Saiba como aumentar as vendas utilizando seus dados

Como aumentar as vendas
4 minutos para ler

Os milhares de informações que circulam dentro e fora das instituições e na internet carregam conhecimentos valiosos sobre o comportamento do consumidor e tendências por mercado. Por esse motivo, visando aumentar as vendas, cada vez mais empresas estão dando atenção a esses dados e investindo em formas de interpretá-los a favor do negócio.

Tecnologias Big Data e Customer Analytics ajudam empresas e conhecer melhor seu público-alvo e seu nicho, podendo, assim, preparar divulgações e campanhas mais efetivas, atraindo mais clientes e elevando as conversões.

Quer saber mais sobre o uso da ciência de dados para aprimorar resultados e sua margem de lucro? Continue a leitura!

Como funcionam o Big Data e o Customer Analytics e quais são seus benefícios?

Como sabemos, o volume de dados disponíveis é enorme e eles têm um grande potencial para os negócios. No entanto, de nada adianta tê-los se você não consegue mensurá-los e interpretá-los. É nesse cenário que surge o Big Data, que propõe o uso de ferramentas e metodologias para minerar informações, extrair o melhor delas e compreender como elas impactam sua operação.

Já o Customer Analytics pode ser entendido como uma solução que faz parte do Big Data. Ele recolhe informações de diversas plataformas internas (call center, banco de dados dos clientes etc) externas (redes sociais, mecanismos de busca, entre outros) e gera análises completas sobre o comportamento do consumidor. Assim, a empresa tem a oportunidade de conhecer profundamente seu público-alvo e saber detalhes sobre:

  • seu perfil;
  • nível de satisfação;
  • preferências, dores e demandas ainda não atendidas.

Nesse caminho, o intuito do uso dessas tecnologias é, justamente, ajudar uma instituição a produzir campanhas, promoções e peças de divulgação que atingirão seu cliente em potencial de forma certeira, promovendo maior engajamento e entregando mais valor. Desse modo, a tendência é que ela consiga se apresentar com maior relevância e, consequentemente, aumentar as vendas.

Como aplicar essas ferramentas para aumentar as vendas?

Com um conhecimento mais qualificado do consumidor, fica mais fácil segmentar as ações de marketing e saber exatamente o que o cliente deseja e precisa.

Logo, a empresa tem um conteúdo rico em mãos para desenvolver iniciativas que elevarão as conversões e otimizarão a experiência do cliente. A seguir, explicamos como usar o Big Data e o Customer Analytics para atingir esse fim.

Mapeie a jornada de compra

A jornada de compra do cliente mostra todo o trajeto que um usuário passa desde o momento em que ele entra em contato com uma empresa pela primeira vez até realizar uma aquisição — abordando também etapas como o pós-venda e fidelização.

Cada vez mais instituições estão interessadas em mapear esse percurso. Isso acontece porque, ao analisar a lógica desse caminho, você consegue identificar quais são os pontos em que o cliente precisa tomar uma decisão e, com isso, conduzi-lo — com a ajuda de conteúdos, tutoriais, assessoria etc — para a direção que você deseja, potencializando as chances de vendas.

Personalize suas ofertas

Ao coletar informações sobre o cliente pelo Customer Analytics, a empresa tem insumos para desenvolver campanhas personalizadas, com um visual e linguagem que atraia e engaje a audiência pretendida. Como resultado, um número maior de pessoas tende a responder positivamente esse tipo de anúncio, quando comparado a um genérico que não apresenta um diferencial.

Promova fidelização de clientes

A fidelização de clientes é uma ótima estratégia para aumentar as vendas. Com a ciência de dados e o Customer Analytics, uma instituição conhece melhor seus usuários e tem informações suficientes para cultivar um relacionamento sólido, estando sempre sabendo o que é relevante para seu público e que novidades ou tendências o interessariam.

Empresas de qualquer tamanho podem aumentar as vendas significativamente com a ajuda de tecnologias como o Big Data e Customer Analytics. Portanto, não perca tempo, coloque nossas dicas em prática e maximize seus resultados!

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