passa por diversas etapas, em um processo que não é rápido. A criação de um plano de vendas está associada ao cumprimento de diversos estudos e práticas que viabilizam o sucesso.
É preciso pensar desde a logística até os detalhes operacionais. A execução do trabalho com base nessa estratégia só começa quando tudo estiver realmente pensado. A partir da finalização do plano, é possível começar a agir na gestão e na força de vendas, sempre seguindo os parâmetros definidos.
A seguir, entenda melhor cada uma dessas etapas e saiba o que elas prezam para atingir uma estratégia perfeita.
Realize uma análise de mercado
O primeiro passo é entender como está o segmento da sua empresa. Os concorrentes são parte vital no seu trabalho, já que você precisa lidar com eles frequentemente. Afinal, como superá-los sem analisar como atuam e o que colocam no mercado?
Sua companhia precisa focar o estudo do que está sendo vendido. O entendimento deve ser a respeito de como esses produtos e serviços atendem o consumidor. O sucesso das suas vendas passa por entregar algo diferenciado, que faça o que os seus concorrentes ainda não fazem.
O detalhe, muitas vezes, é o que colocará a sua empresa em posição de liderança. A inovação é fundamental nesse momento, mesmo que ela seja aplicada em questões mais simples. Se você tem o diferencial que é realmente útil, seu produto larga na frente.
Tenha o adequado entendimento dos preços
A análise de mercado também ajuda a entender os preços que são praticados. É preciso demonstrar competitividade, caso contrário, você será ignorado pelo consumidor. Contudo, preze sempre pelo equilíbrio nessa questão!
Preços muito abaixo do mercado não são vantajosos, já que eles podem nem mesmo custear sua produção. Além disso, é um tipo de concorrência desleal. Ao subir esses valores, pense em qual patamar você pode chegar.
Variações pequenas são as melhores soluções. Não adianta cobrar muito mais do que todos, ainda que seu produto tenha diferenciais. Se você está pronto para liderar o mercado, trabalhe com preços adequados.
Avalie se há espaço no mercado
Por fim, avalie se o mercado abre esse espaço que você deseja. Em alguns, é praticamente impossível competir e sobreviver. Admitir isso também é agir com inteligência, poupando esforços e investimentos.
Como estabelecer uma boa relação custo-benefício do produto?
Avaliar o custo-benefício ao consumidor é fundamental antes de mandar um novo produto ao mercado. A precificação é uma tarefa mais complexa do que pode parecer, envolvendo muitas questões estratégicas.
Como você viu no tópico anterior, o primeiro passo é inserir nesses valores o custo de produção e de manutenção das atividades. Após isso, é preciso pensar em como o consumidor vai receber esses preços. Nesse momento, proponha sempre a ideia de atender bem, com valores que sejam realmente justos.
Os preços devem ser compatíveis com a qualidade do que você vende
Produtos de menor qualidade fazem parte do mercado. Trabalhar assim não é nenhum crime ou erro com o consumidor. É subentendido o fato de que, se ele paga menos, naturalmente, não pode esperar o mesmo do líder de mercado no segmento, por exemplo. Tudo gira em torno de como você vende.
Não é viável colocar um preço alto nessas condições. É importante saber também que há diferentes mercados, voltados para todos os tipos de consumidor. Para alguns, pagar mais barato em algo que dure pouco pode ser uma boa alternativa. A condição financeira do cliente é sempre uma questão decisiva.
Em contrapartida, se você produz algo de alta qualidade, os valores cobrados podem subir, o que também é natural. Não por acaso, seu produto tem mais valor por entregar o que cumpre, com uma qualidade acima da média. Nessa situação, vale a mesma prática anterior: exercite o custo-benefício.
O custo-benefício tem a ver com preços realistas
De nada vai adiantar ter o melhor produto se o preço dele inviabiliza a compra. Ao consumidor, essa relação precisa ser justa e possibilitar o consumo. É preciso colocar em uma balança o preço e o quão ele é acessível.
Ao chegar no equilíbrio perfeito, você encontra o custo-benefício ideal para o consumidor. Quem compra também pensa nisso antes de tomar uma decisão, ou seja, sua empresa deve avaliar o que o cliente considera diante das opções do segmento.
O que considerar ao definir o produto que será vendido?
O que sua empresa pretende levar ao mercado? A definição do produto ideal é um trabalho bem detalhado e repleto de esforços. Uma boa ideia nem sempre vai ter boa performance no que diz respeito à aceitação, concorrência e, consequentemente, vendas.
É preciso entender alguns fatores antes de disponibilizar algo no mercado. Primeiramente, os produtos envolvem investimentos. Avaliar esse custo permite à companhia observar se ele é alto demais. Caso a conclusão seja positiva, o risco é maior, ou seja, as chances de prejuízo aumentam se as vendas forem ruins.
Avalie os custos de produção
Em contrapartida, há produtos que têm um custo de produção mais baixo e com potencial de trazer grandes retornos. Naturalmente, esses chamam mais atenção. Se identificar essa oportunidade, esteja certo de que vale a pena, ainda que o lucro a cada venda não seja tão alto.
Há ainda aqueles produtos que, mesmo demandando alto investimento, prometem ótimos retornos. Eles têm tudo para serem o carro-chefe do negócio, dando origem a um plano de vendas estruturado completamente em torno deles. Nesse caso, é fundamental que a estratégia seja forte.
Também é necessário avaliar como está o mercado na categoria do produto que se pretende lançar. Opções nunca são demais, pois é isso que o consumidor busca. Entretanto, pode ser quase um suicídio querer competir de igual para igual com gigantes já estabelecidos.
Estude explorar outras faixas do mercado
Uma boa alternativa, nesses casos, é lançar um produto de boa qualidade, que fique um nível abaixo dos tops do segmento. Desse modo, sua empresa vai aproveitar uma faixa que talvez não seja tão bem explorada.
Entretanto, para isso, é preciso trazer algo realmente relevante e com qualidade. Só assim, é possível se destacar entre os concorrentes do mesmo nível. A Matriz BCG é uma ferramenta de gestão estratégica de grande ajuda ao estudar seu produto antes de mandá-lo ao mercado.
Qual a melhor forma de conhecer o seu público?
Um plano de vendas perfeito precisa ser feito com base no público. O consumidor tem grande influência no mercado, “regulando” preços e servindo como um indicador do que é relevante em nível de produto. Se você conhece seu público, provavelmente, será capaz de oferecer algo que seja aceito.
A primeira preocupação deve ser sobre como o que você oferece atende às dores do consumidor. Se você traz algo inovador e nunca pensado, as chances de conversão crescem, em especial, se houver uma estratégia sólida. Para quem traz um produto comum ao mercado, é preciso saber valorizar o que você vende.
Entenda os hábitos de consumo
Outra questão importante é o hábito de consumo atual. Ele tem mudado com o passar do tempo, especialmente, com o avanço da tecnologia. Valores e conceitos também estão cada vez mais em evidência, então, sua empresa precisa avaliar essas questões para conseguir vender.
Compreenda a capacidade de negociação do público
Nesse estudo do público, é preciso também entender o poder de negociação do cliente. É ele quem define o que tem um preço interessante e o que está caro. É a boa e velha pechincha, sempre em busca das melhores condições de compra. Esse hábito é comum e influencia a precificação, aquecendo o mercado.
Sua companhia precisa conhecer não só o consumidor de forma geral, mas o público para o qual seu produto é direcionado. Esse grupo tem costumes, hábitos e exigências específicas que precisam ser cumpridas.
Quanto melhor isso for observado e compreendido, mais preciso será o seu plano de vendas. Bons resultados estão diretamente associados ao estudo do seu público-alvo, entregando o que eles precisam.
Como definir os detalhes operacionais e financeiros?
Essa etapa do planejamento marca definições mais avançadas de atuação. Os detalhes operacionais são voltados à maneira como a empresa vai conduzir os negócios da venda de seus produtos.
Aqui, entram detalhes como campo de atuação, lojas disponibilizadas, nível de produção e como a força de vendas fará a abordagem dos clientes. Esse planejamento ajuda a suprir as necessidades do mercado, diante do estudo realizado anteriormente.
Produza o suficiente para vender
Uma estratégia ruim pode ter impacto negativo quando a oferta não atende suficientemente à demanda, ou quando a produção é além do que realmente venderá. O planejamento deve ser exato, para que a empresa saiba quantos clientes tem capacidade de atender por mês, por exemplo.
Outros detalhes importantes dizem respeito à questão financeira. O sucesso das vendas também depende do investimento, que precisa ser adequado. A gestão comercial é fundamental para que o dinheiro seja bem administrado.
Avalie antes quanto precisa investir
O trabalho também diz respeito a entender quanto é necessário para que o novo produto esteja no mercado. O investimento precisa caber nas finanças da empresa, de modo que ele seja recuperado posteriormente.
Um trabalho sólido e dedicado também ajuda na redução de custos. Quanto menos sua companhia precisar investir, mais ela poderá lucrar. Nessa questão, é preciso sempre pensar na qualidade do que é produzido.
Esse planejamento também deve prever a maneira como e em quanto tempo esse retorno acontecerá. Assim, a empresa se mantém protegida e com uma estratégia sólida, que garanta a saúde financeira.
Qual a importância da definição de metas?
Em qual patamar você quer chegar? As expectativas de venda são muito comuns e ajudam a sua empresa a criar metas eficientes. Os resultados podem ser facilmente avaliados, para entender se esses parâmetros foram alcançados.
Em qualquer gestão estratégica, definir metas é fundamental. Nenhuma empresa vende apenas por vender. Naturalmente, seu time financeiro tem projeções financeiras que são desenvolvidas diante do que é pretendido alcançar. Ficar longe desses números pode representar um subdesenvolvimento.
Mensure as métricas do seu negócio
A era digital facilitou ainda mais o trabalho com esses objetivos. Todas atividades da empresa podem ser mensuradas atualmente, graças aos números que elas geram. Além disso, há ferramentas que facilitam o trabalho de reunir e analisar esses dados.
Toda meta que sua empresa determinar precisa ser realista. Não adianta ter previsões muito altas se, na prática, você sabe que sua força de vendas não vai conseguir alcançar. Isso gera frustração e dificulta o real entendimento do desempenho do negócio.
Os objetivos precisam ser definidos com responsabilidade e com a participação de todos os gestores. Posteriormente, esses parâmetros devem ser repassados entre os colaboradores, para que eles se engajem e busquem alcançá-los.
Trabalhe com metas mensuráveis
Outra preocupação importante é sobre as metas serem mensuráveis. Se você consegue medir o desempenho, consequentemente, isso ajuda a gestão estratégica. Seja para melhorias, seja para continuar o que tem dado certo, analisar resultados é fundamental.
Avalie se no futuro vai ser possível mensurar os resultados por algum meio. Trabalhe sempre com esse tipo de meta, já que ela facilita a análise acerca do trabalho que é feito.
Como dar segmento ao trabalho?
O seu plano de vendas precisa ser continuado. Os primeiros bons resultados não podem ser motivos que façam sua empresa abandonar a estratégia adotada, ou até mesmo deixar de revisá-la. Conforme as vendas vão acontecendo, muita coisa muda em diversos aspectos.
Revise o plano para se manter relevante ao mercado
O mercado é dinâmico e traz novos fatos a qualquer momento. Novos produtos, concorrentes e outras questões influenciam o planejamento de cada companhia. É comum que esses acontecimentos influenciem o seu plano de vendas, trazendo a necessidade de revisão de suas ideias.
Esteja sempre observando o consumidor
Os hábitos de consumo também passam por mudanças. Além disso, é fundamental avaliar qual passou a ser a opinião do público sobre sua empresa e os produtos que você levou ao mercado. O estudo contínuo prepara a companhia para seguir entregando algo relevante ao consumidor. Portanto, repita o plano de vendas sempre que um novo serviço ou produto for colocado no mercado.
Ao longo deste post, você entendeu melhor como esse trabalho é fundamental, apesar de complexo e demandar esforços. Com a estratégia correta, sua empresa está capacitada a conseguir resultados compatíveis com o esperado. Por outro lado, agir sem um bom planejamento pode resultar no desperdício de força de trabalho e de capital.
Agora você já tem o conhecimento necessário para desenvolver um plano de vendas forte e que vai levar seu negócio ao sucesso! Dê total foco a cada uma dessas dicas de planejamento, seguindo as etapas da estratégia.
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